TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIRCUITOS DIGITAIS MEMORIAS

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta atps vamos falar sobre memorias, quantos tipos existem, suas características e suas aplicações. Mas primeiro acho que devemos falar o que é memoria, no meu ponto de vista memoria são dispositivos que armazenam informações, algumas são temporárias e outras permanentemente. Resumindo são componentes que armazenam informações.

Praticamente existe dois tipos de memorias e dentro delas a outros tipos, que a memoria principal e memoria secundaria.

A memoria principal são as memorias que o processador precisa acessar para enviar algum tipo de dado e sem este tipo de memoria o computador talvez não funcione. Este tipo de memoria armazenam os dados temporariamente e são acessados pelo processador diretamente, são elas memorias RAM e memorias Cache.

Dentro da memoria principal a algumas memorias de subtipos são as memorias voláteis e as memorias não-volateis. Praticamente a memoria voláteis precisa de energia para armazenar os dados. Elas são feitas em dois tipos dinâmica e estática, sendo que a dinâmica e o tipo de memoria que precisa ser recarregada constantemente e ser atualizada, já a estáticas os dados fica armazenados durante o tempo todo. Dentro da memorias voláteis existe dois tipos principais que são a RAM estática e a RAM dinâmica a carecteristicas delas e que elas retem os dados gravados enquanto a eletricidade e fornecida a elas. A RAM estática armazenam bits em cédulas de transistores já a RAM dinâmica utiliza cédulas compostas de um capacitor e um transistor.

Agora a memoria não volátil ela guarda as informações mesmo com o computador desligado, nessa conceito se encaixa as memorias secundarias, esses tipos de memorias são usadas para gravar a Bios do computador. São divididas basicamente em 5 tipos principais. Que a ROM, PROM, EPROM, EEPROM e Flash RAM.

A ROM é a memoria somente de leitura, então ela não deixa você gravar. Exemplo são os microprocessadores que guardam microprogramas que orienta seu funcionamento.

Já a PROM ela vem virgem, a gravação e feita de uma vez so e não pode ser desfeita.

EPROM é mesma coisa que uma PROM so que seus dados podem ser apagados e reutilizados.

EEPROM é uma ROM programada pelo usuário e pode ser apagada e reprogramada varias vezes, diferente das demais a cima elas não precisa ser retirada do computador para ser modificadas. So que ela tem um numero limitado de apagamento que pode ser de dezenas a milhares de vezes.

Memoria Flash conhecida também como Flash RAM que pode ser apagadas e regravada inúmeras vezes em unidades de memorias chamadas de blocos. Ela e usada pra conter códigos de controle ou sistemas operacionais dedicados como os Bios de um computador. Exemplo um programa de controle de um celular.

Já a memoria secundaria são as que armazenam permanentemente as informações, so perdem quando são excluídas, danificadas ou formatadas. Ela passa primeiro nas memoria principal antes de serem usadas por isso elas se tornam mas lentas que as principais mas tem uma capacidade de armazenar muito maior. Alguns exemplos são os discos rígidos, cartão de memorias, pendrives, hds externos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com