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ATPS - POOI

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  10.121 Palavras (41 Páginas)  •  354 Visualizações

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Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes

O fundamento básico de programação orientada a objeto é transformar todo objeto real, que iremos utilizar no desenvolvimento de nosso sistema, em um objeto virtual com o qual possamos trabalhar no desenvolvimento de nosso sistema.

Para fazer o mesmo utilizamos de alguns recursos, como classes, atributos e métodos.

Classes:

São “gabaritos” genéricos dos quais extraímos objetos individuais, ou seja, são como modelos dos quais extraímos vários objetos particulares. Para montarmos estas classes necessitamos de mais dois conceitos que são atributos e métodos.

Atributos nada mais são do que características genéricas que um objeto tem, por exemplo se dizemos que o objeto que está sendo estudado é um livro, podemos dizer que seus atributos (características) são título, autor, editora e edição.

Já os métodos são todas as ações que podem ser feitas com estes objetos, usando o mesmo exemplo de objeto acima, podemos dizer que alguns métodos deste objeto são castrar livro, listar livros cadastrados, dentre outros.

Chamamos o processo de extrair classes e seus atributos e métodos de um objeto real de abstração.

Logo em um outro exemplo:

Objeto no mundo real:

Pessoa

[pic 1]

Classe: Pessoa

Atributos: Nome, idade, sexo, altura, peso

Métodos: Andar, Falar

Representação de uma Classe:

Funcionário

nome

cpf

função

registrafuncionário

consultafuncionário

excluifuncionario

Uma classe é representada em sua forma mais básica como ao lado o a primeira linha contém o nome da classe com a primeira letra em maiúsculo, a segunda linha contém seus atributos com todas as letras em minúsculo e na terceira e última linha entramos com os métodos das classes também com as letras em minúsculo.

Instanciação:

É o ato de recorrer a uma classe e atribuir valores a mesma afim de que possamos criar objetos com suas particularidades. Pro exemplo:

Funcionário

nome

cpf

função

registrafuncionário

consultafuncionário

excluifuncionario

Da classe funcionário podemos utilizar o método registrafuncionário e criar o funcionário José de CPF 12345678900 e função auxiliar de vendas, sendo que podemos repetir este processo inúmeras vezes.

Modificadores de Acessso:

São palavras que modificam as qualidades das classes e métodos na criação das mesmas em linguagem java, por exemplo:

[pic 2]

Nesta codificação a classe ClassePrincipal tem o modificador public que diz que todas as classes deste projeto podem acessar essa esta classe.

IDE’s

São Ambientes de desenvolvimento de linguagem de programação, ou seja, são sistemas (softwares) desenvolvidos única e exclusivamente para que possamos desenvolver programas de computadores utilizando-nos das linguagens existentes.

Ide’s para JAVA

NeatBeans

Eclipse

Linguagens Supotradas

JAVA IDE,JAVA EE,C/C++,PHP,HTML 5

JAVA IDE,JAVA EE,C/C++,PHP

Tipo e Sistema

Livre

Livre

Usabilidade

Boa

Boa

Indicação de erro

OK

OK

Podemos perceber que ambos as IDE’s são semelhantes e por adaptação e facilidade escolheremos o NeatBeans para desenvolvermos o nosso projeto.


2-) Relatório Acompanhamento do Sistema Biblioteca

2.1-) Código fonte

2.1.1-) Classe Principal

packageSoftwareBiblioteca;

importjava.util.Scanner;

public class ClassePrincipal {

public static void main(String[] args){

//Parte Principal da biblioteca

int escolhalivro,escolhafun,escolhalei,codLivro=0,regfun_v=0,reglei_v=0;

        //variaveis que irão detectar a escolha do usuário nos Submenus e

        //variaveis responsáveis por realizar a contagem de registro de funcionário, código de livro e registro de leitor

Scanner imput = new Scanner(System.in);

// Instanciando a Classe Scanner para interagir com o usuário

        Livros li = new Livros();

Funcionariosfun = new Funcionarios();

        Leitores lei = new Leitores();

        //Instanciando as classes criadas

int escolha;

        // Variavél que irá detectar a escolha do usuário na classe principal

do{

        //Inicio do ciclo de repetição do menu principal

System.out.println("\n\n\n\nEscolha uma das opções.\n1-) Menu Livros "

                        + "\n2-) Menu Funcionários \n3-) Menu Leitores\n0-) Sair");

                // Menu principal sen impresso

escolha = imput.nextInt();

                //entrada do usuário com a escolha do menu principal

switch (escolha){

                //Verificação da escolha do ususário

case 1:{

                    //escolheu Livros    

System.out.println("\n\n\n1-) Cadastrar Livro "

...

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