TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS UNIP Criptográficas

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

  BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

  2º Ciências da Computação (CC)


 INDICE

Objetivo ..........................................................................................Página 3.

Introdução ......................................................................................Página 4.

Conceito de Criptografia ...............................................................Página 5.

Princípios de Criptografia .................................................. ...........Página 6.

Tipos de Criptografia .....................................................................Página 6.

Técnicas de Criptografia ...............................................................Páginas7.

RSA.......................................... .....................................................Página 7.

Criptografia com chave pública .....................................................Página 7.

Programa elaborado com técnicas em criptográfica assimétrica ..Página 8.

Como Gerar Chave .......................................................................Páginas9.

Cifrando com chave privada .........................................................Páginas10.

Decifrando com a chave pública ..................................................Página 10.

Cifrar com chave pública ............................................................Páginas 11.

Decifrando com a chave privada.................................................Páginas 11.

Dos algorítimos...........................................................................Páginas 12

Segurança dos Algoritmos Assimétricos....................................Páginas 13.

Resumo Criptográfica ( Hash )..................................................Páginas 13,14.

Bibliografia...................................................................................  Página 15.

.

OBJETIVO

Conhecer basicamente osdiferentes tipos de criptografia, prover informações sobre uma das mais bem-sucedidasimplementações de algoritmos de criptografia e assinatura o RSA. Conforme o leitor irá adiantando a leitura, irá saber sobre o que é e o que significa a criptografia, criptoanalista; também entenderá métodos simples decriptografia,conceitos de chaves privadas, públicas, outros algoritmos, performance - focaremos na técnica de criptografia assimétrica, seus benefícios, atualidades,perspectivas e principais aplicações. A ideia é dar ao leitor leigo, uma noção geral sobre como funciona acriptografiae a assimetria, e detalhar tal algoritmo. Esperamos que auxilie a todos interessados em criptografia.Também foi elaborado um programa, utilizando a técnica assimétrica criptografada e descriptografada em Java. Para a realização do trabalho,foram feitas pesquisas em livros e artigos.


INTRODUÇÃO

A medida em que a Internet se torna mais presente na vida diária, a necessidade de segurança no ambiente eletrônico também aumenta.Além de todas as medidas “clássicas” de segurança lógica, quepodem ser utilizadas para a proteção dos dados existentes emsuportes digitais, tais como palavras-passe, gestão de privilégios etc. Existe um mecanismo antigo, mas de visibilidade relativamentereduzida,que permite garantir a confidencialidade dos dados armazenados. Esse mecanismo é a cifra, também designada Criptografia (uma adaptação literal do termo anglo-saxónico “cryptography”).

Hoje em dia, já se exige essa segurança por parte das pessoas, que fazem uso desse meio eletrônico.Os primeiros sinais de encriptação vieram do Egito, 2000 A.C. Desde então, esquemas de encriptação baseados em letras (p.e., Cifra de César) tornaram-se populares. Devido ao grande crescimento das redes de computadores, seguida da necessidade de preservar as informações que nelas trafegam, viu-se a necessidade da criação da criptografia e com ela,uma variedade de algoritmos simétricos e assimétricos.

A ferramenta mais importante de segurança é a criptografia desenvolvedores e engenheiros precisam entender a criptografia,para construir eficazmente os seus produtos. As pessoas de marketing e de vendas precisam entender a criptografia,para provar que seus produtos são seguros. Os clientes que compram esses produtossejam eles usuários finais ou agentes de empresa,precisam entender a criptografia para que possam utilizar esses produtos corretamente. A proposta desse trabalho é mostrar, o quanto a criptografia é necessáriano ambiente eletrônico, e como usufruir de uma técnica tão necessária, se tratando do ambiente virtual.


CONCEITOS DE CRIPTOGRAFIA

A palavra Criptologia deriva da palavra grega kryptos(oculto) e logos (estudo), e abarca as disciplinas da Criptografia e da Criptoanálise.O conceito de criptografia se apresenta e enfatiza a necessidade da segurança de dados nos tempos modernos,focalizando principalmente o papel dos algoritmos de criptografia assimétricos, as vantagens,implementações e desempenho.A Criptografia é tão antiga quanto a própria escrita,já estava presente no sistema de escrita hieroglífica dos egípcios, romanos utilizavam códigos secretos para comunicar planos de batalha.Com as guerras mundiais e a invenção do computador, a criptografia cresceu incorporando complexos algoritmos e matemáticos. A segurança eletrônica nunca foi tão discutida:casos de violação de contas bancárias,acesso a informações sigilosas, invasão e destruição de sistemas são cada vez mais comuns.A criptografia pode ser entendida como um conjunto de métodos e técnicas para cifrar ou codificar informações legíveis através de um algoritmo,convertendo um texto original em um texto ilegível,sendo possível através do processo inverso recuperar as informações originais (SIMON,1999), é o ato de pegar uma mensagem e embaralhar usando uma senha especial (chave), eos dados de forma que a saída não faça sentido aparente a umcriptoanalista.

 Decriptografar é o ato de pegar a mensagem cifrada, e com o uso deuma senha (chave) ela possa ser revertida para o texto original.Criptografar e Decriptografar exige em algum momento algo que somenteos interessados possam saber, que no nosso caso é chamado de chave. A chave podeser um texto qualquer ou uma informação que não pode ser divulgada a ninguém.Atualmente criptografia é mais do que isso, pois além de guardarinformações de pessoas não autorizadas, ainda existe a Autenticação (para saberquem gerou esse documento). Uma das definições formais para “Criptografia” é o estudo das técnicasmatemáticas relacionadas para aspectos de segurança da informação, tais comoconfidencialidade, integridade dos dados, autenticação de entidades e verificação daorigem. [Handbook Applied Criptology].  Ver figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (233.2 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com