TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos de busca

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

Algoritmo de busca: uma ferramenta eficiente e exata  

Fernanda Laura Camargo dos Santos[1]

Gregório Matos

Pablo Rodrigo dos Santos

Paulo Afonso

Raphael Rodrigues de Souza

Samuel Silva

Otaviano Silvério Sousa[2]

Resumo

O algoritmo desempenha um importante papel para as linguagens de programações utilizadas atualmente, em variadas aplicações. Este artigo apresenta o funcionamento e a concentração do uso de algoritmos de busca destinados a busca na WEB, a qual deve ser otimizada com o avanço da popularização da internet. A relevância deste trabalho são ressaltados pela quantidade de informações na WEB em que o resultado é colocá-las em ordem,facilitando a navegação do usuário na internet.

Palavras Chave: Algoritmo, algoritmo de busca, WEB.

Introdução

O algoritmo é, segundo Saliba (2011),  uma especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, que foi desenvolvido muito antes do surgimento da computação. Pode ser representado na forma narrativa (como uma receita de bolo), como fluxograma, que através da simbologia, explica passo a passo as ações a serem seguidas, e também por pseudocódigo, que está mais relacionado à implementação.

Com o avanço da computação e a popularização da internet, vem sendo necessário aprimoramento e otimização da busca, devido ao enorme número de sites que surgiram e surgem atualmente, sendo que nem todos são seguros ou possuem informações verdadeiras.

Dois grandes exemplos da funcionalidade dos algoritmos de busca são: primeiramente os sites de relacionamento que possuem um algoritmo para buscar e sugerir “amigos” que supostamente são muito possíveis de serem amigos reais. O segundo grande exemplo é o Google que executa uma das mais apuradas buscas de sites através de um algoritmo que de acordo com alguns critérios, classifica os sites por relevância.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo desenvolver um artigo cientifico sobre um tema que é muito utilizados por usuários da internet, o algoritmo de busca presente em sites de busca como Google, Yahoo, e outros. O artigo vai mostrar quais são as funções e utilidades dos algoritmos nos sites de busca, que métodos estes sites utilizam para quando o usuário digitar uma palavra qual site vai aparecer primeiro.

Apesar de serem bastante utilizados os algoritmos de busca, são guardados como segredo absoluto pelos sites de busca, hoje em dia um dos principais sites de busca, o Google, não releva o seu algoritmo de busca, pois se revelar o seu segredo qualquer um poderia montar um site igual. Por isso no nosso trabalho mostraremos quais outros métodos que eles utilizam alem do algoritmo de busca, para fazer o “PageRank” em seus sites.

Justificativa

Hoje em dia os sites de busca na internet, tem sido os mais visitados na web, pois de forma pratica e rápida o usuário, digitando apenas algumas palavras, ele encontra o assunto procurado em varias paginas. Buscando aprender mais sobre o assunto e métodos utilizados por estes sites, foi proposto ao grupo a fazer uma pesquisa de como funciona estes tipos de programas de buscas, suas utilidades, para um maior conhecimento acadêmico sobre a área em que estamos estudando.

Para que aprender sobre isto?

Metodologia utilizada

O método a ser utilizado no artigo cientifico será com base em pesquisa de

dados em outros artigos, sites, livros acadêmicos ou relacionados ao tema.

Pesquisa bibliográfica

Referencial Teórico

A especificação da seqüência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, dá-se o nome de algoritmo [Universidade Federal do Rio Grande de Norte]. Os algoritmos de busca utilizam algumas informações específicas do problema para gerar um novo estado, tendo base a função de avaliação que procura estimar o número de passos para chegar à solução [ (PAES e CARVALHO, 2000) A velocidade que você nota pode ser atribuída em parte a eficiência de nosso algoritmo de busca e parcialmente

a milhares de computadores de baixo custo que nós reunimos em rede para criar um

mecanismo de busca super-rápido [Google].

Desenvolvimento

2.1 Referencial histórico

A palavra algoritmo é derivada do nome do matemático árabe do século XIV, Al Khowarizmi. Surgiu para facilitar os cálculos, sem auxílio de outros instrumentos menos precisos, ou mais complexos, é“um tipo de processo lógico-formal no qual se pode confiar e que produz um determinado resultado sempre que “posto a funcionar” ou evidenciado.”(Renato Zamora Flores http://www.mpsnet.net/portal/Polemicas/Pol010. htm).  Desde então são usados constantemente,desde uma calculadora que possui um algoritmo simples, até um software que é formado por uma seqüência de algoritmos maiores.

Sobre o algoritmo

Em várias áreas é necessário desenvolver uma lógica automatizada para a execução de algum processo, como por exemplo, na engenharia (com máquinas manipuladas para desempenhar uma determinada função), na medicina (com máquinas manipuladas para auxiliar o médico) e os veículos de auxilio devem ser aprimorados ao máximo para maior eficiência e diminuir, várias vezes obrigatoriamente a subtração exacerbada, a margem de possibilidade de erros, pois podem ser fatais.

Uma empresa pode ser prejudicada em sua tomada de decisões e armazenamento de seus dados e informações

O algoritmo é essa ação seqüencial que levará a um resultado esperado. Todos os funcionamentos e ações na internet têm como base o algoritmo, ou seja, para obter algum objetivo em uma função de algum site, por exemplo, de busca, existe uma seqüência de ações, determinações e condições para seu funcionamento.

Um algoritmo, segundo Knuth (1997): apresenta várias características:

  1. Sempre termina;
  2. Cada ação é descrita precisamente e sem ambiguidades;
  3. Cada ação é simples o bastante de tal maneira a ser executada em um intervalo de tempo;
  4. Um algoritmo sempre produz um ou mais resultados.

O conceito de algoritmo é tão amplo que até em atividades cotidianas, como uma receita de bolo, podemos perceber algumas ações automatizadas, que se encaixam no conceito. Muitas empresas desempenham planos e ações de produção, que muitas vezes sem saberem o que significa, se encaixam perfeitamente, no conceito de algoritmo, pois tem um ponto de partida já esperado, um desenvolvimento objetivo e coeso do que está-se manipulando, já esquematizado e uma (ou várias) soluções e/ou respostas que são o objetivo de tais planos/ações (do algoritmo).(XXX,2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com