TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Computação Gráfica

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Bruno Stein Livio RA: 6656394807

ATPS de Computação Gráfica

Rio Claro

2015

Relatório 1: Sistema Visual

O sistema visual é dividido em três partes: Os olhos que são a entrada para o sistema visual, os caminhos visuais que organizam e transportam a informação visual e o córtex visual que fica localizado no cérebro que faz a percepção.

Na retina encontram-se dois tipos de fotoreceptores os cones e os bastonetes, que convertem a intensidade e a cor da luz recebida em impulsos nervosos. Estes impulsos são enviados ao cérebro através do nervo ótico e então tem-se a percepção de uma imagem. Os fotoreceptores do olho humano apresentam características totalmente diferentes. Existem na verdade três tipos de cones que respondem a espectro de cores distintos (vermelho, verde e azul) Sendo assim, diz-se que o sistema visual humano distingue as cores pelo processo da tricromacia Os bastonetes por sua vez, embora sejam maioria absoluta, só conseguem captar a luminosidade da cor, ou seja, só respondem a um espectro e desta forma não diferenciam cores.

[pic 2]

Relatório 2: Sistemas e Modelos de cores – Modelos RGB e CMYK

Diferenças entre RGB e CMYK

RGB é a sigla do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde ( Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, “datashows”, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Seus valores podem ser alterados de 0 à 255, sendo que todos os valores em 0 correspondem ao preto.

CMYK é a sigla do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black) representado pela letra K para não confundir com (Blue). A partir dessas cores primárias Ciano, Magenta e Amarelo obtemos todas as outras cores, porém só CMY não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessária a aplicação de preto.
CMYK é o sistema mais utilizado pelas gráficas para a produção de material impresso: revista, cartões de visita, panfletos, etc., pois é o sistema de gerenciamento de cores utilizado pelas impressoras. Seus valores podem ser alterados de 0 a 100, sendo que todos os valores em 0 correspondem ao branco.

Portanto, sempre que for fazer principalmente um serviço gráfico impresso é fundamental que toda a arte esteja no modo de cores CMYK, caso contrário, haverá uma grande decepção no resultado final, devido à diferença de tonalidade entre os padrões apresentados.

RGB

CMYK

Utiliza as cores Vermelho, Verde e Azul

Utiliza as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto

É utilizado em Monitores de TV e computadores

É utilizado em indústrias gráficas e para materiais impressos

Utiliza luminosidade para formar as cores

Utiliza mistura das quatro cores para formar uma nova cor

Retirando as cores obtém o preto e ao adicionar todas as cores o branco

Retirando as cores obtém o branco e ao adicionar todas as cores o preto

Seus valores podem variar de 0 a 255

Seus valores podem variar de 0 a 100

Relatório 3: Sistemas de Coordenadas

Os Sistemas de Coordenadas são usados para descrever objetos em um sistema 2D/3D e pode ser dividido em várias categorias:

  • Cartesiano (X,Y).
  • Sistema de Referência do Universo (SRU): Domínio de modelagem, cada domínio tem seu SRU e define-se uma escala e o limites.
  • Sistema de Referência do Objeto (SRO): Cada objeto tem seu próprio sistema de Coordenadas em relação a um ponto extrema.
  • Sistema de Referência Normalizado (SRN): (0 >= x <= 1) & (0 >= y <= 1), Tornar a geração de imagens independente de dispositivo.
  • Sistema de Referência do Dispositivo (SRD): Resolução de vídeo Exemplos: 1024x768 , 800x600; A origem posiciona-se no canto superior esquerdo.

Os Sistemas de Coordenadas Homogêneas trata as transformações de forma uniforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (273.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com