TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança da Informação

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-paraná.

Segurança da Informação

Nome: Iury Stéfano Príncipe Melesko

Turma: 4° A – Informática

Professor: Walter

16 de Dezembro de 2014.

A Política de Segurança da Informação foi aprovada no dia 05 de fevereiro de 2010, pelo Conselho Deliberativo da Fachesf, devido à preocupação em zelar a integridade e sigilo de dados corporativos relacionados a gestão governamental.

Esse processo vem sendo aperfeiçoado desde sua criação, intensificando os controles de proteção. De modo que, foram organizados temas e diretrizes relacionados a essa integridade de dados, facilitando a compreensão de todos.

Sabemos que as informações, sejam eletrônicas ou não, são muito valiosas, por isso, devem ser protegidas para que não cheguem as mãos de terceiros, que possam de alguma forma, se apoderar dessas informações e usa-las para benefício próprio, de maneira tendenciosa, prejudicando, desde estatais a vida pessoal de indivíduos.

Na cartilha apresentada pela diretoria executiva, podemos observas as etapas da Segurança da Informação dentro de uma estatal, mostrando sua importância para as empresas, seus princípios básicos e a respeito da Segurança da Fachesf.

As atitudes para a Segurança da Informação, também é outro aspecto importante, juntamente com os termos utilizados e a política se segurança pelo Conselho Deliberativo.

A importância da Segurança da Informação para as Empresas:

A proteção de informações que circulam na empresa, contendo dados valiosos sobre uma estatal, traz, além de segurança, onde os riscos são diminuídos significadamente, um maior retorno de investimentos. Essa proteção não é apenas sistêmica, mas completa, sendo indispensável em qualquer empresa.

Para compreender melhor a importância real da Segurança da Informação, precisamos entender o que exatamente ela é, e como funciona.

A Segurança da Informação, é, na verdade, um conjunto de medidas e controles de política de segurança, onde seu objetivo, como o nome já diz, proteger informações. Mas não para por ai, ela também, aumenta a produtividade dos usuários, onde o ambiente estará mais organizado, dando a ela, a oportunidade de maior controle sobre os recursos materiais.

A Política de Segurança da Informação, que é um outro tema que precisa ser discutido, se resume a definir regras e direitos para todos os colaboradores, de modo que, ao ser compartilhada uma determinada informação, tenha proteção adequada, onde será previsto o que pode ser feito ou não.

É importante lembrar que a informação, não é somente aquela que está no computador, mas também a que está em arquivos físicos, como relatórios. Por isso, é necessário estar sempre atento a estranhos que tentam conseguir informações sigilosas sobre uma empresa, em sua maioria, são pessoas com ideias tendenciosas. Chamamos essas ações proveitosas de Engenharia Social.

A internet tem sido uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje, com número crescente de usuários. Porém, a mesma internet que facilita a vida de milhares de pessoas, pode também prejudica-las, tornando-as vulneráveis a ataques, direcionados a fraudes, erros e acidentes, sendo muito prejudicial para uma empresa.

Os ataques geralmente são feitos, quando um hacker encontra uma falha no sistema, na estrutura de segurança do alvo atacado e também pelo fato de não saber do que aquela determinada informação se trata. Resumindo, motivação e curiosidade.

Os Princípios Básicos da Segurança da Informação:

        Os Princípios Básicos da Segurança da Informação se resumem em Confidencialidade, onde há, a proteção da informação compartilhada contra acessos não autorizados, sendo possível, restringir determinadas informações a um determinado grupo de usuários. A integridade, onde é garantida a veracidade de uma informação, que não pode ser corrompida, de modo que, não é possível altera-la, enquanto a mesma estiver sendo transferida ou armazenada, sendo que, ninguém pode modificar ou eliminar tal conteúdo. A disponibilidade, havendo prevenção de interrupções na operação de todo o sistema, onde uma quebra do sistema não deve impedir o acesso aos dados. E, o Acesso controlado, onde o acesso de usuários as informações, será restrito e controlado.

Segurança da Informação da Fachesf:

A Segurança da Informação da Fachesf determina o uso dos recursos de tecnologia, onde o usuário deverá se comunicar de maneira culta, tendo em mente que está representando sua empresa. Os conteúdos acessados devem ser legais e o uso da tecnologia deve sempre respeitar a legislação. Quando for vítima de furto, o usuário deve fazer uma ocorrência e ao identificar uma irregularidade, o usuário deve comunicar a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI).

O uso do computador é disponibilizado ao usuário é de propriedade da Fachesf, sendo direcionados a atividades profissionais, em que, para seu uso, deverá ser feita a solicitação a ATI.

A Fachesf também limita os programas utilizados no computador, além de que, ele tem acesso ao computador, e pode verificar a qualquer momento o conteúdo armazenado. Também a restrições a equipamentos portáteis, como notebooks. A responsabilidade sobre tais equipamentos fornecidos pela Fachesf, são apenas do usuário, onde ele terá, além de cuidar da parte física do equipamento, deve manusear com cuidado as informações contidas no computador, implantar outras proteções, e por último, assinar um termo de compromisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com