TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Arquiteturas CISC e RISC

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

I. CISC

CISC, do inglês Complex Instruction Set Computer, é uma arquitetura de computadores que possui centenas de instruções diferentes, com alta complexidade e versáteis, este padrão usa comandos que incorporam muitas instruções mínimas para executar uma simples operação. Um processador com essa arquitetura é capaz de executar várias informações complexas diferentes, sendo extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são o 386 e 486 da Intel.

O surgimento do conceito de microprogramação em 1951, facilitou o trabalho de se projetar instruções complexas, implementando-as em microcódigo.

Os projetistas da arquitetura CISC consideram três aspectos básicos: uso de microcódigo, construção de conjunto de instruções eficientes e completas, e, a criação de máquinas de alto nível, com complexidade semelhante a comandos de alto nível. Colocados juntos, esses elementos foram precursores da construção de processadores CISC por um longo tempo, como a família Intel x86, processadores AMD, e anteriormente, os sistemas IBM e VAX.

II. RISC

RISC, do inglês Reduced Instruction Set Computer, é uma arquitetura de computadores que tem um conjunto pequeno e simples de instruções, que têm tamanho fixo e que levam a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Todas as instruções são executadas em um único ciclo, fazendo com que o processador execute várias instruções ao mesmo tempo, o que torna o processamento muito mais rápido, devido ao uso de Pipeline.

Na década de 80, a evolução de tecnologia levou a indústria a criar processadores cada vez mais rápidos, e isso fez surgir diversos estudos sobre aperfeiçoamento da arquitetura de computadores, dentre esses estudos, foram publicados os artigos de David Patterson e John L. Hennessy. Esses artigos descrevia uma nova arquitetura de processador, que propunha solucionar os problemas de custo e desempenho que existiam nas arquiteturas predominantes, tais estudos foram os precursores da arquitetura RISC.

RISC também é a arquitetura usada em processadores de videogames modernos, que tem um hardware dedicado somente ao jogo que está executando, o que o torna muito mais rápido em relação a microcomputadores com mais recursos.

III. CISC X RISC

Desde sempre houve uma discussão a respeito de qual dessas arquiteturas era melhor. Na década de 80, a tendência era de criar chips com instruções cada vez mais complexas, entretanto, alguns fabricantes seguiram outro caminho e criaram o padrão RISC. Ao contrário do padrão CISC, os processadores RISC utilizam poucas instruções simples. Com menos instruções, e com cada uma delas tendo execução otimizada, o sistema pode produzir um desempenho melhor. Por causa disso, os chips RISC são mais baratos e simples.

        Um processador CISC é capaz de executar centenas de instruções, mas poucas dessas são usadas frequentemente, poderia então ser criado um processador para executar apenas as instruções mais usadas.

        Em muitas tarefas, o processador CISC é melhor, por causa do seu grande número de recursos. Por causa disso, nos dias atuais vemos processadores híbridos, que são podem ser essencialmente RISC e mesmo assim incorporar recursos de processadores CISC ou vice-versa. Nos dias atuais não existe praticamente nenhum processador que siga somente uma arquitetura, todos misturam características de ambas, por questão de desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com