TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA DPP autodesenvolvimento 5

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Tema 5: Eu, você, nós: comunicar é preciso

A comunicação é a forma mais importante para nos ligar aos outros e ao mundo. Constantemente precisamos investir para otimizar a capacidade de nos comunicar e inclusive de interpretar. O tempo todo estamos recebendo mensagens e fazendo interpretações.

A boa comunicação está na base do relacionamento humano em qualquer esfera quer seja pessoal ou profissional. Não é considerada como pré-requisito, mas essencial para estabelecer conexão entre os interlocutores de forma eficiente, produtiva e eficaz.

Esta atividade tem o objetivo de proporcionar a você uma análise sobre a escuta ativa como um dos relevantes aspectos para estabelecer uma ótima comunicação que envolva clareza, objetividade, excelência.

É nesse cenário que se desenvolverá sua Atividade de Autodesenvolvimento. Vamos lá!

Passo 1: Leia os textos sobre a escuta ativa, que deve, também, ser considerada no processo de comunicação:

LEAL, Samantha. Escuta ativa - Fazendo a diferença. Pétrus RH. Disponível em: <http://www.petrusrh.com.br/blog/item/99-escuta-ativa>. Acesso em: 26 set. 2014. Se preferir, clique aqui.

SAUVEUR, Giselda Barroso. A escuta ativa: escute o que as pessoas estão dizendo. Kit de Comunicação. Disponível em: <http://www.governoemrede.sp.gov.br/ead/comunicacao/kit_comunicacao/kit_top6.htm>, Acesso em: 26 set. 2014. Se preferir, clique aqui.

Nome

2

Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Tema 5

TÉCNICAS de escuta ativa. Gueara & Guedes. Disponível em: <http://gearaguedes.com.br/artigos/tecnicas-de-escuta-ativa/>. Acesso em: 26 set. 2014. . Se preferir, clique aqui.

Passo 2: Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

a) O que é escuta ativa?

b) Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

Passo 3: Leia e analise a situação-problema. Na sequência, elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

Joana estava ansiosa. Aguardou pelo horário marcado com sua coordenadora para conversarem reservadamente. Desejava que aquela reunião ajudasse a resolver o conflito com o colega Júlio, o que a estava incomodando demais nesses últimos dias. Paula a recebeu demonstrando calma, serenidade, disponibilidade. Falou pouco ao acolher Joana, colocando-a confortavelmente numa poltrona e sentando-se de frente à ela. Sabia que era uma situação emocionalmente carregada e sabia também como era estar em situações assim. Joana começou a falar de forma desordenada, era a ansiedade que parecia atrapalhar a ordem dos pensamentos. Paula manteve o foco, continuou a olhar para Joana demonstrando calma, não a interrompeu nem pediu que organizasse a fala. Apenas deixou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com