TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquiteturas RISC E CISC

Artigo: Arquiteturas RISC E CISC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 2

Arquiteturas RISC e CISC

Arquitetura RISC

Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos são baseados na arquitetura RISC, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC.

Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido não tem micro programação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Como característica, esta arquitetura, além de não ter microcódigo, tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo nível de complexidade.

Os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos, e além disso, os processadores, por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar com clocks mais altos. Um processador RISC é capaz de executar instruções mais rapidamente.

Arquitetura CISC

Complex Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Complexo de Instruções (CISC) é um processador capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim extremamente versátil, suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.

Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma micro programação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua micro programação, sendo assim, examinando do ponto de vista um pouco mais prático, a vantagem da arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores de linguagem de máquina; disponibilizando, assim, praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas.

Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.

Segue abaixo um gráfico representando as etapas pela qual a instrução nos processadores de arquitetura CISC e RISC são executadas.

http://www.gruponetcampos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/RISCvsCISC.gif

Podemos observar que a arquitetura CISC tem mais etapas em seu processamento do que a arquitetura RISC, isso se dá devido as micro programações implementadas em CISC.

Podemos concluir que mesmo suportando uma quantidade menor de instruções, processadores de arquitetura RISC são mais rápidos na execução das mesmas.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »