TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicativo para visualização de vagas em estacionamento

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

Aplicativo para Visualização de Vagas em Estacionamento

André L. Pinheiro1, Kathiely S. O. Santos2, Michell H. P. Carvalhais3 

1Av. Minas Gerais n°192 - Silvio Pereira 1- Coronel Fabriciano - MG - Brasil

2Rua Água Cristalina n° 133 - Das Fontes - Ipatinga - MG - Brasil

3Av.Selin José de Salles n°1218 - Canaã - Ipatinga - MG – Brasil

andre_lombardi@hotmail.com, oliveira.kathiely@gmail.com, michell.rv@hotmail.com.br

Resumo. Este trabalho é um protótipo de um aplicativo para visualização de vagas em um estacionamento, com o objetivo de garantir agilidade aos dirigentes de veículos. O aplicativo possui uma interface onde os clientes farão uma especificação quanto ao tipo de vaga (especial/ comum), e também o tipo de automóvel para o qual se desejam a vaga. Com isto será possível identificar se possuem vagas em determinado estacionamento, caso houver qual a quantidade e onde estão localizadas as mesmas. Quando a vaga é preenchida a mesma aparecerá no aplicativo como indisponível.

1. Introdução

Atualmente a tecnologia tem trago inúmeras vantagens para o cotidiano da vida das pessoas, uma delas é a facilidade da informação. O rápido acesso a informação tem tornado a vida das pessoas mais práticas e confortáveis. Temos acompanhado grandes avanços referentes a informação como mensagens instantâneas, aplicativos de compras, serviços de pesquisas dentre outros. Mesmo que estes progressos tenham tornado nossas vidas mais ágeis, constantemente costumamos a perder bastante tempo na procura por um estacionamento.

Locais como shoppings, aeroportos e rodoviárias entre outros, recebem uma demanda muito alta de veículos em suas dependências. Nestes casos a procura por vagas sem informação da localização da mesma pode gerar um aumento no gasto de combustível, pois o cliente faz vários trajetos em busca pela vaga. Esta ação ainda pode atrapalhar o fluxo de veículos dentro do estacionamento, gerando engarrafamentos e um trânsito mais lento que o normal. Isto gera insatisfação dos clientes, fazendo que eles demorem muito tempo para fazer uma atividade na qual deveria ser simples "estacionar", o que pode provocar atrasos em suas vidas particulares. E ainda pode acontecer do cliente nem sempre encontrar a vaga no estacionamento no qual se dedicou para tentar encontrar.

Visando solucionar este problema e garantir agilidade para os clientes, respondendo o seguinte problema de pesquisa: "Como facilitar o estacionamento de veículos em grandes estacionamentos?" Este trabalho apresenta a prototipação de um aplicativo, onde é possível visualizar as vagas que estão disponíveis.

O método para elaboração deste artigo foi a coleta de dados de publicações cientificas, e a análise de dados relacionados aos automóveis. Também foram utilizados conhecimentos adquiridos nas aulas de rede de computadores, e os documentos gerados da prototipação do aplicativo, visando demostrar o funcionamento do mesmo.

2. Fundamentos Teóricos

A invenção dos meios de transportes trouxe rapidez para os deslocamentos facilitando a vida cotidiana. Porem estes veículos necessitam de estacionamento durante seus percursos, o aumento de veículos em circulação tem tornado está atividade dificultosa. Segundo dados do DENATRAN em exatamente 10 anos o número de veículos em circulação quase dobou de 50.754.344 em março de 2008 para 97.889.879 em março de 2018.

Sendo assim Alhak (2011) afirma que "Mesmo estando dentro de estacionamento privado não é fácil muito menos rápido a procura por uma vaga disponível." podemos perceber com clareza uma grande necessidade de um avanço tecnológico neste meio.

3. Aplicativo

O protótipo deste aplicativo mapeia toda a área do estacionamento dividindo-a por setores, andares, blocos com afim de guiar o usuário até a sua vaga. O mesmo foi elaborado em uma interface simples e intuitiva para que seja de fácil manuseio e visualização.

3.1. Telas

Em sua tela inicial de acordo com a FIG.1 e necessário informar o local para o qual se pretende utilizar o estacionamento, visando que várias empresas poderão utilizar o aplicativo, caso o usuário deseje procurar por vaga especial e possível marcar está opção. Ao prosseguir obtemos uma tela para seleção do tipo de automóvel (carro/moto).

[pic 1]

FIGURA 1- Tela inicial do aplicativo

Em sequência teremos a FIG.2 representando as seguintes telas, informando a quantidade de vagas em cada unidade e andar daquele estacionamento. O filtro para mostrar a quantidade de vagas e dependente da seleção anterior quanto ao tipo de vaga, portanto clientes que selecionam moto como veículo terão um número diferente de vagas dos que selecionarem carro. Caso as vagas especiais estejam todas preenchidas, o aplicativo informará ao usuário e mostrar apenas vagas para o tipo de veículo desejado. Tanto as unidades como em outras situações, as telas têm cores verde, amarelas ou vermelhas, cada uma das cores induz ao usuário a perceber qual o volume de vagas naquele momento:

  • Verde: mais de 50% das vagas estão disponíveis;
  • Amarelo: tem de 1 a 50% das vagas disponíveis;
  • Vermelho: não possui vaga;

[pic 2]

FIGURA 2- Seleção de unidade/andar e seleção do bloco

 Ao selecionar a unidade e andar desejado, podemos visualizar a quantidade de vagas que tem que cada bloco como na FIG.2.  O símbolo de exclamação presente nesta figura indica que não há vagas naquele local. Ao escolher o bloco por fim pode-se visualizar a vaga (conforme a FIG.3), e ver onde a mesma se localiza. Além de poder enxergar a direção do fluxo dos veículos no estacionamento, o aplicativo determina qual o melhor trajeto até a vaga selecionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (281.7 Kb)   docx (423.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com