TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alocação de memória

Resenha: Alocação de memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Alocação de memória

consiste no processo de solicitar/utilizar memória durante o processo de execução de um programa de computador. A alocação de memória no computador pode ser dividida em dois grupos principais:

• Alocação Estática: os dados tem um tamanho fixo e estão organizados seqüencialmente na memória do computador. Um exemplo típico de alocação estática são as variáveis globais e arrays;

• Alocação Dinâmica: os dados não precisam ter um tamanho fixo, pois podemos definir para cada dado quanto de memória que desejamos usar. Sendo assim vamos alocar espaços de memória (blocos) que não precisam estar necessariamente organizados de maneira seqüencial, podendo estar distribuídos de forma dispersa (não ordenada) na memória do computador. Na alocação dinâmica, vamos pedir para alocar/desalocar blocos de memória, de acordo com a nossa necessidade, reservando ou liberando blocos de memória durante a execução de um programa. Para poder “achar” os blocos que estão dispersos ou espalhados na memória usamos as variáveis do tipo Ponteiro (indicadores de endereços de memória).

PONTEIROS EM C:

Ponteiros são usados em situações em que é necessário conhecer o endereço onde está armazenada a variável e não o seu conteúdo.

Um ponteiro é uma variável que contém um endereço de memória e não o conteúdo da posição.

A memória de um computador pode ser vista como uma sequência de bytes cada um com seu próprio endereço. Não há dois bytes com o mesmo endereço. O primeiro endereço é sempre 0 e o último geralmente é uma potência de 2. Por exemplo um computador com memória igual a 16 Mbytes tem 16x1024x1024 bytes.

A figura abaixo mostra um mapa de um trecho de memória que contém duas variáveis (num, res) inteiras de tipo longo (4 bytes cada uma). Observar que os endereços estão pulando de quatro em quatro já que as variáveis são inteiras de tipo longo.

ESTRUTURA DE DADOS EM C:

Estruturas de Dados

Em todo programa de maratona o que fazemos é manipular dados. Por isso é conveniente que esses dados sejam armazenados de forma que sua utilização se torne mais fácil e eficiente. É daí que surge o estudo Estruturas de Dados. Para um bom desempenho nas competições de programação é fundamental dominar as estruturas de dados básicas, que utilizaremos constantemente.

Como regra geral, evite sempre alocação dinâmica explícita de memória e manipulação de apontadores. Normalmente basta definir todas as estruturas já com o tamanho máximo que elas precisam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com