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As Estorias e Personas, Engenharia de Software

Por:   •  3/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  38 Visualizações

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Índice

Introdução        3

Product Backlog        3

Sprint Backlog        3

Sprint Planning        4

Arquitetura do Sistema        4

Requisitos Funcionais        5

Requisitos Não Funcionais        5

Modelação do Software        5

Personas, cenários e estórias        6

Personas e cenários        6

Estórias        6

Gestão de Promoções        7

Histórico de Promoções        7

Autenticação de Clientes        7

Histórico de Compras        7

Stock e Disponibilidade de Produtos        8

Suporte ao Cliente        8


Introdução

Este projeto está a ser realizado no âmbito da cadeira de Engenharia do Software.

Inicialmente, o grupo percebeu o enunciado de forma diferente e o objetivo era criar um site de uma loja e a sua app de cartão cliente. Após reunião com ambos os professores, professor Nuno Gil e professor Paulo Carreiró, verificou-se que o rumo que o grupo estava a traçar não era o mais indicado.

Posto isto, este relatório já está atualizado com as alterações necessárias para fazer deste projeto, uma app de um cartão cliente, como alguns super e hipermercados adotaram.

Product Backlog

1. Criar um cartão de cliente na loja online

2. Gerir descontos e promoções aplicadas aos clientes e produtos

3. Oferecer promoções específicas para fidelizar clientes

4. Permitir que os clientes consultem as promoções disponíveis

5. Criar uma interface para gerir promoções pela equipa de marketing

6. Armazenar todas as promoções para consulta posterior

7. Implementar um sistema de controlo de acesso para a equipa de marketing

8. Integrar o software com o sistema de pagamento da loja online

9. Implementar um sistema de relatórios para análise de dados de vendas e promoções

10. Implementar um sistema de notificações para informar os clientes sobre as promoções disponíveis

Sprint Backlog

1. Criar a base do software e criar um cartão de cliente na loja online

2. Desenvolver um sistema de gestão de promoções aplicadas aos clientes e produtos

3. Implementar promoções específicas para fidelizar clientes

4. Criar uma interface para clientes consultarem as promoções disponíveis

5. Implementar um sistema de gestão de promoções para gestores

6. Implementar um sistema de armazenamento de promoções

7. Criar um sistema de controlo de acesso para a equipa de marketing

8. Integrar o software com o sistema de pagamento da loja online

9. Implementar um sistema de relatórios para análise de dados de vendas e promoções

10. Implementar um sistema de notificações para informar os clientes sobre as promoções disponíveis

Sprint Planning

Para a primeira sprint, focou-se em criar a base do software e criar um cartão de cliente na loja online. A segunda sprint será dedicada a desenvolver um sistema de gestão de promoções aplicadas aos clientes e produtos. A terceira sprint será para implementar promoções específicas para fidelizar clientes. A quarta sprint será dedicada a criar uma interface para clientes consultarem as promoções disponíveis e a quinta sprint será dedicada a implementar um sistema de gestão de promoções para gestores. A sexta sprint será para implementar um sistema de armazenamento de promoções. A sétima sprint será dedicada a criar um sistema de controle de acesso para a equipa de marketing. A oitava sprint será para integrar o software com o sistema de pagamento da loja online. A nona sprint será para implementar um sistema de relatórios para análise de dados de vendas e promoções. A décima sprint será dedicada a implementar um sistema de notificações para informar os clientes acerca das promoções disponíveis.

Arquitetura do Sistema

Este projeto será baseado numa arquitetura MVVM. O MVVM (Model-View-ViewModel) é um padrão de design de arquitetura de interface do utilizador para desacoplamento da interface do cliente e de código que não é da interface do cliente.  Estruturas sofisticadas de MVVM possam ser muito úteis, especialmente para projetos em escala empresarial, no entanto costuma haver um custo associado com a adoção de determinado padrão ou técnica, e nem sempre os benefícios são claros, dependendo da escala e do tamanho do projeto.

Felizmente, pode-se adotar apenas as técnicas que fornecem um benefício claro e tangível e ignorar outras até precisar delas.

Requisitos Funcionais

1. Criar um cartão de cliente na loja online

2. Gerir descontos e promoções aplicados aos clientes e produtos

3. Oferecer promoções específicas para fidelizar clientes

4. Permitir que os clientes consultem as promoções disponíveis

5. Criar uma interface para gerir promoções pela equipa de marketing

6. Armazenar todas as promoções para consulta posterior

7. Implementar um sistema de controlo de acesso para a equipa de marketing

8. Integrar o software com o sistema de pagamento da loja online

9. Implementar um sistema de relatórios para análise de dados de vendas e promoções

10. Implementar um sistema de notificações para informar aos clientes sobre as promoções disponíveis

Requisitos Não Funcionais

1. O sistema deve ser fácil de usar para clientes e gestores

2. O sistema deve ter um tempo de resposta rápido

3. O sistema deve ser seguro e proteger os dados dos clientes

4. O sistema deve ser escalável e capaz de lidar com um grande número de usuários

5. O sistema deve ser confiável e estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana

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