TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios E Malefícios Da Internet

Trabalho Escolar: Benefícios E Malefícios Da Internet. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.831 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo das telecomunicações tem vindo a evoluir nas últimas décadas a um ritmo exponencial, pelo que a Internet atingiu uma população de utilizadores colossal, tornando-se bastante importante no mundo actual, sendo agora um veículo de informação, entretenimento, interacção cultural..., indispensável ao funcionamento do mundo moderno.

Pela importância que a Internet assume na sociedade actual, dedicar-nos-emos a elaborar um estudo sociológico, de modo a recolher os dados mais significativos sobre os principais aspectos que tornam a Internet benéfica ou maléfica, que seguidamente apresentamos.

Para a concepção deste estudo sociológico foram elaborados inquéritos por questionário, de resposta semi-aberta, realizados em Escolas Secundárias e Escolas Básicas de Terceiro Ciclo da cidade de Braga.

A obtenção de resultados foi conseguida através de uma amostra representativa da população estudantil da referida cidade, adquirindo, através de 385 inquéritos, um nível de confiança de 95,5%, com um erro de amostra de, aproximadamente, 5%.

Cerca de 4/5 da população estudantil da cidade de Braga aufere do acesso à Internet, quer de Casa quer da Escola, com ligeiro destaque para o acesso na Escola. De referir também a falta de opções que esta parte da população tem de locais públicos de acesso à Internet verificada pela predominância quase total da sua utilização quer em Casa quer na Escola.

De registar também a pouca utilização mensal da Internet por parte desta faixa etária, sendo que a maioria não a utiliza mais de 10 horas. Isto dever-se-á, possivelmente ao seu elevado custo.

No que diz respeito à finalidade da utilização da Internet chega-se à conclusão que Lazer e Pesquisa surgem à cabeça na lista de preferências da população em estudo.

O estudo realizado permitiu-nos concluir que na opinião dos inquiridos os principais benefícios que a Internet proporciona variam desde a Informação até à possibilidade do uso do correio electrónico, sendo de salientar que a Informação, a Comunicação e o Lazer são os aspectos mais benéficos.

Por último, no que concerne aos malefícios é de referir que o Elevado Custo e o facto de a Internet poder criar dependência, são os principais reversos da medalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com