TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da arquitetura e operação dos processadores RISC e SISC

Projeto de pesquisa: Análise da arquitetura e operação dos processadores RISC e SISC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSADORES RISC X PROCESSADORES CISC

Rosangela Martins Leite

INDAIATUBA

2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA

PROCESSADORES RISC X PROCESSADORES CISC

Trabalho apresentado à disciplina de Laboratório de Hardware, sob a orientação do Prof. Jaime Ossada.

INDAIATUBA

2014

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é analisar a arquitetura e funcionamento dos processadores RISC e SISC, quais são suas aplicações e comparação entre suas arquiteturas

Palavras chaves: processadores, funcionamento, aplicações.

Sumário

1. Introdução 1

2. Processadores RISC e CISC 2

3. Aplicações de RISC e CISC 2

4. Tabela RISC x CISC 3

5. Microcontroladores 3

6. Referências Bibliográficas 4

1. Introdução

O objetivo do trabalho é informar, relacionar e discutir sobre os processadores RISC e CISC, mostrar suas aplicações e principais diferenças.

Veremos a evolução dos processadores, seus ciclos de instrução, como se dá o acesso a memória, suas execuções, complexões e registros. Tendo como base mostras que a diferença entres eles se deve a sua arquitetura.

2. Processadores RISC e CISC

As diferenças entres os processadores RISC e CISC não se deve mais somente ao tamanho ou conjunto de instruções, mais sim na arquitetura segundo (Silva & Antunes, n.d.).

Segundo (Freitas, Augusto, Martins, Pós-graduação, & Elétrica, 2003) O primeiro processador utilizado na história foi o CISC (Complex Instruction Set Computing). Como característica principal são conjuntos de instruções com formas variadas, onde uma única instrução pode acessar registradores e memória, fazendo com que a execução das instruções fosse mais lenta. Para suprir a lentidão do sistema CISC foi desenvolvido um novo modelo de processador o RISC (Reduced Instruction Set Computing), cujo objetivo principal era reduzir o número de instruções que acessam a memória, concentrando a manipulação nos registradores, com isso o tempo de execução das instruções ficaram mais rápidas, assim essa arquiteturas tornou-se mais simples e mais baratas.

3. Aplicações de RISC e CISC

A principal aplicação para o processador RISC é para a rede, pois permite um conjunto pequeno de ciclos para execução de cada instrução, acessando menos a memória e garantindo a velocidade requerida.

Processadores CISC são atualmente mais usados em sistemas de uso domésticos INTEL e AMD usam arquitetura baseadas em CISC. (Freitas et al., 2003)

4. Tabela RISC x CISC

RISC CISC

CICLOS E INSTRUÇÕES POR SEGUNDO

CERCA DE 35 A 75 INSTRUÇÕES POR SEGUNDO CERCA DE MAIS DE 100 INSTRUÇÕES POR SEGUNDO

ACESSO A MEMÓRIA

MODO DE ENDEREÇAMENTO

MEMORIA-MEMORIA MODO DE ENDEREÇAMENTO SIMPLES, PERMITE SOMENTE QUE O LOAD E STORE ACENDAM A MEMÓRIA.TODAS AS OPERAÇÕES SÃO DO TIPO REGISTO-REGISTO

PIPELINE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com