TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, BACK-END - MOBILE - WEB - DevOps PROJETO INTEGRADO

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, BACK-END - MOBILE - WEB - DevOps

PROJETO INTEGRADO I

Tutor: Eduardo Viana de Almeida

[pic 2]

Patos - PB

2021


ERIVAN LOPES BEZERRA

PROJETO INTEGRADO I

Trabalho de Produção Textual das disciplinas Arquitetura e Organização de Computadores; Rede e Sistemas Distribuídos; Projeto de Software; e Segurança e Auditoria de Sistemas da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como requisito para obtenção de nota do semestre.

Professores: Adriane Aparecida Loper

Gilberto Fernandes Junior

Vanessa Matias Leite

Patos - PB

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 ARQUITETURA DE COMPUTADORES E RECURSOS PARA COMBATER FAKE NEWS        4

2.1 AGÊNCIA LUPA        4

2.2 FATO OU FAKE        5

3 FRAMEWORK DISTRIBUÍDO PARA COMBATER FAKE NEWS - FAKESPREAD        5

4 METODOLOGIA ÁGIL        6

4.1 SCRUM        6

4.1.1 FUNCIONAMENTO        6

5 ATAQUES E DEFESAS QUE O SOFTWARE E HARDWARE PODEM SOFRER        7

6 CONCLUSÃO        9

7 REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

        Este Projeto Integrado I apresenta uma pesquisa acerca das Fake news, de um framework utilizado para identificação de Fake news, das metodologias ágeis e acerca dos principais ataques a hardware e softwares que uma empresa pode sofrer, bem como as principais formas de proteção de dados que as empresas podem dispor.

        Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em sites da Internet, confiáveis, para a construção do referencial teórico bem como para a aquisição de saberes para a construção deste trabalho e tem como objetivos compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas de desenvolvimento web; compreender estrutura computacional; aplicar conhecimentos de projetos de software; e conhecer vieses de segurança da informação;


2 ARQUITETURA DE COMPUTADORES E RECURSOS PARA COMBATER FAKE NEWS

        Todos desejam ficar livres das Fake News. Nessa situação-problema, pesquise quais os recursos de software e hardware, ou seja, qual a arquitetura de computadores e recursos podem ser utilizados para combater as Fake News?

        Após as pesquisas realizadas, pode-se observar que as Fake News são uma “Desordem informacional” que é a expressão utilizada para nomear o processo de manipulação das informações que são facilmente veiculadas através das redes sociais.

        Todos os especialistas do assunto afirmam que o melhor meio de combate às Fakes News é a educação do usuário, onde os usuários devem ser ensinados não repassarem notícias sem verificarem suas origens. Principalmente, observar se o veículo é confiável e se existe corroboração da informação através de outros veículos de comunicação ou outros sites especializados.

        Além desse processo educacional, também podem ser utilizados sites especializados na busca de fake news, fazendo comparações entre o que chega de informação com o conteúdo verídico, bem como utilizar ferramentas desenvolvidas para a identificação de Fake news, como alguns frameworks que permitem realizar esta tarefa, a “ferramenta desenvolvida pela USP e pela UFSCar” (CASATTI, 2018).

        Foi realizada uma pesquisa e foi possível encontrar alguns sites especializados na identificação de Fake News, dentre eles, este trabalho observou a Agência Lupa e Fato ou Fake.

2.1 AGÊNCIA LUPA

        A Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos do Brasil a ser criada no Brasil. Ela está ligada ao site Folha de S. Paulo e seus trabalhos estão diretamente ligados a fatos compartilhados em período de eleição.

        Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook diretamente para o Messenger, que o bot irá auxiliar a avaliação das informações como verdadeiras ou falsas. Disponível no site: < https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/>


2.2 FATO OU FAKE

        Este site foi criado pelo grupo Globo e permite apurar quais são as notícias falsas. Sua equipe é composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, Época, Extra, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Este site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas de assuntos gerais identificando as falsa e as verdadeiras. O veículo disponibiliza uma página no Facebook e permite denunciar alguma notícia falsa. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/>.

3 FRAMEWORK DISTRIBUÍDO PARA COMBATER FAKE NEWS - FAKESPREAD

        O desenvolvimento de um sistema de detecção de Fake News precisa estar pautado nas seguintes diretrizes: custo/benéfico; capacidade de processamento; domínio de aplicações; confiabilidade; disponibilidade; possibilidade de crescimento gradativo de sua capacidade de processamento (escalabilidade); entre outras. Estas são caracterizas facilmente alcançáveis quando se utiliza uma arquitetura de sistema distribuído. Desta forma, indique e explique um framework distribuído que poderia ser utilizado no desenvolvimento deste sistema de detecção de Fake News de modo a abordar estas características citadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (86.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com