TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Atividade Autodesenvolvimento Aula 03

Artigos Científicos: Ava Atividade Autodesenvolvimento Aula 03. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo

1 SOCIAL: tem por base que ninguém absolva bens, recursos naturais ou energéticos que sejam prejudiciais a outros, definindo um padrão de desigualdade aceitável, erradicando a probresa e dando uma vida digna a todos;

2 ECONÔMICA: propõe o aumento da eficiência da produção com economia crescente dos recursos naturais de forma que estes mesmos possam ‘’ render “ por muito mais séculos.;

3 AMBIENTAL: sugere que o modelo de produção e consumo seja compatível com a capacidade da natureza de se renovar;

4 PODER: ou a politica, a despolitização do DS é uma forma de fazer com que ela ultrapasse fronteiras, porém, as formas de exploração violentas ou a equidade social por exemplo são suas consequências, então divia haver uma interferência ai também;

5 CULTURAL: não é possível haver uma mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não mudar os valores e comportamentos da cultura capitalista, ao invés de consumir para usufruir e de ter mais para ter melhor.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

São elas: Ambiental, econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é a tecnologia, onde superaria os limites dos recursos naturais através das invenções humanas; A segunda è uma mudança radical no padrão de produção e consumo vigente, como o movimento de decrescimento entre outros e a terceira é a não resposta, a possibilidade de não conseguir evitar a catástrofe.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

O que a tecnologia puder fazer para poupar os recursos naturais é bom desde que não nos prejudique a longo prazo, mas não é a única atitude que temos que tomar eu acredito que em tudo na vida a moderação cai muito bem, é preciso diminuir o consumismo e o desperdício mas também não precisa decrescer, penso que muitas atitudes tem que ser tomadas nos 5 ambitos, poia a sustentabilidade é uma medida da evolução humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com