TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  30/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3]

Índice

  1. – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO .....................................................................2

1.1 – DANOS QUE PODEM SER CAUSADOS..........................................................2

1.2 – AMEAÇAS A SEGURANÇA..............................................................................2

2.0 – ACESSO : LOGIN, SENHAS E CRIPTOGRAFIA.............................................4

2.1 – BACKUP.............................................................................................................4

2.2- MONITORAMENTO DO AMBIENTE...................................................................4

2.3- CONTROLE DE ACESSO DO GRUPO.............................................................4

2.4- CONTROLE DO TEMPO DE ACESSO.............................................................4

2.5 – ACESSO EM NUVEM .....................................................................................5

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

CONCEITO E IMPORTÂNCIA

Segurança da informação é a proteção da informação não importando onde ela esteja, é importante mantê-la para garantir acesso a informação apenas aos usuários autorizados.

1.1 DANOS QUE PODEM SER CAUSADOS DENTRO DA EMPRESA

Sabemos que não existe um risco zero, existem vários níveis de segurança e cada nível deve estar de acordo com a informação que se quer proteger, a falta de segurança da informação pode levar a organização a perdas financeiras inclusive  quando informações como documentos, logins, senhas são acessadas por pessoas não autorizadas,assim como um alto nível de segurança pode gerar a perda da velocidade em função da burocratização de processos, insatisfação de clientes, fornecedores e até mesmo desinteresse dos investidores.

1.2 AMEAÇAS A SEGURANÇA

São várias as mais comuns são:

Scan

É um ataque que quebra a confidencialidade com o objetivo de analisar detalhes dos computadores presentes na rede como sistema operacional, atividade e serviços e identificar possíveis alvos para outros ataques.

Worm

Worms são alguns dos malwares mais comuns e antigos. Malwares são softwares com o intuito de prejudicar o computador hospedeiro.Essa categoria engloba tanto os vírus quanto os worms, entre diversos outros tipos de programas maliciosos.Os worms são perigosos devido à sua capacidade se espalhar rapidamente pela rede e afetar arquivos sigilosos da empresa.

CONFIDENCIALIDADE:

A confidencialidade tem a ver com a privacidade dos dados da organização. Uma forma de organizar essa hierarquia de acesso é categorizando os dados conforme critérios específicos, como potencial de impacto nas operações caso eles vazem ou caiam em mãos de pessoas mal intencionadas. Dependendo do grau de confidencialidade, a empresa poderá adotar medidas mais ou menos rigorosas para proteger as informações.É preciso treinar os colaboradores que possuem acesso e são responsáveis pelos conteúdos mais críticos para que eles manipulem esses dados com maior cuidado e tenham maior noção sobre os riscos.É preciso também conscientizá-los a não violarem regras e seguirem os procedimentos de segurança de modo adequado. Por exemplo, evitando conectar dispositivos externos à rede corporativa e usando senhas maiores e mais seguras. Também não acessando ou compartilhando as informações sigilosas em locais públicos ou de baixa segurança virtual. Por exemplo: se a gestão da segurança da informação não levar em consideração a proteção dos dados sigilosos, a empresa poderá ter problemas sérios. E por informações confidenciais não se entendem apenas os da companhia, mas os de clientes, funcionários e fornecedores.A perda desses dados pode gerar prejuízos financeiros e até gerar processos contra a organização por aqueles que foram afetados.

INTEGRIDADE:

Corresponde a precisão, consistência e confiabilidade das informações e sistemas pela empresa ao longo dos processos. É importante manter a integridade dos dados para que os sistemas operem corretamente graças a sistemas com dados adequados. Além disso, instruções, orientações e mensagens trocadas entre departamentos e profissionais precisam chegar aos destinatários da mesma forma que foram enviados para não comprometer a comunicação interna e externa. Isso pode gerar falhas na execução de atividades, ocasionar desgastes entre equipes e outros problemas graves.

DISPONIBILIDADE:

A disponibilidade está relacionada ao tempo e à acessibilidade que se tem dos dados e sistemas da empresa, ou seja, se eles podem ser consultados a qualquer momento pelos colaboradores. Quando os dados da empresa se tornam indisponíveis, ela pode ter vários prejuízos graves, como interrupção de atividades que dependem deles e perda de vendas por não se ter acesso a informações comerciais. Também pode ocorrer pausa na produção por falta de sistemas operantes e nas comunicações internas e externas.

ACESSO : LOGIN, SENHAS E CRIPTOGRAFIA

2.1 BACKUP:

O Backup é uma parte crítica e muito importante para os departamentos de TI das empresas. Este serviço é uma rotina constante que é executada no background, ou seja, quase ninguém fica sabendo que existe .Uma das boas práticas é fazer o backup para a sua nuvem. Muitas organizações hoje em dia já possuem sua nuvem, seja ela uma “nuvem própria” ou serviço disponibilizado por alguma outra empresa. A ideia principal é realizar o backup em um local seguro e assim eles estarão disponíveis assim que você precisar.Para que isto seja possível, será necessário um sistema de backup capaz de replicar os dados para a sua nuvem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (231.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com