TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgãos do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas funções

Tese: Orgãos do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

O sistema respiratório é constituído por um par de pulmões e pelos órgãos que são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Pulmões - A função dos pulmões é fornecer ao nosso sangue oxigênio, que é transportado para as células do corpo.

Fossas nasais: Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

Laringe: Funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote e isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

Traquéia - Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora, engolidas ou expelidas.

Brônquios - Sua função é na inspiração, conduzir o ar proveniente do exterior até os alvéolos pulmonares e, na expiração, devolver os gases ao meio exterior. Também colaboram na filtragem do ar através de mucos, cílios e macrófagos.

Bronquíolos - Sua função é a sub-ramificação de menor calibre da árvore brônquica, que penetra nos alvéolos pulmonares, que por sua vez realizam as trocas gasosas.

Alvéolos - Tem a função de fornecer oxigênio, que irá se interagir, com a hemoglobina, presente nos eritrócitos, para que o metabolismo aeróbico das células possa ocorrer.

Os principais componentes do sistema cardiovascular são: coração, vasos sanguíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa.

Coração – Sua função é bombear o sangue oxigenado para todo o corpo através de contrações e relaxamentos chamadas sístole e diástole, porque sem essa principal função não haveria como distribuir o sangue para todo o organismo.

Vasos sanguíneos – São canais que conduzem o sangue através de todo o corpo, distribuindo pelas células oxigénio e nutrientes, e eliminando desperdícios e Transporta o sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Sangue - tem como principais funções o transporte de oxigénio, a coagulação em caso de hemorragia, a defesa do organismo e o transporte de diversas substâncias como nutrientes, resíduos celulares, hormonas e anticorpos. Vasos Linfáticos – Tem a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células, filtrando-o e encaminhando-o para a circulação sanguínea. Linfa - A função da linfa é basicamente de defesa e transporte, principalmente transporte de substâncias lipossolúveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com