TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  21/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.621 Palavras (19 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP Interativa

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

CIDADE  – UF

2019

UNIP Interativa

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Nome

RA

Segurança da Informação

Semestre I

Cidade

2019


RESUMO

        O presente trabalho, denominado “Projeto Integrado Multidisciplinar I do curso de Tecnologia da Segurança da Informação, aborda três assuntos centrais: os sistemas operacionais mais utilizados nos últimos anos, o comportamento do desmatamento no estado do Rio Grande do Sul e os crimes cibernéticos relacionados a violação dos direitos humanos das crianças e adolescentes. Esses três assuntos permitem realizar a interdiciplinaridade das cadeiras cursadas no primeiro bimestre deste curso, as quais são: Fundamentos de Sistemas Operacionais, Estatística, Lógica e Desenvolvimento Sustentável. Portanto, este trabalho aponta as principais diferenças entre os principais sistema operacionais e as condições do desmatamento no estado do Rio Grande do Sul. Essa prática contribui para a utilização dos principais tópicos estudados em todas as disciplinas do bimestre. Possibilita a melhor compreensão de suas aplicações práticas.


ABSTRACT

        The present work, called “Integrated Multidisciplinary Project I of the Information Security Technology Course”, addresses three core issues: the most widely used operating systems in recent years, the behavior of deforestation in the state of Rio Grande do Sul and cyber-related crimes. violation of the human rights of children and adolescents. These three subjects allow the interdisciplinarity of the courses attended in the first two months of this course, which are: Fundamentals of Operating Systems, Statistics, Logic and Sustainable Development. Therefore, this paper points out the main differences between the main operating system and the conditions of deforestation in the state of Rio Grande do Sul. This practice contributes to the use of the main topics studied in all disciplines of the bimester. Enables a better understanding of their practical applications.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1. CONCEITOS        8

1.1 SISTEMA OPERACIONAL        8

1.2 ESTATÍSTICA        8

1.3 LÓGICA        9

1.4 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        9

2. ESTUDOS DE CASO – SISTEMAS OPERACIONAIS        11

2.1 PESQISA SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS EM DESKTOPS        11

2.1.1 MÉTODOS DA PESQUISA        11

2.1.2 COLETA DE DADOS        12

2.1.3 ANÁLISE DOS DADOS        13

2.1.4 RESULTADO        15

2.1.5 CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS USADOS EM DESKTOP EM 2018        15

2.1.6 ARGUMENTOS        16

2.2 PESQUISA SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS EM SMARTPHONES        16

2.2.1 – MÉTODOS DA PESQUISA        16

2.2.2 COLETA DE DADOS        17

2.2.3 ANÁLISE DOS DADOS        18

2.2.4 RESULTADO        19

2.2.5 CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS USADOS EM SMARTPHONES EM 2018        19

2.2.6 ARGUMENTOS        21

3 ESTUDO DE CASO PESQUISA - DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA        21

3.1 ARGUMENTOS        22

4. ESTUDO DE CASO CRIMES CIBERNÉTICOS        22

4.1 ARGUMENTOS        25

CONCLUSÃO        26

REFERÊNCIAS        27


INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho, realizar uma pesquisa para identificar quais os sistemas operacionais mais utilizados no período compreendido entre 2016 e 2018, tanto em computadores desktop quanto em smartphones. Diversos são os motivos pelos quais as pessos decidem utilizar tais sistemas operacionais. Será mostrado as particularidades dos quatro sistema mais utilizados neste período.

Neste trabalho, também, será realizado uma pesquisa referente a situação do desmatamento no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2015 a 2018. Essas informações serão importantes para analisar algumas características relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Também será apresentado dados referentes aos crimes cibernéticos que violam os direitos das crianças e dos adolescentes.


1. CONCEITOS

1.1 SISTEMA OPERACIONAL

”Sem software, um computador, é basicamente um inútil amontoado de metal. Com softwrae, um computador pode armazenar, processar e recuperar informações, exibir documentos de multimídia, pesquisar na Internet e evolver-se em muitas outras importantes atividades que justificam seu valor. O software de computador pode ser dividido em duas espécies: programas de sistemas, que gerenciam a operação do computador em si, e programs aplicativos, que executam o trabalho que o usuário realmente deseja. O programa de sistema mais fundamental é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos podem ser escritos” (Tanenbaum, 2002)

O sistema operacional é a parte lógica que controla todo o hardware do computador. Ele é responsável pelos controles dos dispositivos de entrada, pelo controle dos processos, gerenciamento da memória, pelo acesso aos arquivos e também pela saída e exibição dos dados em algum periférico ou dispositivo. Portanto, é o sistema operacional que gerencia todas as operações para o funcionamento do computador.

Para que o sistema operacional receba as instruções (entrada) e exiba o resultado (saída) é conveniente que haja uma ambiente (interface) próprio para esse processo. Cada fabricante e desenvolvedor de sistema operacional apresenta a sua interface para que o usuário possa realiza essa interação. Essa interface é um requisito importante e decisivo na escolha do usuário para usar tal sistema operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com