TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas de Repetição

Por:   •  6/8/2021  •  Artigo  •  6.652 Palavras (27 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 27

Estruturas de Repetição

         Introdução        

No capítulo anterior verificamos que a execução seqüencial dos comandos da função main nos limita a programação de algoritmos muito simples. Passamos, então, a dedicar nossa atenção ao estudo de recursos de programação mais elaborados, tais como as estruturas condicionais if...else e switch, as quais permitem executar partes do código somente sob determinadas condições.

Agora, estudaremos as estruturas de repetição, que permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas condições, mas com a opção de repetir o mesmo bloco quantas vezes for necessário. As estruturas de repetição são úteis, por exemplo, para repetir uma série de operações semelhantes que são executadas para todos os elementos de uma lista ou de uma tabela de dados, ou simplesmente para repetir um mesmo processamento até que uma certa condição seja satisfeita.

Estrutura de repetição while

O while é a estrutura de repetição mais simples. Ele repete a execução de um bloco de sentenças enquanto uma condição permanecer verdadeira. Na primeira vez que a condição se tornar falsa, o while não repetirá a execução do bloco, e a execução continuará com a sentença ou comando que vem logo após o bloco do while, na seqüência do programa.

início[pic 1][pic 2]

0

expressão

1

sentença(s)

fim

Figura 1 – Fluxo de controle da estrutura de repetição while

         Sintaxe:

Figura 2 – Sintaxe da estrutura de repetição

while

while (expressão) { sentença; sentença;

...

}

sentença(s)

A Figura 12 ilustra a sintaxe da estrutura condicional while em C. O fluxo de execução desta estrutura está ilustrado na Figura 21. A expressão é uma condição que controla o while. Primeiro, o programa avalia a expressão. Ela utiliza os mesmos operadores relacionais e lógicos estudados quando tratamos das as estruturas condicionais. Caso o resultado da expressão seja não nulo (verdadeiro), então todo o bloco de sentenças será executado. Em seguida, o programa volta a avaliar a expressão e o processo se repete até que a expressão retorne um valor zero (falso). A expressão é sempre avaliada antes da decisão de se executar o bloco de sentenças novamente.Observação: A expressão deverá ser colocada, obrigatoriamente, entre parênteses.


A repetição do while é controlada por uma condição que verifica alguma característica do programa (por exemplo, valores de variáveis). Para o uso correto do while, o bloco de sentenças precisa modificar o estado do sistema de forma a afetar justamente as características testadas na expressão. Se isto não ocorrer, então o while executará eternamente.

Observação: O programa sempre executa o bloco de sentenças completo. Mesmo que durante uma execução do bloco a condição se torne falsa, o programa só verificará este fato quando avaliar novamente a expressão, preparando para uma nova repetição.

Exemplo

Para imprimir os números de 1 até 10:

int numero = 1;

while (numero <= 10) { printf("%d\n" , numero); numero = numero + 1;

}

Consulte: EstruturasRepeticao\while01\while01.vcproj

Declaramos uma variável numero que controlará o while. Ela armazena o valor a ser impresso. A expressão do while verifica se o número está dentro do limite desejado (menor ou igual a 10).

No início, a variável numero contém o valor 1 e, portanto, a expressão do while é satisfeita. O bloco de expressões é executado, imprimindo o valor de numero e aumentando seu valor em uma unidade. Note que isto afeta a condição que controla o bloco.

Nas próximas repetições, a expressão será verdadeira para os valores de numero 2, 3, 4, ... 9 e 10. Quando numero armazenar o valor 11, a expressão que controla o while se tornará falsa. Nesse ponto, o while termina, encerrando as repetições.

No final da execução, o valor da variável numero estará em 11, que foi justamente o valor que tornou a expressão falsa, impedindo uma nova execução do bloco while.

Estrutura de repetição while em uma linha

Sintaxe:

Figura 3 – Sintaxe abreviada da estrutura condicional while

while (expressão) sentença;

Quando o bloco da estrutura while contém apenas uma única sentença, pode-se omitir as chaves que delimitam o bloco, como na Figura3. No entanto, essa forma não delimita claramente o código do while do restante do programa. Por ser mais confusa, evite a forma abreviada!

Exemplo

O próximo exemplo é um uso típico do while para realizar uma operação para um intervalo de números. Este programa imprime todos os divisores de um número inteiro positivo. Para o número n dado, o programa verifica se cada número de 1 até n é ou não um divisor de n.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com