TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo de roteamento

Tese: Algoritmo de roteamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  5.837 Palavras (24 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 24

Resumo

Entendemos o algoritmos de roteamento em camadas disponíveis , grafo de sub-redes que definindo os caminhos mais curtos, grafos que representam um roteador e cada arco indicando uma linha de comunicação.

Aplicações para roteamento de difusões tais como envio de um pacote a todos os destinos simultaneamente. Sistemas de numeração de protocolos onde são administradas e gerenciadas pela a Iana

Neste trabalho podemos entender sobre endereçamentos de IP’s e como seriam aplicados e gerenciados para um projeto ou planejamentos dentro de uma entidade, definindo a mascara de rede, os números de IP’s que serão usados nos hosts, broadcast tipos de endereçamentos que neste caso foi usado os estático e a integração do IPv6 sem que o IPv4 seja banido completamente.

Definições de camadas de rede e suas aplicações que através de modelos as informações são passadas. Modelos TCP/IP baseia-se em um modelo de referência de quatro camadas e todos os protocolos que pertencem ao conjunto de protocolos estão localizados nas três camadas superiores desse modelo.

Definições e conceitos sobre segurança da Informação, estabelecemos regras e leis internas que são integradas dentro de uma entidade onde todos os envolvidos que utilizam as informações da entidade como recursos para suas atribuições.

Servidores de redes que servem para administrar e gerenciar os dados e informações como também IP’s, servidores de antivírus, servidores de arquivos, servidores de banco de dados, que tem como front end sistemas operacionais utilizados para administrar esse grandes componentes.

Etapa 3

Passo1

Para redução da complexidade do projeto de rede, a maioria é organizada como uma pilha de camadas (ou níveis), colocadas uma sobre as outras. O n°, nome, funções diferem de uma para outra camada de maneira bem definida.

O objetivo de cada camada é fornecer determinados serviços as camadas superiores.

Quando uma camada não se comunica com outra camada, as regras e convenções dessa comunicação recebem o nome de protocolo (conjunto de primitivas de serviços). Basicamente, um protocolo é um acordo entre as partes para uma comunicação. Ex. Protocolo de aperto de mão, beijo, diferente de uma princesa para um buteco. Entre cada camada existe uma interface que define as operações e serviços da camada inferior para a superior. Um conjunto de camadas e protocolos é chamado de arquitetura de rede. Ex. Comunicação entre duas pessoas que não falam uma língua em comum.

Primitivas de Serviços: Um serviço é especificado formalmente por um conjunto de primitivas (operações) disponíveis para que os processos do usuário acessem o serviço. Essas primitivas informam ao serviço que ele deve executar alguma ação ou relatar uma ação executada por uma entidade par. Essas primitivas podem ser usadas para uma interação de solicitação/resposta em uma ambiente cleinte/servidor. Mostrar um handshake (LISTEN, CONNECT, RECEIVE, SEND, DISCONNECT).

Tipos de Serviços: As camadas podem oferecer dois tipos de serviços as camadas superiores.

Serviços orientados a conexão: Como a chamada telefônica: para falar com alguém você tira o telefone do gancho, tecla o telefone de destino, fala e em seguida desliga. Da mesma forma para conexões como se fosse um tubo: o transmissor empurra objetos (bits) e o receptor recebe do outro lado. Na maioria dos casos a ordem é preservada, de forma que os bits chegam na sequência como saíram da origem.

Serviços não orientados a conexão: Como no sistema postal, cada mensagem (carta) carrega o endereço de destino completo e cada uma delas é roteada pelo nós intermediários do sistema, independentemente das outras. Essa “carta” no sistema não orientado a conexão recebe o nome de datagrama.

Roteamento

O algoritmo de roteamento é a parte do software da camada de rede responsável

pela decisão sobre a linha de saída a ser usada na transmissão do pacote de entrada. Se

a sub-rede utilizar datagramas internamente, essa decisão deverá ser tomada mais uma

vez para cada pacote de dados recebido, pois a melhor rota pode ter sido alterada desde a última vez. Se a sub-rede utilizar circuitos virtuais internamente, as decisões de roteamento serão tomadas somente quando um novo circuito virtual estiver sendo estabelecido. Daí em diante, os pacotes de dados seguirão a rota previamente estabelecida. Às vezes, essa última circunstância é chamada roteamento por sessão, pois uma rota permanece em vigor durante toda uma sessão do usuário (por exemplo, uma sessão de login em um terminal ou uma transferência de arquivos).

Um roteador tem dois processos em seu interior. Um deles trata cada pacote que chega, procurando a linha de saída que será usada para ele nas tabelas de roteamento. Esse processo é o encaminhamento. O outro processo é responsável pelo preenchimento e pela atualização das tabelas de roteamento. É nesse processo que o algoritmo de roteamento entra em cena. deve ser capaz de aceitar as alterações na topologia e no tráfego sem exigir que todas as tarefas de todos os hosts sejam interrompidas e que a rede seja reinicializada sempre que algum roteador apresentar falha.

Roteamento pelo caminho mais curto

Esta é uma técnica muito utilizada, haja vista ser simples e fácil de entender. idéia

principal é criar um grafo de sub-rede, com cada nó do grafo representando um roteador e cada arco indicando uma linha de comunicação (enlace). Para escolher uma rota, o algoritmo simplesmente encontra o caminho mais curto expresso na rota. A métrica usada para determinar o caminho mais curto entre fonte e destino pode se basear em diferentes métodos:

• Número de hops (saltos) entre fonte e destino;

• Distância Física (Geográfica);

• Fila média e atraso de transmissão associados a cada arco no caminho para algum pacote padrão de teste transmitido a intervalos regulares. O caminho mais curto é o mais rápido, ao invés daquele com menor número de arcos ou km.

Roteamento por difusão

Em algumas aplicações, os hosts precisam enviar mensagem a muitos outros hosts. Neste caso o envio de um pacote a todos os destinos simultaneamente é chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com