TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo de Recorte

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Recorte

Vimos no cap´ıtulo 5 que somente os objetos contidos no volume de visa˜o, delimintados pelos planos u = umin, u = umax, v = vmin, v = vmax, n = nmin = −F e u = −B, sa˜o enviados a um dispositivo de sa´ıda para serem imageados. O processo de extrac¸˜ ao da uma sub-regia˜o de interesse de uma cena ´e conhecida em Sistemas de Informac¸˜oes Gra´ficas por recorte ou clipping. Veremos na sec¸˜ ao 6.1 que esta extrac¸˜ ao deve ser feita antes da “homogeneizac¸˜ao” das coordenadas (X,Y,Z,W) para (x,y,z,1), a fim de evitar remoc¸˜oes indevidas. A princ´ıpio, pode-se reduzir analiticamente o problema de recorte num problema de intersec¸˜ ao entre os modelos geom´etricos de uma cena e os planos limitantes do volume de visa˜o. Sendo a maioria dos algoritmos de intersec¸˜ ao computacionalmente custoso, um dos principais objetivos dos algoritmos de recorte ´e reduzir o tamanho dos elementos que passam pelo algoritmo de intersec¸˜ ao e/ou otimizar os algoritmos de intersec¸˜ao. Exemplos de algoritmos de recorte de pontos, segmentos e pol´ıgonos sa˜o apresentados, respectivamente, nas sec¸˜oes 6.2, 6.3, e 6.4.

Recorte (“clipping”)

Processo de visualização que leva em conta apenas o conteúdo da janela de desenho.

Ponto

Assumindo que a janela para recorte seja uma área retangular, um ponto (x,y) será desenhado numa área de tela se obedecer as seguintes inequações:

  xwmin <= x <= xwmax   ywmin <= y <= ywmax  

onde, as bordas da janela podem ser uma janela de coordenadas globais ou as bordas de uma “viewport”.  

Retas (segmentos de retas)

Para realizar o recorte de segmentos de retas, é necessário testar se o segmento esta totalmente fora ou totalmente dentro da área de recorte. Caso contrário, deve-se achar as intersecções do segmento com as bordas da janela de recorte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com