TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança de Dados Por Meio da IoT

Por:   •  11/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Segurança de dados por meio da IoT

Internet das Coisas, é uma tecnologia que tem o objetivo de conectar dispositivos do nosso cotidiano com a internet. Em outras palavras é uma rede de objetos físicos capaz de reunir e transmitir dados. Hoje, mais de 15 bilhões de dispositivos estão conectados por meio da IoT. Nas empresas é da mesma forma. Os equipamentos se falam internamente e externamente com fornecedores e clientes.

Esse alto nível de conectividade, deixa tudo mais vulnerável, e um ataque virtual que começa em uma tela, pode gerar sérios impactos na vida real.

No entanto, a IoT possui algumas funcionalidades que foram alcançadas com a junção de inteligência artificial. Entre elas estão: Sistemas de monitoramento por câmeras, Sensores de movimento e Segurança interna das webcams.

O monitoramento por câmeras, faz parte de um sistema capaz de operar com base na captura de imagens. O sinal das imagens capturadas é transmitido à um centro de inteligência por meio de redes que utilizam ondas de rádio para fazer a conexão com a internet. Essa tecnologia ajuda a implantação e ampliação do sistema de vigilância, para que os equipamentos de captura possam ser utilizados. Ele pode ser alterado quando necessário, e a câmera pode ser controlada remotamente por zoom e ângulos de disparo, ajudando a monitoração de ambientes que possuem alto risco com mais precisão.

O sensor de movimento, é uma tecnologia atual, que permite o envio de quaisquer sinais móveis para seu centro de segurança, facilitando o monitoramento de edifícios, residências e armazéns. São pequenos chips que podem ser distribuídos interna e externamente, em locais com necessidade de seu uso. Depois que os sensores enviam um alerta, uma equipe tática pode ser enviada para verificar se ocorreu um incidente ou a câmera operada por IoT pode ser colocada remotamente para verificar se há perigo.

A segurança interna por webcams, com a ajuda da inteligência artificial, permite que webcams de laptops e desktops sejam usadas como dispositivos de segurança, uma vez que sensores de movimento estratégicos são inseridos diretamente na porta do escritório, o sistema de alarme pode ser conectado à uma webcam. Dessa forma, o roubo de dados, fraude de login e tentativas de uso indevido de senhas podem ser fotografados em tempo real, coletando assim provas contra os suspeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com