TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES NOS DISPOSITIVOS MOBILE INSERIDOS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

Por:   •  6/11/2017  •  Monografia  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Jundiaí

2016


CAIO HENRIQUE NAVARRO NUNES

CLAUDIO ROBERTO DE OLIVEIRA FILHO [pic 6]

[pic 7]

ANÁLISE DA SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES NOS DISPOSITIVOS MOBILE INSERIDOS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

Projeto apresentado ao Curso de Ciência da Computação da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.
Orientadores: Mariana M. Nunes e
 Vinícius Quaglio


Jundiaí

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1        Considerações Prévias        3

1.2 O Problema        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICE        11

ANEXO        12


1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, encontra-se um número crescente do uso de dispositivos mobile entre todas as faixas etárias e diferentes classes econômicas, mais que as facilidades trazidas por esses aparelhos, tudo está conectado. Através da internet, o meio de comunicação dos seres humanos se transformou de maneira rápida e grandiosa, os smartphones e tablets possibilitam entrar em contato, enviar arquivos, até mesmo trabalhar, tudo em rede. Mas será que estes dispositivos e suas informações estão seguros nesta inextricável troca de dados inseridos em uma rede complexa e gigante?

Considerando os riscos iminentes oriundos do recente fenômeno da inclusão digital, objetiva-se com o trabalho acadêmico em questão oferecer aos leitores informações válidas acerca de alguns dos perigos e potenciais ameaças presentes na internet, num contexto geral, bem como demais informações relacionadas ao tema, relevantes.

  1. Considerações Prévias

Ultimamente, o número de pessoas com acesso à internet tem crescido exponencialmente. Segundo o IBGE, em 2014, 36,8 milhões de lares de brasileiros já possuíam conexão com a internet, e seu acesso se tem se dado, principalmente, por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos maiores, como notebooks e desktops.

Com o crescente número de pessoas conectadas à Grande Rede e sua participação nas redes sociais e sites afins, o acúmulo de informações pessoais e consequente violação de privacidade tem se tornado uma realidade. Os resultados de uma pesquisa de opinião do MSCI (do inglês Microsoft Computing Safety Index, um relatório semestral emitido pela empresa de tecnologia Microsoft) feita com 10 mil usuários de computadores, smartphones e tablets indicou que apenas 47% dos entrevistados acham o roubo de informações na internet motivo de preocupação, e destes, apenas 33% adotam práticas consideradas seguras ao utilizar a internet no dia a dia.

Ainda segundo Jacqueline F. Beauchere, chefe de segurança on-line da Microsoft: “Dispositivos móveis muitas vezes têm tantas informações valiosas pessoais armazenadas, se não mais, quanto o próprio computador, tornando esses devices igualmente atrativos para os criminosos que roubam dados”. (CANALTECH, 2013)

1.2 O Problema

Questões importantes surgem ao se pensar na segurança da informação para os dispositivos utilizados diariamente hoje em dia. Qual é a vulnerabilidade dos dados, em diferentes aparelhos, quando se estabelece uma conexão com a internet? Quais os tipos de ataques podem acontecer? O que muda em relação aos computadores de mesa e outros dispositivos já considerados tradicionais?

É de extrema relevância o levantamento de informações acerca destas questões. A vulnerabilidade pode ser um problema de grande magnitude para o usuário final, e quanto mais informados os mesmos estão mais fáceis são as prevenções a ataques e outras possíveis ameaças.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Oferecer ao leitor informações válidas acerca de alguns dos perigos e ameaças presentes na Internet, num contexto geral, bem como demais informações relacionadas ao tema, relevantes.

Conscientizar os usuários da Grande Rede, bem como os que a usam para fins profissionais, acerca da necessidade de manter suas informações e transações sob absoluto sigilo.

Capacitar as pessoas, a fim de torná-las hábeis a lidar com a Inclusão Digital e sua inerente atuação da Internet, de forma prática e segura.

Minimizar as chances de ataques de cibercriminosos (crackers) às pessoas, bem como evitar que estas caiam nas chamadas "armadilhas e fraudes da web".

Defender a inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas (previstas na Constituição Federal de 88, Art. 5, inc. X) também no ambiente virtual.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

A fim de atingir os objetivos primários supracitados, faz-se necessário abordar os seguintes assuntos: padrões de acesso à internet por meio dos dispositivos mobile; os pilares da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade); exemplos de ameaças na rede; definições de vírus, bem como sua classificação e área de atuação; breve análise de segurança dos sistemas operacionais para dispositivos mobile (Android, IOS e Windows Phone); casos de roubo de informações na rede e opiniões de especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com