TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANCA NA WEB

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

Primeiramente, deve-se conhecer as ameaças existentes na web, para saber contra o que se esta lidando ao se conectar á qualquer servidor web existente.

Começando pelo spyware, muito conhecido, porem não é dado a devida atenção ao mesmo, e muito menos tomada as devidas precauções contra tal ameaça.

Afinal o que são eles?

Programas espiões, na qual tem como principal função coletar informações sobre atividades realizadas em uma determinada maquina (computador). Ao se entrar em uma conta bancaria através da internet, no momento que o usuário digitar a senha, tal programa estará aguardando a inserção da senha, de modo que logo após o ‘log in’ a senha seja gravada e enviada ao e-mail de quem programou o spyware, sem o consentimento do usuário.

Sua disseminação é muito rápida e simples, trata-se de um código malicioso, que pode ser camuflado em uma simples foto, gif, ou banner, basta apenas um clique para que tal ameaça infiltre em seu sistema operacional, e comece a vasculhar seus dados pessoais.

Uma outra forma de contagio, são por programas denominados freeware e shareware, produzido por fornecedores desconhecidos, sua remoção era por vezes, feita na compra do software ou de uma versão mais completa e paga. Tais programadores ou fornecedores divulgam seu trabalho através de sites de má índole e sem fiscalização de alguma entidade.

Tal programa trás como característica fácil contagio e difícil remoção, já que uma vez dentro da maquina, pode se juntar a arquivos de sistema, ou no próprio registro do windows.

Para evitar esse tipo de ameaça, existem os programas anti-spyware, que possuem bancos de dados completos e constantemente atualizados. À partir da comparação de faixas de código entre os spywares conhecidos e os aplicativos do seu computador, será possível detectar se seu computador está ou não sendo espionado.

Porem, alem de contarmos com dezenas de programas que auxiliam na eliminação, de tais pragas virutais, o melhor remédio neste caso é a prevenção, pois praticamente nunca tem como medir quão grave será a infecção por tal vírus, e algumas vezes não é possível a remoção normal, tendo que se apelar para uma restauração total do sistema, conhecida por formatação de maquina, porem essa técnica, gera muito desconforto para o usuário, pois tem-se que armazenar os arquivos em outro disco, reinstalar todos os programas pessoais, enfim, se prevenindo é a melhor forma de se lidar com esses vírus.

Não é difícil evitar o contagio, pois algumas noções básicas no campo web pode ajudar a lidar melhor com tais ameaças. Uma de varias opções, é uma ferramenta capaz de detectar sites falsos, o tão famoso “Web of Trust”, ele é compatível com o Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari e além de tudo é gratuito. Utilizando ele o usuário pode ter acesso a uma lista com mais de 21 milhões de sites e verificar o nível de segurança de cada um. Ainda com essa ferramenta, quem tem crianças em casa, pode ficar mais tranquilo pois, há a possibilidade de desativar os

pop-ups, assim tendo mais proteção enquanto navega.

Além dos spywares, podemos encontrar os chamados Adwares, muitas vezes confundindo os usuários ou até mesmo técnicos na área de informática. Por ser muito parecido com o spyware tanto na forma de contagio, como nos métodos usados para se livrar de tais pragas.

Inicialmente os adwares exibiam propagandas em janelas aleatórias, pequenas janelas de propagandas, embutidas em softwares. Se por acaso usuário gostasse deste software, poderia adquirir uma versão mais avançada, paga, livre destas propagandas.

Com o decorrer do tempo os adwares começaram a monitorar a atividade do usuário na internet, desta forma mostrando propagandas de acordo com o gosto do usuário, além de enviar dados sobre hábitos do usuário a certos sites, tendo então funções de spyware e adware, de forma simultânea. Apos isso os adwares passaram a se instalar no navegador do usuário, acrescentando certas funcionalidades duvidosas, principalmente no Internet Explorer. Avanços (ou upgrades) no Internet Explorer, passaram a exigir o consentimento do usuário para a sua instalação.

Porém com o passar do tempo, os adwares sofisticaram-se, incluindo propagandas persistentes, onde a sua desinstalação passou a ser uma tarefa bastante penosa ou mesmo impossível, sem uma ajuda externa. A insistência no aparecimento das propagandas e sua difícil desinstalação, levaram os usuários a classificá-los como pragas ou spywares e não mais como simples adwares.

Compras Com Segurança na WEB

Com atrativos como variedade de produtos e comodidade para comprar, o comércio eletrônico caiu no gosto do consumidor ao longo dos últimos anos. Uma pesquisa da consultoria Deloitte mostra que 70% dos consumidores das classes A, B e C farão compras de Natal pela internet neste ano. Em 2012, o porcentual era bem menor: 31%.

Além das lojas virtuais e sites de compras coletivas, outras formas de comércio eletrônico estão se popularizando, como as lojas virtuais hospedadas dentro de redes sociais, como o Facebook.

Com isso para evitar problemas com compras online, é importante ter atenção e seguir algumas dicas:

1- Não compre por impulso

As ofertas e descontos das lojas virtuais são atrativos, mas antes de oferecer seus dados e usar o cartão de crédito, é melhor analisar friamente se a compra é necessária.

Desconfie de ofertas milagrosas e compare preços.

2- Identifique o fornecedor

Procure no site informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail. Tenha cuidado se o site exibir apenas um celular como forma de contato.

Quanto mais canais o fornecedor divulgar, mais segurança o cliente vai ter se precisar comunicar um problema. Se uma empresa esconde seus canais de relacionamento, provavelmente não quer ficar aberta para o contato com o consumidor

3- Veja a opinião de outros consumidores

Busque referências sobre o fornecedor. Além de perguntar para amigos e familiares, você pode ver a opinião de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui e Buscapé.

Dados sobre números de reclamações já feitas sobre a empresa e índices de solução dos problemas podem ser encontrados no Sindec, plataforma que reúne informações de todos os Procons do Brasil.

4- De olho na segurança eletrônica

Em uma compra online, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com