TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA E PREVENÇÃO/ CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS)

Por:   •  9/12/2016  •  Resenha  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE FÍSICA E PREVENÇÃO/ CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS)

A atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Desta forma é de importância se construir modelos de atenção à saúde que priorize ações de melhoria da qualidade de vida, destacando-se dentre essas o aprimoramento do acesso e qualidade dos serviços prestados no SUS, com ênfase no fortalecimento da saúde da família; promoção, informação e educação em saúde, incentivo à prática de atividade física, de hábitos saudáveis de alimentação e de vida, controle do tabagismo e do uso abusivo de álcool e cuidados voltados ao envelhecimento.

O Projeto Academia na Praça despertou a população para a procura de atividades físicas como alternativa de melhor qualidade de vida. Entretanto, qual a melhor forma de inserção da atividade física no contexto da APS? Qual tipo de atividade física é a mais benéfica? Que grupos podem ser mais beneficiados? Dentre outros questionamentos.

Destacam-se então duas opções como forma de enfrentamento para essa problemática, sendo a primeira opção a Prescrição da atividade física na APS para a prevenção e tratamento da hipertensão arterial em nível individual, visto que no Brasil a saúde cardiovascular pode ser resumido por meio do tabagismo, hipertensão, diabetes mellitus e obesidade, tendo uma população superior a 40 anos que representa um total de 17 milhões de portadores de hipertensão onde cerca de 75% dessas pessoas recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para receber atendimento na atenção básica. As estratégias de mudanças no estilo de vida mencionam o abandono do tabagismo, os benefícios terapêuticos da atividade física e a importância da dieta como prioridade da saúde pública, entretanto, estudos ainda apontam que o aconselhamento à prática da atividade física na unidade de saúde ainda é muito baixo frente às necessidades dos indivíduos.

A segunda opção no caso seria Incentivar, em nível comunitário, a prática de atividade física aeróbica sob supervisão profissional. A promoção da atividade física na unidade básica de saúde tem-se feito notar mais evidente ultimamente em se preocupar com o estilo de vida, visto que o envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos nos diferentes sistemas do organismo. A cobertura populacional pelas equipes de saúde da família e as práticas sociais que compõem a saúde coletiva, além do perfil dos profissionais de saúde com formação em saúde pública, facilitam o aconselhamento dos usuários. Os exercícios aeróbicos de baixo impacto podem estar associados ao menor risco de lesões e trazem grandes benefícios a nível antropométrico, neuromuscular, metabólico e psicológico, visto que a prática de exercícios físicos aeróbios promove redução dos níveis plasmáticos de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL-Colesterol.

Estudos apontam que a redução da mortalidade por doenças do aparelho circulatório está diretamente relacionada às mudanças nos hábitos de vida. Muitos estudos indicam que o sedentarismo acarreta sérias consequências a médio prazo para os indivíduos, como aumento do peso corporal, hipertensão arterial, diabetes e suas decorrências como doenças cardiovasculares, em Piripiri, a atividade física nunca foi difundida e a prescrição de exercícios como forma de evitar e tratar doenças ainda é discreta, pois a renda média da população local e a histórica falta de aparelhagem podem desfavorecer a maioria dos cidadãos, já que nem todos podem se matricular em academias particulares. No final do ano de 2009, o município de Piripiri implantou o Projeto Academia da Praça, que propõe a realização de atividades coordenadas por profissionais de educação física e fluxo orientado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), com ampla adesão dos mais variados grupos etários, portadores ou não de doenças crônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com