TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Tese: Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  Tese  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

Desenvolva um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Com o tempo os SGBD’s passaram a ser utilizados de diferentes formas de representação ou modelo de dados como: hierárquico, em redes, relacional e orientado a objetos.

Pesquisamos conhecer alguns tipos de programas SGBD como MySQL e postgreSQL.

O postgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia em 1982, no qual seu maior problema era a incapacidade de combinações de dados simples que formam uma única unidade. Após várias atualizações hoje o software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).

O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

Entre outros bancos de dados temos: IBM Informix, Firebird, HSQLDB, IBM DB2, mSQL etc.

Passo 2

1. Defina, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”

Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A primeira é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

Quanto ao objetivo, podemos identificar as seguintes variações: modelagem de dados entidade-relacionamento (leitura, construção e validação dos modelos); modelagem de relacionamentos complexos, grupos de dados lógicos e ciclo de vida das entidades; modelagem de dados corporativa; modelagem de dados distribuídos (cliente/servidor); modelagem e re-engenharia de dados legados e modelagem de dados para Data Warehouse.

Modelos

De acordo com a abordagem que utilizam, os modelos de dados normalmente são classificados da seguinte forma:

Modelo Conceitual:

O modelo conceitual é um diagrama em blocos que demonstra todas as relações entre as entidades, suas relações, suas especializações, seus atributos e auto-relações.

Modelo Lógico:

O modelo lógico mostra as ligações entre as tabelas de banco de dados, as chaves primárias, os componentes de cada uma, etc.

Modelo Físico:

Inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física), sendo uma sequência de comandos executados em SQL afim de criar as tabelas, estruturas e ligações projetadas até então e finalmente criar o banco de dados.

2. Cite os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

Modelagem Conceitual:

Modelo de dados, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular.

Existem as seguintes etapas no processo de desenvolvimento de sistemas:

– Análise do Sistema

– Projeto

– Desenvolvimento ou Implementação.

A criação do Modelo conceitual fica na etapa de análise. A técnica mais estendida de modelagem conceitual é a abordagem Entidade-Relacionamento (ER), onde um modelo conceitual é representado através de um diagrama, chamado de Diagrama Entidade-Relacionamento (DER).

Modelagem Lógica:

Resultado da aplicação de regras de derivação sobre um modelo conceitual, onde o acesso aos desenvolvedores é mais restrito.

A representação de objetos, características e relacionamentos é feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com