TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA EXCEL

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.053 Palavras (25 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 25

                                                         [pic 2][pic 3]

O Microsoft Excel 2007 é uma planilha eletrônica capaz de executar cálculos, criar gráficos além de muito mais. Uma de suas principais características é o fato de sua incrível praticidade de operação. No nosso dia a dia podemos construir uma planilha no Excel para fazer o controle do extrato bancário, controle de notas escolares, controle de estoque da empresa, despesas e receitas, controlar o pagamento de funcionários e muito mais.

A Planilha é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, na qual poderão ser efetuados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos.

Familiarizando-se com a tela do Microsoft Excel 2007.

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

Os menus do Excel

Nas principais aplicações do Office, casos do Excel e Word, a Microsoft criou uma nova interface gráfica, distribuindo os comandos pelo seu grau de utilização. O menu possui comandos e ícones de diferentes tamanhos, de acordo com a sua importância. O programa detecta automaticamente o que pretendemos fazer num dado momento e passa para primeiro plano o menu respectivo. Tal como o Word, há sete menus no Excel.

Menu Início [pic 14]

Esta é a tela que aparece quando criamos um documento novo e estamos a introduzir dados. Inclui comandos e ferramentas relacionados com formatação básica: tipo de letra, alinhamento, estilos, cor, formato de números, etc. Por padrão, o menu INÍCIO já vem ativado quando iniciamos o programa.

Conhecendo os elementos do Excel

CÉLULAS – A interseção entre uma linha e uma coluna é chamada CÉLULA. Cada retângulo que aparece na área de preenchimento da planilha é chamado de CÉLULA. É preciso identificar cada célula e para isso devemos saber o nome de cada uma delas. O nome de uma célula é composto pela coluna e pela linha onde ela está.

Ex.: [pic 15][pic 16][pic 17]

A célula ativa é chamada de B4 pois está na coluna B e na linha 4.

[pic 18]

[pic 19]

CAIXA DE NOMES – A caixa de nomes exibe o nome da célula ativa no momento.

BARRA DE FÓRMULAS – Ao iniciar uma planilha no Excel 2003 na maioria das vezes você irá utilizar fórmulas. Quando você utiliza uma fórmula no Excel e confirma, na célula irá aparecer apenas o resultado e não a fórmula em si. Para verificar a fórmula utilizada você deverá visualizar a barra de fórmulas.[pic 20]

A GUIA DAS PLANILHAS - Mostra as guias para acesso às planilhas. O Excel trata todo arquivo como uma PASTA DE TRABALHO contendo uma ou várias planilhas. Por padrão um arquivo (que no Excel é chamado de Pasta) contém 3 planilhas. Mas pode ter ao todo até 256 planilhas dentro de uma mesma pasta. [pic 21]

Movimentado-se pela planilha

Para ativar uma célula, basta clicar sobre ela com o ponteiro do mouse no formato de uma cruz branca. Uma borda em volta da célula indica que ela está ativa, ou selecionada. Sua referência aparece do lado esquerdo da barra de fórmulas indicando o endereço da célula ativa. A notação F5, por exemplo, significa que a célula ativa está na coluna F linha 5.

Você pode digitar textos ou números numa célula do Excel e, por padrão, os textos ficam alinhados à esquerda e os números à direita.

Tecle Enter para que o Excel entenda que você terminou a digitação daquela célula e selecione a célula imediatamente abaixo. Outra forma de ativar uma célula é usando uma das quatro setas de movimentação do seu teclado, que permitirão que você "caminhe" pela planilha até que a célula desejada esteja selecionada.

Ao todo, existem 256 Colunas e 1.048.576 Linhas.

Ajustando colunas

[pic 22]

Observe no exemplo ao lado que o conteúdo da célula A1 está "invadindo" a célula B1. Sendo assim, você deve então aumentar a largura da coluna A para que o texto caiba dentro da célula A1. Para isso, posicione o mouse sobre a divisão entre as colunas A e B e, quando ele virar uma seta preta apontando para os dois lados, clique, mantenha o clique pressionado e arraste de maneira a aumentar a largura da coluna A e fazer com que o texto caiba em A1. [pic 23]

Quando posicionamos o ponteiro do mouse entre as colunas o mesmo se modifica para este formato.

[pic 24][pic 25][pic 26]

Selecionando células

É de grande importância que você saiba como selecionar as células do Excel. Você sempre precisará selecionar uma ou várias células para poder inserir dados, formatar, alterar dados, etc.

- Para selecionar uma célula, basta clicar nela com o mouse em forma de cruz branca, conforme você já fez anteriormente, e ela estará selecionada.

- Para selecionar um conjunto de células você pode clicar na primeira célula, manter o botão do mouse pressionado e arrastar até a última célula desejada.

Visão Geral dos comandos da tela inicial do Excel

[pic 27]

Movendo o conteúdo das células

Você pode inserir a informação na célula errada e precisar mover essa informação para outro local, sem a necessidade de digitá-la novamente. Quando você move a informação, ela é retirada da célula original e levada para a célula destino. Para mover uma célula:

- Selecione a célula que deseja mover.

- Coloque o ponteiro do mouse sobre a borda da célula. O ponteiro assumirá o formato de uma seta branca, indicando que você pode arrastar a célula. Com o ponteiro em forma de seta, pressione o botão esquerdo do mouse, arraste o ponteiro da célula para outra célula qualquer e solte o botão. O texto da célula original aparecerá na célula destino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com