TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Programação Orientada a Objetivo

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS (ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA)
ANÁLISE ORIENTADA DE OBJETO















São Bernardo do Campo
2014


ATPS (ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA)
ANÁLISE ORIENTADA DE OBJETO

Trabalho de avaliação da Atividade de Prática Supervisionada da disciplina Análise Orientada de Objeto Faculdade Anhanguera.










São Bernardo do Campo
2014



ATPS (ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA)
ANÁLISE ORIENTADA DE OBJETO

Trabalho de avaliação da Atividade de Prática Supervisionada da disciplina Análise Orientada de Objeto Faculdade Anhanguera.

Aprovado em xx de xx de xxxx

BANCA EXAMINADORA

________________________________________
Prof. Dr

________________________________________
Prof. Dr.

________________________________________
Prof. Dr.

RESUMO

Fazer resumo

SUMMARY
Fazer resumo



SUMÁRIO

1- Introdução: ……………………………………………………………………... xx
1 - Introdução:
No contexto abaixo, serão apresentadas as sugestões para resolução dos problemas sugeridos na atividade de ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), da disciplina Analise Orientada de Objetos.
Sendo que se constitui no processo de modelagem e criação de um sistema de informação. Essa nova proposta além de corrigir ela propõe um sistema de informações robusto, seguro e atualizado.
Essa nova proposta vem com o intuito de corrigir procedimentos e processos mal analisados, mal documentados e não informatizados.
A concepção desse novo sistema de informação que gerencia usuários e dados hospitalares

foi dividida nos seguintes módulos; Recepção, médicos, enfermagem, financeiro e direção.
Estas propostas apresentadas não são a única possibilidade de solução, porém foi a que o grupo concluiu como a mais adequada para a solução dos problemas.











Etapa - 1
1.2 - Levantamentos de Requisitos
Passo-1
O propósito do Sistema Gerenciador Hospitalar é disponibilizar o controle das atividades exercidas no atendimento aos pacientes.
Conforme proposto no desafio foram aplicada diversas técnicas de entrevistas com alguns usuários envolvidos. Dentre eles: médicos, enfermeiros, pacientes recepção entre outros.
Os requisitos foram feitos de forma textual para que haja maior entendimento do sistema como um todo. Para explicitar melhor serão apresentadas as principais atividades em alguns módulos.
Lembrando que todas as atividades exercidas no hospital são documentadas obrigatoriamente utilizando papel. E isso dificulta bastante o trabalho além de não poder excluir informações quando cadastradas de forma errada.
O hospital atualmente dispõe de várias alas onde cada ala é responsável por uma especialidade ou tipo de tratamento. Cada unidade de tratamento contém vários médicos, pacientes e enfermeiros. Cada médico possui sua especialidade. Em cada ala do hospital existem vários equipamentos.
Direção - Controla todas as atividades desenvolvidas no hospital além de fornecer ou manipular informações necessárias para realizar o atendimento.
Financeiro - E responsáveis pelo fluxo de caixa do hospital e onde se informam os preços dos materiais, equipamento, medicamentos, estadia do paciente no

hospital, planos de convênios. Gerencia também contas a pagar e a receber.
Recepção – A recepção abrange atividades diversas como colher informações básica para um pré-cadastro de pacientes. Após colher essas informações do paciente é feito um encaminhamento a um atendimento que pode ser uma consulta ou internamento. A recepção também tem acesso a informações de médicos, disponibilidades de acomodações no hospital além de ter acesso sobre a situação do atendimento do paciente
Médico - pessoa responsável a consultar o paciente, diagnosticar, passar receita e caso precise encaminhar o paciente para outros tipos de exames. O médico também pode determinar se o paciente ficara em estado de observação ou não.
Enfermeiro - pessoa responsável em dar a medicação determinada pelo médico caso o pacientes esteja em estado de internamento ou observação. O enfermeiro também auxiliar o medico em algumas tarefas rotineiras. Existe também o enfermeiro chefe, que é responsável pela parte de equipamentos acomodações de pacientes.
Paciente – pessoa cadastrada ou que possui uma fixa ou arquivo. O paciente pode fazer uma consulta simples podendo ser diagnosticado e dispensado ou também poderá ser consultado e tendo que ficar em observação por um determinado tempo enquanto tome a medicação, ou ate mesmo ficar internado para que os médicos e enfermeiros responsáveis por aquela ala acompanhem o período de tratamento. Cada o paciente tem uma fixa de cadastro que reúne informações importantes como pessoais.
Passo – 2
Analisando os requisitos e atividade desempenhada no hospital verificou que algumas atividades são

consideradas muito importantes para o desenvolvimento no sistema de informação.
Cadastrar de paciente – E importante para que se tenha informações como dados pessoais e se esse paciente tenha algum tipo de convenio.
Cadastrar de funcionários – O cadastro de funcionário e uma das partes mais importantes se ter no sistema. Com esse cadastro podemos categorizar níveis e estabelecer algumas regras para determinados níveis.
Agendamento de consulta – O agendamento de consulta será disponível apenas para pacientes cadastrados.
Cadastro de equipamentos – A direção do hospital precisa ter uma relação de todos os equipamentos no hospital. Com isso facilita na hora da compra de aparelhos novos.
Cadastro de redes conveniadas – Seria importante para o paciente ocupe a acomodação correta.
Cadastrar fornecedor – Isso vai facilitar na hora de fazer comparações de preços e o tipo de material que o fornecedor oferece. O sistema deve permitir visualização dos dados dos cientes respectivos aos médicos a partir de seu login. O sistema deve conter a função de cadastro de exames somente para pacientes cadastrados. O sistema terá que disponibilizar os dados do paciente aos seus respectivos médicos a partir de seu login.
Passo – 3
Atore que interagem com o sistema
A partir da analise feita tiramos a conclusão que para o sucesso na criação e implantação do novo sistema de informação foram encontrados vários atores.
Médicos – Será usuário do sistema e para ter acesso a algumas informações terá que estar logado. Dentre as informação que o medico terá acessa são: Relatório de pacientes cadastrados, informações
pertencente ao pacientes consultas agendadas receituário. O médico também poderá encaminha o paciente para outros tipos de exames.
Enfermeiro – Assim como os médicos, o enfermeiro só terá acesso a informações do sistema com login e senha. O enfermeiro e responsável em cadastrar informações rotineiras do paciente. Exemplo: vômitos, quantidades de evacuações, temperatura, pressão etc.
Também são lançadas no sistema higienização efetuadas em pacientes total de banhos, fraudas curativos etc. Lembrando que todas essas informações são controladas monitoradas por um usuário máster ou enfermeiro chefe.
Paciente – Um dos usuários chave do sistema, para ser atendido será necessário possuir um cadastro. No cadastro do pacientes e obrigatórias informações de endereço dentre outras informações pessoais. Caso o usuário possua e importante que ele forneça o tipo de plano ou convenio que ele pertence.
Direção – A direção é responsável por controlar a realização das tarefas no hospital e pode interferir em qualquer atividade hospitalar, além de fornecer e/ou manipular informações necessárias para realizar o atendimento, dentre elas:
Informar as acomodações existentes no hospital, convênios que o hospital trabalha as permissões do acesso das informações no hospital e outras.
Para saber sobre as atividades de atendimento no hospital, é necessário visualizar relatórios, gráficos e dados de registros relacionados ao atendimento, estes dados permitem ao diretor do hospital ter a idéia do fluxo de atendimento.
Financeiro – Todo fluxo de caixa medicamento estadia convênios é controlado pelo financeiro. Também serão
controlados valores referentes a procedimentos médicos, descontos renegociações em casso de clientes inadimplentes. O financeiro também será responsável em fazer pagamento de novos aparelhos, medicamentos e funcionários.
Setor de Atendimento – Responsável pela triagem e agendamento de consultas para pacientes. A recepção também e responsável pelo cadastro de pacientes fornecendo informações do usuário como endereço e outras informações pessoais.
Fornecedores – Empresas cadastradas que fornece equipamentos ou medicamentos para o hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com