TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica Aplica Escola Reforço Escolar

Trabalho Escolar: Atps Matematica Aplica Escola Reforço Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  5.557 Palavras (23 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 23

COMO LER UM BALANÇO PATRIMONIAL

-Randy Befumo (TMF Templr), a Fool

Tradução e adaptação de SER-

Fonte: http://www.fool.com/School/BalanceSheet/BalanceSheet01.htm

Introdução

Ativos Circulantes

Passivos Circulantes

Passivo e Patrimônio Líquido

Índice de Liquidez Corrente e Liquidez Seca

Capital de Giro

Preço Valor Patrimonial, PMR & Giro

Conclusão

I.Introdução

"O caixa é soberano" Claro que você já deve ter ouvido falar nesse clichê. Um certo dia, você se encontra com outro investidor e começam a conversar sobre a última aquisição que você fez para a sua carteira de ações e a conversa muda para como cada um de vocês escolhe seus papéis. O outro investidor sorri para você, e diz em códigos: “O caixa é soberano”. Embora um pouco perplexo, você não se faz de desentendido com medo de ficar parecendo um completo ignorante. Mas, afinal de contas, o que isso quer dizer?

As empresas são criadas para fazer dinheiro. Uma forma convencional de mensurar se isto está realmente acontecendo é verificar a capacidade da empresa aumentar seus “vários tipos de lucro” – as medidas mais comuns são: lucros operacionais, lucros antes dos impostos, lucro líquido e lucros-por-ação, embora essas não sejam as únicas formas de verificar se existe valor nas ações de uma companhia. Os “verdadeiros lucros” de uma companhia são aqueles que saem do Fluxo de Caixa, na forma de dinheiro, e vão para o Balanço Patrimonial. (NT-Os lucros não se transformam necessariamente em dinheiro, em um mesmo período. Isto se deve a regra contábil que diz que as vendas/despesas são contabilizadas no momento em que são incorridas, não no momento que são realmente efetivadas (regime de competência). Daí a importância de se administrar corretamente às contas a pagar e as contas a receber de maneira que a empresa não venha a quebrar por falta de pagamentos).

No final, o valor para o acionista acaba vindo de seus ativos mais líquidos, aqueles que podem ser facilmente convertidos em dinheiro. O valor de uma companhia é determinado por quanto, medido em termos de ativos líquidos, ela consegue acumular ao longo do tempo. Existem duas formas de raciocinarmos em cima disso. A primeira é olhar para o seu valor terminal, que é o valor potencial estimado que sobraria para os acionistas, depois de transformar tudo que existe dentro de uma empresa em dinheiro, após ela fechar suas portas em algum ponto no futuro. O outro, é verificar de onde vem o valor tangível do acionista – o retorno sobre o capital investido gerado pelas operações da companhia. Se a companhia possuir caixa em excesso que não precise em suas operações do dia-a-dia ela poderá emprega-lo de duas formas em benefício do acionista: pagando dividendos ou comprando de volta seus papéis no mercado.

Compreender o que está no balanço é crucial para saber se a companhia na qual você está investindo será capaz ou não de gerar valor para seus acionistas, no futuro. A maioria dos investidores vai direto nos Demonstrativos de Resultados e perdem muito tempo se preocupando apenas com os lucros e muito pouco tempo se preocupando com o Balanço Patrimonial e o seu primo mais próximo, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (NT-No Brasil o Demonstrativo de Fluxo de Caixa ainda não é obrigatório embora a legislação já esteja mudando a esse respeito, apenas o Demonstrativo de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), mas o Demonstrativo de Fluxo de Caixa pode ser construído a partir dos outros demonstrativos). É o Balanço Patrimonial que pode nos dizer se a companhia tem dinheiro suficiente para continuar financiando seu próprio crescimento ou se terá que pegar novos empréstimos, lançar debêntures ou ações de maneira a continuar existindo. Será que a companhia possui muito estoque em seu inventário? Será que a companhia está recebendo os pagamentos de seus clientes dentro de um prazo pelo menos razoável? É o Balanço Patrimonial, uma lista de todos os ativos e passivos da companhia, que pode nos informar isso.

Aonde podemos encontrar todas estas informações sobre os Demonstrativos Financeiros? Você acreditaria se eu dissesse que podemos obtê-las gratuitamente? No site da CVM é possível encontrar: Informações Anuais (IAM); Informativos Trimestrais (ITR) e as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP). Estes documentos podem ser encontrados on-line, ou podem ser baixados e lidos em um programa chamado DIVEXT (Divulgação Externa - http://www.cvm.gov.br/port/CiasAbertas/download_divext.asp).

Procure em http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/cadastro/formcad.asp a companhia de seu interesse. O DFP é uma versão simplificada do IAM com menos texto e mais números que sai uma vez por ano, contendo os demonstrativos anuais da companhia. Os ITR são os demonstrativos que a companhia envia para a CVM, três vezes ao ano (o quarto trimestre é a própria IAM) que também cobre todos os períodos anteriores. A vantagem dos demonstrativos anuais sobre os demonstrativos trimestrais é que o balanço anual já foi verificado duas vezes por auditores antes de ser enviado para a CVM.

- Armados com essas informações estamos prontos para iniciar nossa jornada através do Balanço Patrimonial.

II. Ativos Circulantes:

O primeiro e maior componente de um Balanço Patrimonial é o Ativo Circulante, que são os ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com