TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Software de Controle de Água

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 16

Sistema de Controle de Bactérias de Portos

Sisconbp

Sumário

1. Objetivo do Trabalho 3

2. Introdução 4

3. Conceitos Gerais 7

3.1. Requisitos de Software 7

3.2. Engenharia de Requisitos 8

3.2.1. Processos de Engenharia de Requisitos 8

3.2.2. Importância Engenharia de Requisitos 9

4. Documentação de Requisitos 11

5. Considerações Finais 12

Referências Bibliográficas 13

1. Objetivo do Trabalho

Elaborar a ideia de um sistema que vise armazenar informações de controle endêmico e pandêmico das bactérias produzidas por tanques de navio que aportam no Brasil. O sistema deve servir de apoio e poder garantir a confiabilidade, disponibilidade e integridade dessas informações armazenadas no sistema, esse por sua vez leva o nome de Sistema de Controle de Bactérias de Portos (Sisconbp).

O cliente base para o desenvolvimento do projeto é o Governo Federal e o Ministério da Saúde, visto isso, a equipe deverá descrever a necessidade do cliente, procurar explorar o tipo de infraestrutura que será necessário para o desenvolvimento e utilização do software, e qual infraestrutura será disponibilizada para a equipe de desenvolvimento.

Procurar meios de garantir a segurança da informação dos dados inseridos no sistema, facilidade de uso do sistema dos diversos funcionários que terão acesso a ele, os níveis hierárquicos de acesso desses funcionários (administradores do sistema, especialistas biólogos, especialistas químicos etc.), o trabalho irá explorar esse ponto crucial que muitas vezes é deixado de segundo plano pelas organizações visto a vaga necessidade de corte de custos, mais tarde transformando em custo adicional devido à falta de interesse da segurança da informação.

Esses pontos acima são os mais relevantes, mas não únicos, a serem abordados pelo projeto e que merecem um destaque mais especial. Por esse motivo colocado entre os objetivos do projeto, geral e especifico, levantando uma ideia macro do segmento que esse projeto irá ter para a elaboração de desenvolvimento do Sisconbp.

2. Introdução

“Informação é o conjunto de dados que, quando fornecido de forma e a tempo adequado, melhora o conhecimento da pessoa que o recebe, ficando ela mais habilitada a desenvolver determinada atividade ou tomar decisões”.

(Amaral & Varejão, 2000)

Atualmente grandes, médias e pequenas organizações possuem um ativo em comum e de fundamental importância: informação. Hoje a informação quando estudada, manipulada, guardada de maneira garante a organização a estabilidade no mercado e vantagem competitiva com outras empresas. Não somente isso a informação quando seguida esses pontos acima traz o conhecimento a quem a manipula e fornece apoio para tomadas de decisões e soluções para diversos problemas.

Porém com a demanda de dados e informações a manipulação desses torna-se uma tarefa árdua e complexa às organizações, sistemas como: Planejamento de Recurso Corporativo (em inglês Enterprise Resource Planning – ERP), Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), Sistema de Apoio à Processos (SAP) entre outros, foram criados para solução desse problema, cada um desses sistemas acima citados seguindo para uma solução especifica.

O projeto a seguir aborda justamente esse conceito e foca no desenvolvimento do Sisconpb, um sistema cuja visão é fornecer aos seus utilizadores uma forma tecnológica, segura, prática e ágil para controles de informações sobre bactérias encontradas em tanques de navios que aportam no Brasil vindo de territórios estrangeiros, e o sistema com que será levantado nesse projeto e desenvolvido possibilitará a manipulação dos dados e consequentemente gerará informações eficazes, possibilitando a analise mais detalhada e preventiva das bactérias localizadas nos tanques e assim, aplicação mais precisa do detergente bactericida de alta tecnologia que neutraliza quando aplicado corretamente até 99% desses micro-organismos maléficos. O foco é demonstrar a importância da informação atualmente para as organizações, e a necessidade de garantir a segurança dessas informações, esse trabalho possui o alicerce fundamental para sua construção: sistema de informação. É ele que vai ditar o desenvolvimento do projeto e o primeiro passo para um sistema que poderá contribuir e muito para a sociedade.

O cliente que requisitou o desenvolvimento do sistema do projeto em questão é órgão público brasileiro, Governo Federal juntamente com o Ministério da Saúde. Isso é de um fator essencial, visto que aborda a necessidade de uma nação como o Brasil, e a possibilidade de um sistema de informação conseguir neutralizar os riscos endêmicos e pandêmicos de bactérias detectadas em tanques de diversos navios que passam pelos portos brasileiros. Vale ressaltar que o foco do projeto não é em matéria de Biologia, Química e áreas afins, mas que o seu conteúdo é totalmente voltado para a Tecnologia da Informação (TI), e a descrição de cada dado inserido no sistema tais como: características, composição orgânica etc., não é de responsabilidade e foco do trabalho, mas a manipulação do sistema fornecendo dados acessíveis, segurança dos dados, praticidade do sistema, informações de suporte concretas, acesso de usuários respeitados por níveis hierárquicos (administradores, biólogos, químicos, supervisores, estagiários etc.), isso sim é o foco e é o que será respeitado e abordado no trabalho a seguir.

Constantemente surge no mercado a necessidade de criação de sistemas para suporte a alguma fragilidade da organização ou do meio em si, e cada vez mais funcionários especialistas seniores são chamados para resolver essas pendências, porém como cada vez mais é solicitada tal tarefa, a escassez de funcionários desse nível tem se tornado uma realidade e funcionários sem preparo (estagiários, trainee, pleno) não conseguem suportar tal fragilidade e resolver os problemas, empresas então agora possuem suas informações mais confidenciais fragilizadas e sujeitas a ataques e invasões e naturalmente mais cedo ou mais tarde falem. Tudo isso vale ser ressaltado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com