TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Algoritmos e Programação I

Por:   •  1/9/2017  •  Artigo  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Piauí

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Disciplina: Algoritmos e Programação I

Professora: Alcilene Dalilia de Sousa

Curso: Sistemas de Informação

Aluno: Pedro Hércules de Sousa Dantas

Software e Hardware


Introdução

Neste artigo, veremos o que é um software e qual a sua função, também veremos o que é um hardware e quais seus principais componentes e qual a função de cada um deles, destacando o papel das unidades de processamento e memórias.

Software

O software é a parte lógica do computador, ou seja, o software a manipulação, é instrução de execuções, é o redirecionamento e a execução de tarefas. Os softwares podem ser classificados em:

Softwares de sistemas: São aqueles que permitem que o usuário interaja com o computador e suas partes, temos como exemplos: o S.O, drivers, etc...

Softwares de aplicações: São aqueles que o usuário pode fazer determinadas tarefas, através do uso de aplicativos, tem como exemplo: o Word, o Excel, Bloco de notas, etc...

Softwares de programação: São usados para a criação de outros programas, através da linguagem de programação, como o Java, Pascal, C+, entre várias outras.

Softwares de Tutorial: São auxiliadores, que ajudam o usuário a mexerem em outros programas.

Softwares de jogos: São voltados para o entretenimento, com muitos recursos disponíveis.

Softwares Aberto: São qualquer um citado logo acima, que, evidentemente, tem o seu código fonte disponível para qualquer pessoa.

Todos esses softwares sempre estarão em constante evolução, a cada dia estão evoluindo. Sempre lançando novos aplicativos, jogos e S.O, tudo para facilitar o seu dia a dia.

Hardware

O hardware é a parte física dos computadores, ou seja, é o conjunto de componentes que fazem o computador funcionar. Existem vários tipos de hardware, cada um deles com diferentes funcionalidades, tanto de processamento ou armazenamento, é o que veremos a seguir, destacando papel de ambos.

Unidades de processamento

Unidade de processamento ou CPU (Central Processing Unit), conhecido também como processador, desempenha um papel vital no funcionamento de um sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento, também pelo controle, durante a execução de um programa.

Memória

A memória são todos os dispositivos que permitem o computador a guardar dados temporariamente ou permanentemente. A unidade básica da memória é o digito binário, ou também bit, que pode ser 0 ou 1.

Existem dois tipos de memória as internas e as externas, as internas são voláteis, ou seja, no caso de perda de energia, os seus dados armazenados serão perdidos, já as externas não são voláteis, servem para guardar enquanto o computador está em uso.

Memória RAM

É um exemplo de memória volátil, ela armazena dados temporariamente, assim perdendo os dados salvos quando o computador é desligado. A sigla RAM vem do Ranolom Acess Memory, ou Memória de Acesso Aleatório.

HD

HD ou Hard Disk, Serve como armazenamento permanente de arquivos e programas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com