TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança da Informação

Por:   •  31/8/2021  •  Artigo  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 5.2

O grupo de medicina diagnóstica Fleury (FLRY3) sofreu na terça-feira (23) um ataque cibernético que está deixando parte de seus sistemas indisponíveis e prejudicando as operações dos laboratórios. Ainda que as ações do Fleury tenham fechado em alta de 0,37% nesta quarta-feira (24), a R$ 26,58, e estejam subindo hoje, o mercado monitora a situação já que os sistemas seguem fora do ar e, conforme o problema se arrasta, as consequências para a empresa e os papéis podem se agravar.

O novo ataque se soma a outros dois ocorridos recentemente: o que paralisou as fábricas da JBS (JBSS3) nos Estados Unidos no fim de maio e o que desconectou completamente um oleoduto da Colonial Pipeline, bloqueando 45% do suprimento de combustíveis da costa leste americana em meados do mesmo mês. O mais recente episódio de ransomware mostra que os investidores possivelmente terão que se acostumar a monitorar um novo tipo de risco no mercado daqui para a frente.

O ransomware pode ser traduzido como um sequestro de dados. Ao burlar mecanismos de segurança ou aproveitar o descuido de funcionários, os hackers acessam sistemas críticos de uma organização e os bloqueiam ou roubam. Para libertar os “reféns”, cobram resgate.

Reportagem recentemente publicada pelo InfoMoney mostrou que esse tipo de crime quadruplicou no ano passado nos Estados Unidos. Segundo a empresa de segurança digital Sonic Wall, os ataques de ransomware aumentaram 62% em 2020 em comparação com o ano anterior e o Brasil é o nono país com maior registro desses ataques.

Dados da Fortinet (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções de segurança cibernética, revelam que o Brasil sofreu mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos só no primeiro trimestre de 2021. O país lidera o ranking da América Latina, que contabilizou um total de 7 bilhões de tentativas durante o período.

Em comunicado ao mercado divulgado na noite desta quarta-feira, o Fleury disse que um grupo de profissionais especializado em tecnologia e segurança da informação está avançando nas soluções para que os serviços sejam retomados de forma gradual e segura. “Ressaltamos que nossa base de dados está íntegra e que o atendimento em todas as unidades de atendimento da companhia segue acontecendo por meio de soluções de contingência para garantir a prestação de serviços aos nossos clientes, que seguem recebendo nosso foco de atenção”, disse a empresa.

Segundo o jornal Valor Econômico, o Grupo Fleury é vítima do código malicioso (ransomware) Sodinokibi, o mesmo que afetou a JBS, e que os cibercriminosos pediram um resgate em bitcoin para liberarem as informações bloqueadas por criptografia.

Acesso em 30/06/2021: https://www.infomoney.com.br/mercados/fleury-e-o-mais-recente-episodo-de-ransomware-veja-como-os-ataques-ciberneticos-tem-afetado-os-mercados/

Um ransomware pode, por exemplo, explorar uma falha de segurança que permite a troca da senha de um sistema. Em casos como esse, o responsável pela praga contata a vítima de alguma forma para que ela pague (ou realize outra ação) para ter a senha antiga reestabelecida ou conhecer a nova.

Além de evitar sites ou links suspeitos, spam e anexos de e-mail que não são esperados, há três ações essenciais que podem ser efetuadas para garantir a integridade dos arquivos, servidores ou serviços.

1. Fazer backup dos arquivos importantes:

Em unidades externas. Ou na nuvem. Ou nas duas. Com tantos serviços gratuitos de armazenamento na nuvem disponíveis, realmente não tem nenhuma desculpa. Dropbox, Google Drive, Mega etc. Basta fazer a escolha e se certificar de ter todos os documentos e fotos importantes armazenados com segurança. Para ficar ainda mais seguro, procurar um serviço com histórico de versão. Assim, se algo acontecer com a conta atacada, os envolvidos poderão restaurar facilmente para uma versão anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com