TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVANÇOS DA INTERNET E O PROTOCOLO IPv6

Por:   •  21/9/2015  •  Artigo  •  7.380 Palavras (30 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 30

AVANÇOS DA INTERNET E O PROTOCOLO IPv6

RONDONÓPOLIS-MT

2015

JONH LENON ????

AVANÇOS DA INTERNET E O PROTOCOLO IPv6

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade UNIC Rondonópolis, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Sistema de Informação.

Orientador: Profº ????

Rondonópolis – MT

2015

Dedicatória

Agradecimentos

RESUMO

ABSTRACT

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

LISTA DE SIGLAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. O SURGIMENTO DO COMPUTADOR

Sobre a origem do computador, em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro, sendo a partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. Ele contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje, tais como: memória principal, memória auxiliar, unidade central de processamento e dispositivos de entrada e saída de dados que atualmente permitem a ligação de periféricos como monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros. Mesmo assim, a invenção do transistor, em 1947, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.

A partir da década de 50, os computadores começam a diminuir de tamanho e preço, sendo que neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips, responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos eletrônicos. Já em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.

A IBM, em 1981, lança o seu PC (Personal Computer), que na época se tornou um sucesso comercial. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft. Bill Gates, então, o dono da Microsoft, convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa e isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes. Posteriormente, os PCs passam a usar microprocessadores cada vez mais potentes: 286, 386SX, 386DX, 486SX, 486DX. O Pentium, que surge nos anos 90, ainda é um processador dos mais usado em PCs.

O Macintosh é um micro que foi lançado em 1984 e revolucionou o mercado ao promover o uso de ícones e do mouse. No ano seguinte, a Microsoft lança a interface gráfica Windows, adaptando para os PCs o uso de ícones e do mouse. Nota-se então o sucesso do Windows a partir de 90, com a versão 3.0, sendo que a nova versão foi lançada em 1995, totalizando 45,8 milhões de usuários registrados pela Microsoft em dezembro de 1996.

A partir da década de 90 começam a surgir os computadores que, além do processamento de dados, reúnem fax, modem, secretária eletrônica, scanner, acesso à Internet e drive para CD-ROM. Os CDs-ROM, sigla de compact disc read-only memory, criados no início da década, são discos a laser que armazenam até 650 megabytes, 451 vezes mais do que um disquete (1,44 megabytes). Além de armazenar grande quantidade de texto, o CD-ROM tem capacidade de arquivar fotos, vídeos e animações. No ano de 1996 é anunciado o lançamento do DVD (digital vídeo disc), sendo este um compact-disc com capacidade de 4,7 gigabytes (cerca de 7 CDs-ROM). Os computadores portáteis (laptops e palmtops), marcas da miniaturização da tecnologia, também se popularizam nos anos 90.

O avanço é tão grande, que já surgiu um novo ramo na informática, a inteligência artificial, que estuda métodos de simular o pensamento humano nos computadores com o objetivo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com