TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Sistemas Operacionais pagos versos Sistemas Operacionais Open Source

Por:   •  14/8/2019  •  Artigo  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 11

Sistemas Operacionais pagos versos Sistemas Operacionais Open Source

Erivaldo Luis de Sousa, Francisco Coelho de Sousa, Jose Luis Reis Passos, Rafael Marques Rodrigues

Curso Bacharelado em Sistemas de Informação

Universidade Federal do Piauí - UFPI

Polo: Simplício Mendes

erivaldo-lsousa@hotmail.com, franciscocsousa2012@hotmail.com, jlrp2234@gmail.com, rafaelmrodrigues2010@hotmail.com

Abstract. There are different Operating Systems currently available, some of which are paid for, such as Windows and Mac OS X, and another part is Open Source, that is, free and available on the open source computer network, such as Case of Linux. Based on a bibliographic research available in books, articles and electronic websites, the present work aims to identify free and proprietary software, presented its historical construction and evolution, show the economic and political impacts in the choice of operating systems and from the Characteristics of them, show the advantages and disadvantages of each.

Resumo. Existem diferentes Sistemas Operacionais disponíveis atualmente, sendo parte deles pagos, como por exemplo o Windows e o Mac OS X, e outra parte é Open Source, ou seja, livres e disponíveis na rede mundial de computadores com o código fonte aberto, como é o caso do Linux. Com base em uma pesquisa bibliográfica disponível em livros, artigos e sítios eletrônicos, o presente trabalho tem por objetivo identificar os softwares livres e proprietários, apresentado sua construção histórica e evolução, mostrar os impactos econômicos e políticos na escolha dos sistemas operacionais e a partir das principais características dos mesmos, mostrar as vantagens e desvantagens de cada um.

1. Introdução

O sistema operacional é o software que já vem instalado no computador e a maioria das pessoas não fazem modificações nele. Mas, é possível fazer atualizações ou trocá-lo.

Nesse sentido, DE OLIVEIRA, et al (2001, p. 7-39) destaca que “O sistema operacional procura tornar a utilização do computador mais eficiente e mais conveniente. A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware, significa mais trabalho obtido do mesmo hardware.”

Todos os sistemas operacionais utilizam uma interface gráfica do utilizador (GUI), ou seja, o que permite às pessoas utilizarem o mouse para clicar sobre os ícones, botões ou interagir com qualquer outro elemento que execute ações ou tarefas. Assim, é como damos ordem ao computador.

Segundo LISBOA (2009), o movimento do software livre surge como um movimento de compartilhamento do conhecimento. Apareceu recentemente e espalhou-se pelo globo através da rede mundial de computadores.

Para Lerner e Tirole (2002), software de fonte aberta é um processo que envolve programadores em diferentes localidades e organizações que compartilham o código fonte, para desenvolver e refinar os programas. Segundo os autores, o crescente interesse no assunto deve-se à rápida difusão do software de fonte aberta, como o Apache, servidor de Internet, e o Linux.

De acordo com LISBOA (2009), o software livre apresenta forças político culturais que apoiam a distribuição mais equitativa dos benefícios da chamada era da informação. Aparece como um nexo fundamental da malha de iniciativas pelo desenvolvimento sustentável dos países.de combate à pobreza e de globalização contra hegemônica.

Já os Softwares Pagos ou proprietários são aqueles que tem um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial e na maioria das vezes paga. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto, apenas observando que mesmo pagando por um software você estará recebendo apenas a licença ou direito de uso e não comprando o software propriamente dito.

2. Materiais e Métodos

O presente artigo foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas em diferentes artigos já publicados em revistas eletrônicas e sites, utilizando notebooks e internet. O mesmo pretende desenvolver uma análise dos principais sistemas operacionais, pagos e gratuitos, apresentando suas principais características, bem como a evolução histórica dos sistemas e apontando as vantagens e desvantagens de cada um.

3. Evolução dos Sistemas Operacionais A evolução dos Sistemas Operacionais é algo bastante notável, principalmente nos últimos anos. Com objetivo de facilitar a vida das pessoas, os fabricantes têm criado Sistemas cada vez mais sofisticados, ao mesmo tempo que são ágeis e de fácil utilidade. Os sistemas operacionais evoluíram bastante e o principal marco desta evolução foi a criação das técnicas de multiprogramação, como também o compartilhamento de tempo que processa vários softwares simultaneamente. Em de meados de 1960, as primeiras tentativas de criação de um sistema operacional. Foi nesse período que uma equipe de desenvolvedores da AT&T Bell Labs resolveu trabalhar em um software mais objetivo e simplificado do que aquele que era utilizado nos mainframes da época. Depois de alguns anos, mais precisamente em 1969, o resultado foi o sistema operacional proprietário apelidado de UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada). Inicialmente, o sistema foi programado especificamente para apenas um tipo de máquina, porém, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Mesmo se tratando de um software com código fechado, a AT&T forneceu cópias para universidades. Bem antes de pensar no MS-DOS, a Microsoft trabalhou bastante com o Unix. No ano de 1980, a empresa lançou o Xenix para os computadores Zilog Z8000 (os primórdios das máquinas de 16 bits). Depois de algum tempo, o Xenix se tornou um dos sistemas Unix mais usados por usuários domésticos. Alguns anos se passaram e a Microsoft vendeu os direitos para terceiras (como a Intel e a SCO), pois resolveu trabalhar com o 86-DOS.

Desde o início, a Microsoft trabalha apenas com softwares. Primeiramente, a empresa fez uma parceria com a IBM para vender seu sistema junto com os PCs da empresa. Foi no ano de 1986 que a Microsoft lançou o Windows 1, este nem mesmo era um S.O. Era apenas um aplicativo de janelas que rodava em cima do MS-DOS. O lançamento do Windows manteve compatibilidade dos programas feitos para o MS-DOS, e adicionou a interface clicável com mouse. Nessa época, dobradinha MS-DOS e Windows praticamente monopolizou o mercado de computadores pessoais. Tentando fugir do trivial, ainda no ano de 1986, LynxOS este sistema chegou para oferecer processamento de operações em tempo real. Em vez de usar dados temporários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com