TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de sentimentos e Web 2.0

Projeto de pesquisa: Análise de sentimentos e Web 2.0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.246 Palavras (17 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 17

Wright, Alex. "que minam a Web para os sentimentos, não os fatos" , New York Times , 2009-08-23. Página visitada em 2009-10-01.

Análise de sentimentos e Web 2.0 [ editar ]

O surgimento de mídias sociais , como blogs e redes sociais tem despertado interesse em análise de sentimento. Com a proliferação de opiniões, avaliações, recomendações e outras formas de expressão on-line, on-line opinião se transformou em uma espécie de moeda virtual para empresas que desejam comercializar seus produtos, identificar novas oportunidades e gerenciar suas reputações. Como as empresas olham para automatizar o processo de filtrar o ruído, a compreensão das conversas, identificando o conteúdo relevante e acionando-lo adequadamente, muitos estão agora a olhar para o campo da análise de sentimento. [30] Para complicar ainda mais o assunto, é o surgimento de anônimo plataformas de mídia social como o 4chan e Reddit . [31] Se web 2.0 foi tudo sobre democratização da publicação, em seguida, a próxima etapa da web pode muito bem ser baseada na democratização de mineração de dados de todo o conteúdo que está sendo publicado. [32]

Um passo para esse objetivo é realizado em pesquisa. Várias equipes de pesquisa em universidades de todo o mundo atualmente se concentrar em compreender a dinâmica do sentimento em e-comunidades através de análise de sentimento. [33] O projeto CyberEmotions , por exemplo, recentemente identificou o papel de negativas emoções na condução de redes sociais discussões. [34]

O problema é que a maioria dos algoritmos de análise de sentimento usar termos simples para expressar sentimentos sobre um produto ou serviço. No entanto, fatores culturais, nuances lingüísticas e contextos diferentes tornam extremamente difícil transformar uma seqüência de texto escrito em um sentimento pró ou con simples. [30] O fato de que os seres humanos muitas vezes discordam sobre o sentimento do texto ilustra quão grande é a tarefa é para computadores para obter este direito. Quanto menor a cadeia de texto, mais difícil se torna.

Condliffe, Jamie. "Flaming unidades redes sociais online" , NewScientist , 2010-12-07. Página visitada em 2010-12-13.

CORDIS. "emoções coletivas no ciberespaço (CYBEREMOTIONS)" , Comissão Europeia , 2009-02-03. Página visitada em 2010-12-13.

Análise de sentimento no Reddit" . Recuperado em 10 de Outubro de 2014.

http://www.sas.com/en_us/software/analytics/sentiment-analysis.html

SAS Análise Sentiment ®

Alinhar com os desejos dos seus clientes

Quer saber o que seus clientes pensam? E os seus colaboradores, parceiros e equipe de campo? Opiniões e experiências são expressos em sites e em centros de comunicação - e eles foram enterrados em e-mails, formulários, pesquisas, arquivos internos e relatórios. Se você conhece as opiniões, você pode se comunicar melhor, destacar o lado positivo, identificar problemas e detectar tendências antes que eles balão para preocupações maiores.

Benefícios

Avalie sentimento e monitorar as mudanças ao longo do tempo.

O software extrai automaticamente sentimentos em tempo real ou durante um período de tempo com uma combinação única de modelagem estatística e técnicas de processamento de linguagem natural baseado em regras. Relatórios Integrados mostrar padrões e reações detalhadas. Assim, você pode aprimorar em os sentimentos que se expressam.

Identificar fontes de feedback para definir novas metas.

Ao monitorar ativamente as coleções internas e que combina com informações de sites de redes sociais, você pode ver para onde está sendo discutido e que está sendo dito. Feedback é automaticamente extraído como o conteúdo é rastreado. Conceitos importantes são filtradas para que você possa buscar as oportunidades mais promissoras.

Melhorar continuamente a experiência do cliente e posição competitiva.

O software procura e avalia o conteúdo interno e externo sobre a sua organização e os concorrentes, identificando "sem sentimento" textos positivos, negativos, neutro e - quantificar as percepções do mercado.

Promover a descoberta com um ciclo fechado, ambiente de análise integrado.

Com as avaliações contínuas, você pode refinar os modelos e ajustar as classificações para refletir temas emergentes e novos termos relevantes para seus clientes, organização ou indústria.

Características

Interface fácil de usar para o desenvolvimento do modelo.

Estatística e lingüística combinados para fornecer resultados mais precisos de análise de sentimento.

Contexto das características analisadas para interpretações precisas.

Análise de sentimento dinâmico.

Bancada interativo para o modelo de refinamento.

Atualizações sobre lançamentos web, comentários e opiniões.

Vários idiomas suportados nativamente.

http://cio.com.br/opiniao/2012/04/05/sentiment-analysis-a-nova-corrida-do-ouro-da-informacao-digital/

Algumas das mais importantes organizações de mídia, como The Washington Post, Yahoo, Time e ABC News, estão investindo em tecnologias que podem resultar na construção de um túnel que levará à mina de ouro na camada profunda do tratamento da informação digital: extração do “sentimento” das multidões. Estes grupos investem em pesquisa tecnológica e apostam que vão descobrir o veio que garantirá a dianteira, e sobrevivência, nessa nova corrida do ouro da informação.

É uma área de exploração imensa, pois a interação de muitos indivíduos através das redes sociais conectadas gera enorme e variada quantidade de dados (texto, áudio, imagens estáticas, vídeo etc). Minerando os dados inseridos nas redes sociais, o “sentimento” das multidões pode ser detectado e torna-se uma das mais ricas fronteiras entre a computação e as ciências sociais.

Utilizando técnicas cada vez mais aprimoradas, essas tecnologias tentam “perceber” o que a multidão (milhares de pessoas) está pensando sobre um determinando tema ou fato.

Com o propósito de “captar o sentimento” no meio da conversação nas redes, sistemas que reconhecem linguagem (textmining) e tecnologias com inteligência artificial vasculham semanticamente os posts inseridos pelos usuários. São os computadores e softwares tentando entender o significado da linguagem humana contida nos bytes.

Para isso, utilizam máquinas computacionais que mastigam dados e mais dados (mining), rodando programas que analisam milhões de palavras contidas em mensagens nas redes sociais. Mas esses sistemas conseguem mesmo extrair “sentimentos” de uma massa de usuários de uma rede social conectada?

Exemplos

Um momento propício para observar essas tecnologias já está acontecendo. Com o aquecimento da campanha eleitoral nos EUA, alguns sistemas tentam sinalizar o que a conversação nas redes sociais está dizendo de forma macro sobre os pré-candidatos à presidência. Entre eles estão: o Mentio Machine, do The Washington Post; The Signal, do Yahoo; Campaign Buzz Meter, da Time e rede de TV ABC.

Outra frente explorada com o uso destas traquitanas, levemente semânticas, está na produção der sistemas que estreitam a proximidade do veículo com o seu público-alvo. O Los Angeles Times monitorou os fãs do Oscar e The Boston Globe tenta “pescar” o sentimento dos fãs do time de Beisebol da cidade, o Red Sox.

Laboratório de Pesquisa é a chave

Mas essas tecnologias caem do céu? É só juntar profissionais (conteúdo e tecnologia) e executar um plano de marketing pré-estabelecido? Basta contratar serviços de especialistas em mídias sociais e tudo estará resolvido? Tirando a primeira alternativa, que é ridícula, as duas seguintes são campeãs no Brasil.

Nadando na cultura que a lógica do mercado não combina com os procedimentos descobertos através de pesquisa científica, empresas de mídia no Brasil vão aprofundando o gap entre o que é elaborado nos EUA, Europa e parte da Ásia, no que tange a produção de conteúdo com adição de tecnologias inteligentes. No próximo artigo, tratarei da temática sobre laboratórios de pesquisa dentro das empresas de mídia.

Cito com exemplo da joint-venture entre mercado e academia o caso do Oscar Senti-meter, ferramenta desenvolvida pelo L.A. Times, a IBM e o Laboratório de Inovação da Annenberg da University of Southern California. A tecnologia analisou opiniões compartilhadas no Twitter sobre a corrida ao Oscar, tendo como meta as categorias de melhor ator, atriz e fotografia. O Senti-meter combinou o alto volume de tweets diários, utilizando tecnologia de reconhecimento de linguagem e inteligência artificial, dando como saída (visualização de dados), o “sentimento” de positivo, negativo e neutro.

Tenho muitas perguntas sobre esses sistemas, principalmente, porque os seus algoritmos não são produzidos em código aberto e disponibilizados para serem verificados. Assim, não há como certificar se realmente os resultados demonstrados expressam cientificamente o “sentimento” captado nos tweets.

Esse ponto é extremamente importante no aspecto da democracia, pois nas eleições para presidente do Brasil, há dois anos, um grande portal noticioso brasileiro colocou em sua capa uma visualização desse tipo, mencionando o “sentimento” de positivo ou negativo dos dois principais concorrentes. Tentei verificar qual a metodologia e a tecnologia utilizadas navegando pelos links descobri, bem escondido, que a empresa fornecedora de tal dispositivo não se responsabilizava pelos sentimentos ali visualizados.

Como as visualizações de “sentimentos” podem influenciar o pensamento do eleitor em algum momento, acredito que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria, nas próximas eleições, ficar atendo e verificar as metodologias e tecnologias de mineração de “sentimentos”, a partir de grande quantidade de dados gerados por redes sociais.

Entretanto, essas complexas tecnologias sinalizam que o gargalo do grande volume de dados gerados pela multidão na conversação em redes sociais só pode ser atacado pela joint-venture empresa de mídia e laboratórios de pesquisa, as outras opções não servem nem como estepe remendado.

(*) Walter Lima é pós-doutor Tecnologia e Comunicação. Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo. Membro titular do Núcleo de Ciência Cognitiva da USP.

http://www.zubit.com.br/index.html?utm_source=google_posclique&utm_medium=cpc&utm_campaign=pes_br_produto&gclid=CJHZ4YO4ssECFSZo7AodHwgAKQ

Otimize seu monitoramento

Filtre suas ocorrências por tipos de publicação, período,

rede social, temas e categorias. Com os filtros do

zMonitor, a visão do painel de monitoramento fica mais

clara e objetiva para qualquer tipo deanálise que você desejar.

CRM Social

Cada pessoa que interage com a sua marca ganha o um

Mini-Card do Influenciador, que conta com suas

informações pessoais divulgadas nas mídias sociais,

todos os posts que fezsobre sua marca e do concorrente

(se houver) e um resumo dos últimos posts.

Além dos influenciadores identificados pelo zMonitor,

também é possível realizer a inclusão de novos perfis.

Automatize o atendimento via mídias sociais

Com o zMonitor, não é necessário abrir diversas abas

para entrar em contato com seus públicos. Fale

diretamente com eles pela própria ferramenta!

Defina prioridades de atendimento, proprietário

do ticket e acompanhe os relatórios de performance

da equipe de atendimento.

Análise automática de sentimento

Veja o que seus influenciadores e consumidores sentem

por sua marca de acordo com suas postagens.

O zMonitor analisa e classifica as postagens

automaticamente para criar relatórios precisos!

Controle seus processos e automatize as análises

Com as regras do zMonitor é possível organizer melhor

tudo o que estão falando da sua marca. Além de

organizar, também é possível receber notificações sobre

determinados tipos de ocorrência.

http://monitorizaraperformance.blogspot.com.br/2010/02/o-que-e-um-dashboard.html

Dashboard - O que é? Para que serve?

O QUE É:

O Dashboard é construído para que os gestores possam ter acesso de forma sistemática à informação mais relevante sobre a performance organizacional da sua instituição, ou seja, a história da sua actividade. Toda a informação que está guardada nas bases de dados da nossa organização não serve grande propósito se não soubermos como a devemos apresentar aos respectivos decisores da instituição. No essencial, por detrás desta informação está uma história que importa ser contada.

PARA QUE SERVE:

O Dashboard não é mais do que um report que irá auxiliar os responsáveis de uma organização, de uma área, de uma unidade orgânica ou simplesmente de um projecto na tomada de decisões de gestão. Numa mesma organização podem coabitar diferentes dashboards aplicados em diferentes níveis da instituição. O dashboard deve ser implementado sempre que exista a necessidade de monitorizar a performance da organização. É seguramente um instrumento privilegiado para a comunicação dos principais números/resultados/performance da actividade organizacional.

SIGNIFICADO DE DASHBOARD:

O significado de Dashboard pode ser traduzido para painel de informação. É essencialmente um instrumento de gestão para a monitorização que tem por objectivo servir decisores de topo, intermédios ou colaboradores, na visualização e análise da informação crítica (KPI - Key Performance Indicators), de modo a sustentar a tomada de decisão.

O Dashboard apresenta um conjunto de especificidades próprias, comummente aceites, que caracterizam actualmente o seu conceito:

É um essencialmente um instrumento de apoio à decisão.

Expõe rapidamente os principais indicadores de uma organização, área, unidade orgânica, projecto, etc.

Tenta apresentar informação num único ecrã/página A4.

Possui uma apresentação gráfica simples, objectiva mas também elegante.

Utiliza técnicas de design de modo a reduzir o "lixo visual" e para dar maior eficácia na transmissão da informação/mensagem.

Tenta combinar diferentes variáveis sobre diferentes perspectivas de modo a expor relações que seriam dificeis de identificar analisando os mesmo dados em separado.

Deve permitir a interação entre o analista e os dados de (ex: customizar, segmentar, seleccionar, aprofundar, etc.).

Exemplo de um Dashboard - Cortesia da www.uniquedashboard.com

Autor: Jorge Caldeira (jorge.luis.caldeira@gmail.com)

http://www-03.ibm.com/marketing/br/smarterplanet/sports/?cmp=brand&ct=c24800vw&cr=google_search_network_textad&cm=k&csr=41571social_sentiment&ccy=-&ck=%22an%C3%A1lide_de_marcas_redes_sociais%22&S_PKG=-&S_TACT=C24800VW&mkwid=sh3D9670z-dc_53514097284_432kjo9201

A tecnologia de análise de sentimento social, desenvolvida pela IBM Brasil, analisa o que está sendo postado nas redes sociais sobre qualquer tema, empresa ou pessoa, sem a necessidade de uma hashtag. Todos os posts públicos em português são capturados por um sistema IBM de alta tecnologia com inteligência artificial, que é treinado para aprender a interpretar se o sentimento de cada postagem é positivo, neutro ou negativo. Essa tecnologia é capaz de analisar postagens de diversos assuntos e naturezas, incluindo gírias, sarcasmo e linguagem coloquial.

Dos 500 milhões de usuários ativos da rede social, 33.3 milhões são brasileiros. É o segundo maior país em número de usuários, perdendo apenas para os EUA.

O brasileiro é um dos povos mais atuantes nas redes sociais. Em 2012, o Brasil era o país com maior participação no Twitter segundo Pesquisa “State of Mobile Web” realizada pelo Browser Opera com dados de 190 países. No número geral de usuários de internet, 23% dos que usavam a ferramenta eram brasileiros.

Os brasileiros gostam de compartilhar suas opiniões, ver novidades e defender suas paixões em posts e tweets. E não ia ser diferente com a paixão nacional, o futebol.

Foi pensando nisso que a IBM Brasil pensou em uma ferramenta para contribuir com a torcida: o Ei!, uma ferramenta que analisa o que os torcedores estão dizendo nas redes e identifica opiniões, tendências e vontades da torcida, transformando tudo isso em resultados que até o técnico pode acompanhar.

Mas como o Ei! faz isso? Ele utiliza uma tecnologia chamada Análise de Sentimento Social, que utiliza inteligência artificial para identificar quais comentários são realmente importantes e quais são apenas ruído, tirando conclusões e identificando os sentimentos das pessoas sobre determinado tema.

Os usos do Social Sentiment vão muito além do esporte – com ele é possível avaliar tendências do consumidor e do mercado para moda, eventos, lançamentos de produtos. Com uma total compreensão do estado de espírito do consumidor, é possível ser mais assertivo e aprimorar as estratégias do marketing.

Imagine saber com antecedência que estilo seu consumidor prefere, suas preferências, suas reações à sua campanha e produto e ter uma análise dessas informações?

A análise de sentimento social pode colocar sua empresa sempre um passo a frente do mercado e sintonizada com as vozes do seu público-alvo.

State of the Mobile Web, October 2012: http://business.opera.com/smw/2012/10/

Análise de Sentimentos em Redes Sociais

Muito tem sido dito sobre o crescimento das mídias sociais – seus múltiplos canais e a enorme abrangência de seu conteúdo e assunto. Com a proliferação de dispositivos móveis, mídias sociais estão disponíveis em todos os lugares e seu impacto é imediato. Precisamos olhar mais longe do que as manchetes diárias para ver que o que começou como uma tendência de tecnologia inócua há apenas alguns anos atrás, tornou-se um poderoso instrumento de mudança social.

No mundo dos negócios, a mídia social é agora uma poderosa ferramenta de marketing que ganha mais importância e novos usuários a cada dia que passa. Ela pode ser usada para compartilhar notícias sobre um evento corporativo quase em tempo real, ou criar um buzz sobre um novo produto minutos após seu lançamento. Ou pode ser usada para compartilhar os detalhes de uma experiência desagradável ( ou agradável!) com o atendimento ao cliente.

A IBM enxerga a mídia social como uma ferramenta estratégica na obtenção de dados relacionados ao cliente e possui soluções que fazem a combinação certa de tecnologias para oferecer insights que auxiliam as empresas a conhecerem melhor seus clientes e suas vontades expressas através desses canais de comunicação.

http://www.ibm.com/big-data/br/pt/big-data-and-analytics/marketing/analise-de-sentimentos-em-redes-sociais/index.html?cmp=brand&ct=C248012W%20&cr=link_bigdata_cdr&cm=B&ccy=BR&cd=2014.06.17&cpg=BUAO&csz=webpage&S_TACT=C248012W

Estratégias de vendas segundo a IBM

Conquiste, some e retenha clientes em sua indústria

Conheça seus clientes. Entenda seus desejos e necessidades. Interaja e relacione-se com eles, utilizando seus canais preferidos. Veja como big data & analytics pode ajudar as organizações de uma variedade de indústrias a melhorar as iniciativas de marketing e vendas.

Seguros

Obtenha um entendimento aprofundado de cada segurado individual ao extrair valor dos dados para personalizar uma oferta, atendê-lo com mais eficiência ou identificar onde existe o risco de deserção de clientes.

Otimize as iniciativas e ofertas de marketing, utilizando a análise preditiva e a modelagem para identificar clientes que estão em risco de abandonar suas companhias, e levar a cabo campanhas focalizadas de fidelização, para motivá-los a ficarem. Melhore a interação de agentes e a satisfação de clientes dando aos agentes uma visão 360° de cada cliente.

As capacidades analíticas do IBM Watson Foundations ajudaram a Security First Insurance a priorizar, organizar e responder a altos volumes de publicações em meios sociais após um desastre, o que aumentou a produtividade e a satisfação dos clientes ao unir meios sociais com o processamento de reclamações.

Varejo

Una a experiência física e digital para conquistar o cliente conectado de hoje, aumentar o consumo e reter os clientes mais rentáveis.

Obtenha uma visão completa e conhecimento acionável em tempo real do comportamento de compra dos clientes em todos os canais, desde transações na loja e em linha, até meios sociais e tecnologias de localização.

Melhore as vendas cruzadas e aumente as vendas analisando padrões para entender melhor a vontade de compra dos clientes.

Reduza a despesa em marketing e melhore o retorno sobre investimento ao criar campanhas de marketing personalizadas e focadas em análise de dados geoespaciais em tempo real do comportamento de clientes.

Luxottica utilizou capacidades IBM Big Data & Analytics e uma solução do IBM Business Partner Aginity para identificar seus clientes de maior valor entre quase 100 milhões de clientes, e para criar campanhas de marketing personalizadas, antecipando uma melhora de 10% em efetividade de marketing.

Telecomunicações

Ofereça aos assinantes uma experiência de serviço de alta qualidade que melhore a fidelidade e diminua a deserção de clientes mediante uma visão de começo a fim dos dados de clientes, serviços e desempenho de dispositivos.

Preste um serviço superior ao cliente correlacionando e analisando dados de rede, assinantes e dispositivos, com o alvo de identificar e responder rapidamente a qualquer problema.

Resolva as ligações de serviço dos clientes em minutos, com uma análise de causa raiz automática que permite aos agentes de call center ver o problema subjacente e dar a melhor solução.

Prognostique que assinantes estão em risco de abandonar o serviço, identificando padrões de comportamento em dados históricos sobre assinantes e meios sociais.

Grupo de 18 várias empresas que cobre todo o ciclo de consumo na Internet -, desde a exposição do produto via anúncios e comparação de preços até a fetivação da compra com meios de pagamento eletrônico -, a Buscapé Company reconhece que entender os consumidores, suas demandas e anseios é essencial para o sucesso dos negócios. Por isso, decidiu investir no IBM Cognos 10 para desenvolver uma plataforma de Business Intelligence para dar à empresa maior poder de análise de dados. A iniciativa já rendeu novos produtos a partir do uso inteligente de informações, entre eles o Índice de Preços FIPE Buscapé que mede a variação dos preços de bens de consumo comercializados na Internet.

http://www.ibm.com/big-data/br/pt/big-data-and-analytics/marketing.html

Conquiste, some e retenha clientes

O relacionamento entre uma companhia e seus clientes começa muito antes da primeira venda. As organizações devem captar o interesse dos clientes em potencial quando ainda estão investigando suas opções, e demonstrar que são capazes de fornecer os produtos e serviços personalizados que os clientes desejam.

Se você quiser ganhar clientes, deverá conhecê-los individualmente. Deverá aproveitar todos os dados de que dispõe —de dentro e fora da organização— para realizar predições mais inteligentes sobre suas necessidades e comportamentos. Ao compreender melhor os seus clientes, você pode proporcionar o nível de serviço que aumentará a retenção e transformará os clientes em defensores de sua empresa.

80% os CEOs acreditam que fornecem uma experiência superior ao cliente, mas somente 8% de seus clientes concordam.

Melhore as interações, construa relacionamentos duradouros e obtenha valor do sentimento de clientes

Big Data & Analytics - Customers - Personalization

Personalização

Certifique-se de que cada interação com os clientes seja única e pensada sob medida para a experiência de compra, sabendo com antecedência qual é o melhor método de comunicação, canal, mensagem e momento de entrega para cada cliente individualmente.

Big Data & Analytics - Customers - Profitability

Rentabilidade

Melhore o valor de um cliente ao longo de sua vida através de métodos de associação avançada que otimizam os recursos de marketing e com ofertas up-sell e cross-sell focalizadas, em tempo real.

Big Data & Analytics - Customers - Retenção

Retenção

Melhore a retenção e satisfação dos clientes detectando anomalias no comportamento desejado através da análise de sentimento e pontuação, para realizar proativamente ofertas mais atrativas e sob medida.

IBig Data & Analytics - Customers - Aquisição

Aquisição

Conheça seus clientes. Entenda seus desejos e necessidades. Interaja e relacione-se com eles, utilizando seus canais preferidos. Veja como big data & analytics pode ajudar as organizações de uma variedade de indústrias a melhorar as iniciativas de marketing e vendas.

http://www.elife.com.br/site/posts/ver/o-pos-monitoramento

O Pós-Monitoramento

Aprofundando o conhecimento sobre o consumidor através da pesquisa online nas mídias sociais.

O boca-a-boca nunca foi tão valorizado como após o advento da internet e das redes sociais. A troca de ideias e experiências entre pessoas, que antes sumia no ar, agora é exposto em milhares de páginas online. Uma simples busca no Google mostra como a marca é facilmente afetada pelo buzz online. Longe de ser apenas um modismo, as redes sociais conectam as pessoas não somente em torno de interesses, mas também em torno de marcas e empresas, por isso a investigação das menções espontâneas sobre elasse torna ferramenta importante para o planejamento estratégico de Marketing.

Definição sobre PMO do Guia PMBOK®1

Um escritório de projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. As responsabilidades de um PMO podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos até ser responsável pelo gerenciamento direto de um projeto. Os projetos apoiados ou administrados pelo PMO podem não estar relacionados de outra forma que não seja por serem gerenciados conjuntamente.

A forma, função e estrutura específicas de um PMO depende das necessidades da organização à qual ele dá suporte. Um PMO pode receber uma autoridade delegada para atuar como parte interessada integral e um importante deliberante durante o início de cada projeto, fazer recomendações ou encerrar projetos, ou ainda tomar outras medidas conforme a necessidade para manter os objetivos de negócios consistentes.

Além disso, o PMO pode estar envolvido na seleção, no gerenciamento e na mobilização de recursos de projetos compartilhados ou dedicados. A principal função de um PMO é dar suporte aos gerentes de projetos de diversas maneiras, que incluem mas não se limitam a:

- Gerenciamento de recursos compartilhados entre todos os projetos administrados pelo PMO;

- Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos;

- Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão;

- Monitoramento da conformidade com as políticas, procedimentos e modelos padrões de gerenciamento de projetos por meio de auditorias do projeto;

- Desenvolvimento e gerenciamento de políticas, procedimentos, formulários e outras documentações compartilhadas do projeto (ativos de processos organizacionais) e

- Coordenação das comunicações entre projetos.

Os gerentes de projetos e os PMOs buscam objetivos diferentes e, por isso, são orientados por requisitos diferentes. No entanto, todos esses esforços estão alinhados com as necessidades estratégicas da organização. As diferenças entre o papel dos gerentes de projeto e de um PMO podem incluir:

Gerente de Projetos

Project Management Office (PMO / Escritório de Projetos)

Concentra-se nos objetivos especificados do projeto Gerencia as principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar os objetivos de negócios

Controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do projeto Otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos

Gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo e qualidade, etc.) dos projetos individuais Gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências entre os projetos no nível da empresa

O PMO pode ser uma parte interessada se ele tiver responsabilidade direta ou indireta pelo resultado do projeto. O PMO pode oferecer, mas não se limita a:

- Serviços de suporte administrativo, como políticas, metodologias e modelos;

- Treinamento, aconselhamento e orientação de gerentes de projetos;

- Suporte, orientação e treinamento em relação a como gerenciar projetos e usar as ferramentas;

- Alinhamento dos recursos humanos dos projetos e/ou

- Comunicação centralizada entre gerentes de projetos, patrocinadores , gerentes e outras partes interessadas.

O PMO nada mais é que uma unidade organizacional com o objetivo de conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades do projeto. Abriga pessoas com conhecimentos de Gerenciamento de Projetos, capazes de prestarem todo o suporte necessário aos gerentes de projeto e sua equipe. Muitos o denominam de QG (Quartel General), pois é o centro de informações de controle.

Um PMO torna-se necessário para integrar e apoiar as atividades de Gerenciamento de Projetos, analisar dados, auxiliar na tomada de decisão e, por consequência, retirar a sobrecarga dos gerentes de projetos, ele contribui com inúmeras melhorias no Gerenciamento de Projetos. Torna-se um centro de apoio onde as informações encontram-se centralizadas e auxiliam no suporte a decisões estratégicas. Monitora todos os prazos, orçamentos e progresso dos projetos. Ele Coordena os padrões de qualidade, disponibiliza e matem uma metodologia de Gerenciamento de Projetos. Auxilia na priorização de recursos e capacita profissionais em gerenciamento de projetos. Identifica e dá suporte ao andamento de projetos com problemas. Enfim, torna-se uma plataforma de aconselhamento para os gerentes de projetos.

Trarei mais artigos voltados para o PMO neste ano e espero que acompanhem e comentem, abraços e até a próxima.

Guia PMBOK 4ª Edição 2008, p16, p17, p29

http://projetoseti.com.br/o-que-um-pmo-escritorio-de-projetos-introducao/

...

Baixar como  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »