TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO ENTRE PROCESSADORES RISC E CISC

Seminário: COMPARATIVO ENTRE PROCESSADORES RISC E CISC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  Seminário  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 2

COMPARATIVO ENTRE PROCESSADORES RISC E CISC.

A principal diferença entre os processadores RISC e CISC pode se ver no próprio nome, A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções, no entanto, comisso, mais lenta fica a execução delas.

A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.

Um processador CISC é capaz de executar várias centenas de instruções complexas, sendo extremamente versátil. Deu-se inicio no começo da década de 80, nessa época a tendência era fazer chips com varias instruções cada vez mais Complexo, porem alguns fabricantes resolveram fazer o caminho inverso, criando-se o padrão RISC que ao contrario dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar com clocks mais altos.

Um processador RISC é capaz de executar instruções muito mais rapidamente. Assim, em conjunto com um software adequado, estes processadores são capazes de desempenhar todas as funções de um processador CISC, compensando as suas limitações com uma velocidade maior de operação. Atualmente, vemos processadores híbridos, que são essencialmente Processadores CISC, porém que possuem internamente núcleos RISC. Assim, a parte CISC do processador pode cuidar das instruções mais complexas, enquanto que o núcleo RISC pode cuidar das mais simples, nas quais é mais rápido.

Abaixo vemos uma tabela comparativa entre as arquiteturas RISC e CISC retirado do PLT 73 – Arquitetura de Sistemas operacionais de Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia.

ARQUITETURA RISC ARQUITETURA CISC

Poucas Instruções Muitas Instruções

Instruções executadas pelo Hardware Instruções executadas por microcódigos

Instruções com formato fixo Instruções com diversos formatos

Instruções utilizam poucos ciclos de maquina Instruções utilizam múltiplos ciclos

Instruções com poucos modos de endereçamento Instruções com diversos modos de endereçamento

Arquitetura com muitos registradores Arquitetura com poucos registradores

Arquitetura pipelining Pouco uso de técnica pipelining

O futuro não está mais buscando desenvolvimento em cima das arquiteturas RISC e CISC, mas está criando uma nova arquitetura denominada EPIC (Explicit Parallel Instruction Computer), que permite o processador executar varias instruções em cada ciclo de clock, essa arquitetura implica no seguinte conceito de que em uma única palavra de instrução contém múltiplas instruções.

No resumo, a diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com