TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos no Século 21

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  14.090 Palavras (57 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 57




CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS

NO

SÉCULO XXI


Cesar Bezerra Teixeira

2012

2ª Edição


Prefácio 1ª Edição

O conhecimento de algoritmos é essencial para o entendimento da programação de computadores, sendo pré-requisito para o aprendizado de qualquer linguagem. A facilidade de acesso à informação nos tempos atuais induz à “decoreba”, fazendo que muitos memorizem e repitam padrões pré-fabricados de programação, sem um perfeito conhecimento das tarefas que estão realizando. Este processo forma programadores que executam tarefas pré-definidas.

Por sorte alguns dos programadores “decoreba” até conseguem um emprego, mas não possuem o conhecimento suficiente para produzir sistemas de qualidade. Um sistema de informação visa suprir  um determinado ponto da cadeia de trabalho com as informações necessárias ao cumprimento de suas tarefas, nessa linha de raciocínio o programador tem que entender o problema a ser resolvido, arquitetar a solução e só então lançar-se à programação, carecendo portanto de uma boa formação para "bolar" a solução.

A projeção das soluções de programação passa pela capacidade de elaboração de algoritmos, que é o escopo desse livro. O conteúdo é baseado na minha experiência como profissional de programação, tendo programado e gerenciado vários projetos e principalmente como docente, onde tive a oportunidade de testar várias formas de ensinar algoritmos. Nas minhas aulas procuro imaginar qual o perfil que gostaria que meus alunos tivessem para comporem minha equipe.

Como todo ramo do conhecimento humano, a Computação tem seu conhecimento específico. Para aprender a programar é necessário o desenvolvimento de raciocínio lógico e do entendimento da forma como o computador resolve os problemas. A melhor maneira que encontrei para esse aprendizado é o “aprender fazendo”. De forma diferente de outros cursos de algoritmos serão utilizadas as linguagens Pascal e C como ferramentas de aprendizado de algoritmos, no lugar de usar somente pseudo-código ou outras formas de representação de algoritmos, que não podem ser executados diretamente num computador.

O título "Século XXI" foi usado para tentar usar o contexto atual da sociedade no ensino dos fundamentos dos algoritmos, evitando a produção de "pseudo programadores", aqueles que apenas conseguem repetir coisas prontas, sem a capacidade de inventar. Este pequeno trabalho se destina a tentar iniciar novos programadores e por mais que eu tenha tentado acertar, certamente vários erros devem constar das páginas a seguir e ficarei muito grato pelo envio de sugestões e críticas.


Boa Leitura



Cesar Bezerra Teixeira

Prefácio 2ª Edição

Como dito no prefácio da 1ª edição, um texto destinado a ensinar programação deve ser criticado e o método testado. Recebi diversas críticas e sugestões ao texto da primeira edição, o que me forneceu material para  revisão, permitindo a modificação e acréscimo de textos.

Foram incluídos tópicos sobre alguns temas fundamentais na programação, como a definição de bits e bytes, a ideia de que um computador é uma máquina elétrica, o conceito de linguagem de máquina, dentre outros. Nos capítulos sobre algoritmos foram detalhados os itens que descrevem seus elementos, a ideia é que o aluno entenda bem os diversos conceitos que definem a teoria dos algoritmos.

Nos capítulos que tratam de Pascal e Linguagem C os elementos da linguagem foram definidos com maior precisão, bem como acrescentados novos exemplos de programas.

Em todos os capítulos as referencias bibliográficas foram colocados no final do próprio capítulo ou de uma seção, estimulando a imediata consulta ao tema e a expansão do conhecimento adquirido. Em sintonia com o mundo atual, centrado na Internet, foram utilizadas referências da própria Internet, na medida do possível.

Espero que com essas alterações o texto forneça os elementos necessários ao auto aprendizado, condição fundamental para um programador. As críticas e sugestões serão sempre bem-vindas e deverão ser remetidas para meu email pessoal- cesar.txr@gmail.com.

Boa Leitura



Cesar Bezerra Teixeira


SUMARIO

Prefácio 1ª Edição        

Prefácio 2ª Edição        

Capítulo 1        

1.1)Uma primeira definição para computador        

1.2) Conceitos Fundamentais        

1.3)O Conceito de Algoritmo        

1.4) Características dos Algoritmos        

1.5) Algoritmos, Programas, Processos e Linguagens        

1.6)Representação de Algoritmos Computacionais        

Capítulo 2        

2.1) Introdução        

2.2) Dados: Variáveis e Constantes        

2.3) Identificadores        

2.4) Instruções        

2.5) Uso de Funções Pré-Definidas        

Capítulo 3        

3.1) Exibição de uma mensagem na tela        

3.2) Cálculo da Soma de 2 Números        

3.3) Cálculo da Média de um Aluno        

3.4) Cálculo da Área da Circunferência        

3.5) Cálculo do Maior Valor entre dois Números        

3.6) Verificação da Aprovação de um aluno        

3.7) Exibição dos Números Pares entre 1 e 100        

3.8) Soma dos 100 primeiros inteiros        

3.9) Série de Fibonacci        

3.10) Calculo do Fatorial        

Capítulo 4        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.2 Kb)   pdf (605.5 Kb)   docx (211.8 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com