TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Excel Avançado VBA 2010

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

SENAI – JUIZ DE FORA – CFP – JOSÉ FAGUNDES NETTO

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ALLYSSON FERREIRA DE FREITAS

A SEGURANÇA DE DADOS NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

JUIZ DE FORA

2017

ALLYSSON FERREIRA DE FREITAS

A SEGURANÇA DE DADOS NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Técnico em Automação Industrial – SENAI – CFP – José Fagundes Netto, para fins de nota parcial no Módulo Básico.

Professor Orientador: Maurício Marçal da Silva Silva.

JUIZ DE FORA

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

JUSTIFICATIVA        4

REFERÊNCIAS        5


1 INTRODUÇÃO

        Atualmente, quando ouvimos os termos Tecnologia da Informação, Internet, E-comerce e IoT (Internet das coisas), não nos assustamos em saber que diariamente são registrados centenas de ataques cibernéticos com a finalidade de tentar, de forma insistente e sistêmica, suprimir informações importantes de diversas instituições e pessoas. Informações estas de valor imensurável, principalmente quando o alvo são empresas de médio e grande porte, que utilizam da rede mundial de computadores para gerenciar, armazenar e até mesmo automatizar processos industriais.

        Quando mudamos a atuação destas tecnologias e focamos na Automação Industrial, estes ataques ainda não são frequentes, mas já demandam atenção por parte dos especialistas em rede e telecomunicações.

        Para a Industria 4.0, este assunto é uma barreira, que precisa ser transposta de forma inteligente, devido ao constante crescimento na implementação de processos automatizados em pátios fabris em todo o mundo.


2 JUSTIFICATIVA

        Considerando o grande aumento por parte da Indústria em automatizar processos utilizando o conceito de Internet das Coisas (IoT), este projeto visa orientar os analistas, supervisores e empresários a implementar de forma segura toda a rede de comunicação, a qual será utilizada para a gerência de processos automáticos em seu pátio fabril.

        Como forma de padronizar toda a implantação dos sistemas de segurança nas plantas industriais, serão utilizadas como base as seguintes normas de segurança: ISA-99, IEC-62443, que certifica sistemas e dispositivos de controles industriais e a IEC-17799, que estabelece diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar o gerenciamento de segurança da informação em uma organização.

        Com tais ferramentas será possível elaborar um Plano de Segurança Cibernética que visa, além da segurança, uma forma sistematizada de implementar e gerenciar processos automatizados que atendam às necessidades da Industria 4.0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (90.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com