TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de Dados 01

Por:   •  28/5/2015  •  Exam  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: BANCO DE DADOS

EXERCICIOS 01

JOAO PAULO ALVES MOTTA

Cuiabá – MT

2014


Exercícios 01

1) Defina os termos:

a) Dados: São fatos brutos, eles não nos trazem uma informação suficientemente compreensível sobre o que ele se refere.

b) Campos: Caracteres ou grupo de caracteres que possuem um significado, armazenam uma descrição de certo dado.

c) Registro: São campos conectados de forma lógica, estes campos descreve determinado objeto, podendo ele ser uma pessoa, local ou coisa.

d) Arquivo: É um conjunto de registros relacionados.

2) O que é um SGBD e quais as suas funções?

        É um sistema Gerenciador de Banco de Dados que é composto por um conjunto de softwares com a finalidade de gerenciar a estrutura do banco de dados e fazer o controle de acesso aos dados armazenados no banco de dados. Sua principal função é acessar os dados contidos nos arquivos que estão no banco de dados de forma com que o usuário que quer ter estas informações não precise acessar diretamente o arquivo. Podemos listar suas outras funções através da seguinte lista: gerenciamento de dicionários de dados, gerenciamento de armazenamento de dados, transformação e apresentação de dados, gerenciamento de segurança, controle de acesso de multiusuário, gerenciamento de backup e recuperação, gerenciamento de integridade de dados, linguagem de acesso aos dados e interfaces de comunicação do banco de dados.

3)  Explique a diferença entre Dados e Informações?

        Dado é um elemento de informação, representação de fatos ou de instruções que a princípio não tem sentido nenhum, nem se pode tirar conclusões sobre estes. Enquanto informação é o que conseguimos com o processamento e otimização dos dados.

4) O que são metadados?

        Metadados são dados sobre dados, eles facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados.

5) Por que o projeto de banco de dados é importante?

        Pois quando um banco de dados é bem projetado conseguimos informações valiosas graças ao correto gerenciamento dos dados, caso um banco de dados não fosse bem projetado ele poderia apresentar erros que podem levar a empresa a tomar decisões equivocadas. No projeto de banco de dados ainda podemos verificar outras questões para melhorar o acesso aos dados, sendo feita de forma rápida e eficiente cada operação do SGBD, com o controle de usuário para que as pessoas incorretas não acessem dados que não são de sua responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com