TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 5 SEMESTRE UNIP SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP

Michel Akio Takao

OS EFEITOS DA CONSTANTE OBSOLESCÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE TI

SÃO PAULO

2015

UNIP

Michel Akio Takao

OS EFEITOS DA CONSTANTE OBSOLESCÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS DE TI

Trabalho apresentado como Atividade Prática Supervisionada, do curso de Sistemas de Informação, da Universisdade Paulista – UNIP, sob orientação do Profº Ricardo Veras.

SÃO PAULO

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. PROBLEMÁTICA        5

3. JUSTIFICATIVA        6

4. OBJETIVO        7

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

6. METODOLOGIA        12

7. DISSERTAÇÃO        13        

8.ANEXOS        14

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

10. FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS        19

        


  1. INTRODUÇÃO

Como já é de conhecimento popular, os computadores mudaram a forma como enxergamos o mundo. As alterações introduzidas em nosso cotidiano com o uso dos recursos de computação são muitos e, em sua maioria, bastante conhecidos.

Boa parte dos livros que falam sobre a evolução dos computadores, mostram inicialmente os ábacos, teares programáveis, a máquina diferencial de Babbage e outras invenções como sendo o início da computação. Mesmo esses exemplos sendo importantes para a evolução, podemos citar um que foi de grande importância para a realização de censos demográficos, uma máquina construída por Herman Hollerith no final do século XIX. Além de agilizar o processo de levantamento de estatísticas demográficas, acabou por ter implicações no holocausto judeu, usada pelos alemães na identificação de onde estavam os judeus na 2ª Guerra Mundial. Na guerra também foram usados outros recursos de computação, por exemplo, a Inglaterra usou o “Enigma”, desenvolvido por Alan Turing, que permitiu decifrar códigos secretos usados nas comunicações nazistas, e o “Mark I”, desenvolvido por Howard Aiken e Grace Hopper, usado no cálculo mais preciso de trajetórias de bombas. Com o final da guerra essas tecnologias foram aperfeiçoadas para fins comerciais, foi quando surgiu a IBM, que dominou o mercado por muito tempo.

Durante os anos de evolução, as técnicas foram substancialmente evoluídas, com o surgimento de transistores e depois dos circuitos integrados. As válvulas que eram inicialmente utilizadas foram abandonadas, deixando cada vez mais o computador menor e com mais desempenho. Softwares compiladores foram criados, que permitiam escrever programas em uma linguagem mais próxima da nossa, além dos sistemas operacionais, que facilitaram o controle da máquina.

Nos anos 60 foi colocado em produção pela Intel o primeiro microprocessador, Nos anos 70 o início dos primeiros computadores pessoais, nos anos 80 foi a grande explosão da computação com a Microsoft e a Apple, que com o advento da Internet, que inicialmente foi criada para a comunicação entre pesquisadores americanos, ajudou a mudar a sociedade até o ponto em que estamos agora, “dependentes” da computação.

Como pode ser observado pelos fatos é que a tecnologia evoluiu muito e rápido, e continua evoluindo cada vez mais, o ponto que é esquecido muitas vezes, é a questão dos resíduos. A cada inovação, a cada evolução, muitos recursos tecnológicos se tornam obsoletos e inutilizados, o que acontece com eles? Será que eles estão sendo despejados da forma correta?


  1. PROBLEMÁTICA

Muitas pessoas utilizam os recursos de TI, mas poucas delas sabem os males que podem ocorrem com o mau descarte dos mesmos. Isso foi gerado tanto pela má divulgação da informação quanto pela deficiência dos métodos e organizações responsáveis pelos resíduos eletrônicos. Imagine esse mesmo problema na escola empresarial, quantos resíduos são gerados e descartados de forma incorreta?


  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico para elucidar o tema e seus paradigmas. Levando ao aprimoramento de conhecimentos sobre determinada área, levantamento dos trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema, identificação e seleção dos métodos e técnicas as quais serão utilizadas e subsídios para a redação da discussão do trabalho científico.  


  1. JUSTIFICATIVA

O lucro de uma empresa além de ser expresso em números, precisa pensar no impacto ambiental e sociocultural, levando em conta seus planos de sustentabilidade e seus benefícios. Com a constante modernização da sociedade, não podemos nos esquecer do equilíbrio ambiental, sem ele será impossível evoluir a partir de um ponto.


5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Após a Revolução Industrial houve maior produção e consumo de bens materiais, principalmente os descartáveis, o que aumentou a quantidade de resíduos no meio ambiente. Assim, o homem [1]está mais consciente da importância de sustentar o equilíbrio ambiental, e percebeu que o efeito nocivo de um resíduo ultrapassou os limites da área em que foi gerado ou disposto (ROLIM 2008).  

O crescimento da população gera um excedente de subprodutos de suas atividades que supera a capacidade de adaptação do meio ambiente, o que pode representar uma real ameaça à biosfera. O potencial de reaproveitamento que os resíduos representam, somado a um fator de interesse mundial que é a preservação ambiental e promoção do desenvolvimento ecologicamente sustentável, impulsiona a necessidade de reverter essa situação. (ANDRADE, 2002).

A reciclagem térmica ou material dos eletroeletrônicos reduz a necessidade global pela extração de materiais virgens, como ferro, alumínio, combustíveis ou metais preciosos (ouro ou prata, por exemplo), assim como a busca por ingredientes tóxicos (cádmio, mercúrio, chumbo, bismuto etc.), indispensáveis para a produção da maioria dos componentes elétricos presentes nesses produtos. Além da reciclagem, o reuso e a remanufatura de produtos ou componentes podem ser uma opção ecológica e econômica ainda melhor, desde que a oferta e a demanda estejam em equilíbrio. Eletroeletrônicos como computadores, telefones celulares, cartuchos de toner ou câmeras fotográficas descartáveis já estão sendo remanufaturados com sucesso. (FLEISCHMANN, 2001).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (528.5 Kb)   docx (438.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com