TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA LOGICA MATEMÁTICA NA COMPUTAÇÃO E NO PROLOG

Por:   •  25/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

APLICAÇÃO DA LOGICA MATEMATICA NA COMPUTAÇÃO E NO PROLOG

SANTOS, Rômane Moreira R.¹

PEDROSA, Felipe Ferreira²

RESUMO

Este artigo visa a aplicação da logica matemática na computação e no prolog, mostrando seu surgimento e depois seus usos, assim concluindo com sua importância.

Palavras-chave: Lógica Computacional; Lógica da Ciência da Computação; Lógica Matemática; Prolog.

_____________

¹Graduanda do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins, romane.moreira@mail.uft.edu.br;

²Graduando do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins, felipe.pedrosa@mail.uft.edu.br;

INTRODUÇÂO

        A Logica aplicada na computação contem a sobreposição do campo da lógica e da ciência da computação, onde os fundamentos essenciais da ciência da computação são baseados na lógica e na teoria dos conjuntos. O Lógico Glottob Frege foi quem definiu o primeiro calculo proposicional, que acarretou na criação da primeira linguagem de programação.

Juntamente com isso, foi criado o termo “Inteligência Artificial”, com isso entramos na linguagem de programação chamada Prolog (Programação Lógica), essa linguagem se encaixa no paradigma de Programação em Lógica Matemática, que é muita usada para IA.

METODOLIGIA

        Segundo o Wikipédia (uma enciclopédia online), “O Prolog é uma linguagem declarativa, significando que em vez de o programa estipular a maneira de chegar à solução, passo a passo, (como nas linguagens procedimentais ou imperativas), limita-se a fornecer uma descrição do problema que se pretende computar. Usa uma coleção base de dados de fatos e de relações lógicas (regras) que exprimem o domínio relacional do problema a resolver”.

        Os programas feitos em Prolog, podem ser executados de uma maneira interativa, onde a partir de consultas, base de dados, e regras relacionais para no fim usando um mecanismo de unificação, gerar resultados. Onde o Prolog é baseado em um subconjunto do cálculo de predicados de primeira ordem, em que o mesmo é definido por cláusulas de Horn, no qual os conceitos fundamentais do Prolog são unificação, recursão e backtracking.

RESULTADOS

        Logo a baixo, está uma implementação em Prolog, usando seus conceitos básicos:

        [pic 1]

        

        No código podemos fazer algumas “perguntas”, como no exemplo acima, os resultados foram:

        [pic 2]

CONCLUSÃO

        Podemos observar que a lógica aplicada na computação, gerou grandes evoluções, como a criação da linguagem de programação e os quesitos para a criação de inteligência artificiai, onde também podemos observar como o Prolog foi criado para esse propósito, e como o facilitou, pois é uma linguagem fácil de usar para esse objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (914.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com