TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

FELIPE CARDOSO DA CONCEIÇÃO

ALGORITMOS

SÃO PAULO

2015

FELIPE CARDOSO DA CONCEIÇÃO

ALGORITMOS

Trabalho apresentado ao curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista - Cidade Universitária, como aproveitamento parcial da disciplina Lógica de Programação e Algoritmo.

Orientadora: Prof. Amanda

SÃO PAULO

2015

        SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ALGORITMOS        

  2.1  Tipos de Algoritmos: Descrição Narrativa, Pseudocódigo e Diagrama de Bloco        

  2.2  Tipos de Variáveis: Variáveis, Declaração de Variáveis e Constantes, e Palavras Reservadas.        

3.        ESTRUTURAS        

  3.1  Desvios Condicionais Simples        

  3.2  Desvios Condicionais Compostos        

  3.3  Escolha        

  3.4  Laços de Repetição (Enquanto e Repita)        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

No nosso cotidiano executamos diversos algoritmos sem nos darmos conta, pois não nos convém, ou pode causar algum atraso em determinada situação, e muitas das vezes quando algo sai do normal, provavelmente é porque pulamos uma parte do algoritmo, nesse momento se torna muito conveniente analisarmos o erro, ou até mesmo refazer determinado processo para obtermos a solução, existe também algoritmos estruturados, que nada mais é do que a resolução de um problema computacional, usados em linguagem de programação para criar tais programas que facilita tudo. Conhecido como Português Estruturado, para os mais chegados da matéria Portugol que dá a base ao programador para desenvolver seu sistema, aonde trabalha com algoritmos por sequência e repetição de algoritmos para muitos problemas com a mesma solução. E na construção da base é muito importante evitar advérbios, adjetivos, frases imperativas e algumas determinadas pontuações, porem cada linguagem de programação já tem como nativa algumas pontuações, que o programador pega intimidade ao longo do tempo.

O algoritmo é expressamente necessários valores como entrada para que o programa crie valores de saída. Muitas vezes descrita como texto a formação de algoritmo para percorrer uma determinada sequência em ordem definida pelo desenvolvedor. Um algoritmo será uma das únicas coisas que não poderiam ser automatizadas, pois se um desenvolvedor produzir um seguindo algoritmo hoje, e em pouco tempo depois olhar mais uma vez para o problema, ele sempre ira achar outra solução.

Os métodos mais importantes para a sua criação é ler cuidadosamente o problema citado, fazer uma boa compreensão e destacar os pontos mais importantes, logo em seguida definir os dados de entrada, saída e processamento, definir quais variáveis será utilizada para criar os algoritmos e por fim criá-los e testá-los.

Existem diversos soluções como desvio de condicional simples, que tem como funcionalidade tomar apenas uma decisão sendo esta decisão verdadeira, também tem o desvio condicional composto, que tem a mesma base que o simples, porém ele faz enumerados testes não sabendo realmente o seu resultado. Usado com o mesmo intuito existe a estrutura de seleção múltipla ECOLHA-CASO, a sua diferença é que o código fica mais organizado, e disponibiliza a opção que leva ao bloco da linha de código. Também existem alguns laços de repetições que seriam usados para repetir situações semelhantes, conhecido como ‘PARA’ em inglês ‘FOR’ e também o ‘ENQUANTO’ em inglês ‘WHILE’.

  1. ALGORITMOS

Algoritmo é simplesmente uma sequência de instruções voltada para a solução de um determinado problema, é muito utilizado para diversos tipos de problema, tanto para o mundo computacional como para a culinária que também existem bastante algoritmo mundialmente conhecidos, como para a engenharia, enfim, em inúmeros problemas você tem diversos algoritmos de solução, a definição mais simplória de ser compreendido seria: resolver um determinado problema, por etapas, quando falamos em algoritmos se torna muito fácil de identificarmos, pois tem origem da palavra algarismo, onde provavelmente todos que já passaram por uma creche conhecem o significado, porem os significados são totalmente distintos.

  1. Tipos de Algoritmos: Descrição Narrativa, Pseudocódigo e Diagrama de Bloco

A descrição narrativa é a representação de algoritmo diretamente em linguagem natural, pois ela analisa o problema do enunciado e descreve quais passos fazer para chegar à solução, apesar de ser facilmente compreendido é mais utilizado em cursos técnicos ou superiores, raramente utilizados por desenvolvedores por que determinado algoritmo pode dar uma compreensão ambígua, ou seja, interpretar uma determinada frase de várias maneiras, podendo tornar mais difícil para compreender o que realmente quer ser passado através desse algoritmo um exemplo bem comum utilizado para explicações seria “apertar o interruptor para apagar a luz” apesar de não estar errada, a melhor opção de utilizar esse algoritmo seria “aperta o interruptor para cima para apagar a luz”. Para pessoas racionais não teria o menor problema apertar para cima ou para baixo, mesmo se a instrução não fosse dada corretamente usaríamos a lógica e apagaríamos, no entanto programas computacionais não têm lógica própria, ele usa a lógica que descrevemos, e dando essa compreensão de ambiguidade apenas iria deixar o programa mais lento, pois se uma condição não fosse verdade ele iria testar as outras, mas quando dermos a condição verdadeira logo de cara, ele não iria perder tempo com as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com