TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

        

GUILHERME MONTAGNANA MARQUES DE CARVALHO – 2307201

 PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

Pesquisa Sobre Informática e Sustentabilidade

Bragança Paulista - SP

2023

GUILHERME MONTAGNANA MARQUES DE CARVALHO – 2307201

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

Pesquisa Sobre Informática e Sustentabilidade

Projeto Integrado Multidisciplinar em

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

Orientadora: Prof. Me. Antônio Palmeira

Bragança Paulista - SP

2023

RESUMO

Uma pauta em alta nos dias de hoje é de como o avanço da tecnologia se correlaciona com as questões ambientais, a fim de que seja uma via sustentável tanto para os usuários das novas tecnologias quanto para o meio ambiente.
        Neste contexto, na empresa Veterinária Bragança, uma clínica veterinária, foi conduzida a uma pesquisa sobre seus sistemas operacionais e desenvolvimento sustentável, para entender qual seu alinhamento a isso. Com base nos resultados da pesquisa, foram realizadas discussões sobre as informações coletadas e aplicados conhecimentos adquiridos em disciplinas como Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Estatística e Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Empresas. Sustentável. Meio Ambiente.

ABSTRACT

A trending agenda these days is how the advancement of technology correlates with environmental issues, so that it is a sustainable path both for users of new technologies and for the environment.

In this context, at the company Veterinária Bragança, a veterinary clinic, a survey was conducted on its operating systems and sustainable development, to understand its alignment with this. Based on the research results, discussions were held on the information collected and applied knowledge acquired in disciplines such as Fundamentals of Operating Systems, Logic, Statistics and Sustainable Development.

Keywords: Information Technology. Companies. Sustainable.

SUMÁRIO

  1. Introdução        6
  2. Fundamentos de sistemas operacionais        7
  1. Empresa         7
  2. Sistemas Operacionais de Preferência         8

     2.2.1 Microsoft Windows         8

     2.2.2 Características Técnicas do Windows         9

     2.2.3 Vantagens e Desvantagens         10

     2.2.4 Android         11

     2.2.5 Características Técnicas do Android         12

     2.2.6 Vantagens e Desvantagens         13

  1. Grau de Satisfação dos Usuários         15
  1. deSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL         17
  1. Praticas do Desenvolvimento Sustentável        17
  2. Praticas Realizadas pela Empresa          18
  1. LÓGICA        21
  1. Proposições e Argumentações Lógicas        21
  2. Sofisma         22
  1. Conclusão         23

referências        24

  1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, tornou-se indiscutível a necessidade de preservar o meio ambiente e todos os seus recursos. O desenvolvimento da tecnologia está relacionado com o crescimento do consumo dos recursos naturais, por isso surge a seguinte questão: Como garantir o desenvolvimento tecnológico e a conservação do meio ambiente em conjunto? Para produzir cada vez mais novos dispositivos, aumentam o uso de máquinas, o que consequentemente, aumenta o consumo de recursos naturais. Portanto, para não criar um desequilíbrio ambiental, é necessário produzir de forma sustentável, desenvolvendo atividades produtivas sem comprometer a capacidade das gerações futuras, ou seja, pensar tanto no desenvolvimento tecnológico quanto nas obrigações ambientais. O desenvolvimento sustentável abrange diversos segmentos como: A sociedade e a preocupação com a qualidade de vida das pessoas e das gerações atuais e futuras; Economia: Encontrar um equilíbrio entre o que é consumido e o que se descarta; Ecologia: Redução de resíduos químicos e poluição ambiental, reciclagem de materiais, uso racional de elementos naturais, uso de tecnologias limpas e menos onerosas.

2. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Vemos um sistema operacional como os programas, implementados como software ou firmware, que tornam o hardware utilizável. O hardware oferece capacidade computacional bruta. Os sistemas operacionais disponibilizam convenientemente tais capacidades aos usuários, gerenciando cuidadosamente o hardware para que se obtenha uma performance adequada. (DEI92, p. 3).

        

        Um sistema operacional é a parte lógica que controla todo hardware, desde um aplicativo aberto em um computador, do envio de mensagens e e-mails, ou qualquer outro programa ou aplicação. O sistema operacional se comunica com esses programas e aplicativos, executando todas as tarefas necessárias para que os componentes físicos (hardware), como a memória, disco de armazenamento, placas de vídeo, etc., consigam trabalhar em conjunto e coordenando seus recursos aos softwares do dispositivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (403 Kb)   docx (476 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com