TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de Dados

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVIOSIONADA (ATPS)

SISTEMA DE BANCO DE DADOS

Atividade Prática Supervisionada

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Sistema de Banco de Dados, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Prática Supervisionada.


Sumario


Para entendermos melhor as diferenças entre arquivos convencionais e SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), teremos que entender a funcionalidade de ambos:

CONCEITO

 - Arquivos Convencionais são eles os tipos de arquivos em que se tem a possibilidade de navegar em quantidade gigantesca de dados, fazendo assim com que o fluxo de dados seja maior.

- SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) é um software que se responsabiliza pelo armazenamento dos dados, fazendo com que a recuperação dos dados seja mais ampla.

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ARQUIVOS CONVENCIONAIS E SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

As principais diferenças entre os Arquivos Convencionais e SGBD é dada pela forma que os dois trabalham, enquanto os Arquivos Convencionais são aqueles arquivos em que não se tem base de armazenamento de dados organizados, O SGBD tira a necessidade do usuário de armazenar e organizar os dados em um sistema. Em Arquivos Convencionais é comum à ocorrência de arquivos perdidos entre a grande massa de informação que ele possui, e devido esta ocorrência acontece de haver repetições em dados já utilizados anteriormente. Já em SGBD se responsabiliza pelo armazenamento de dados, tanto para salvar, quanto para incluir, localizar e alterar os dados existentes no sistema, este sistema normalmente é confundido por muito como banco de dados, o que é errado, os SGBDs são as ferramentas que auxiliam na criação de um banco de dados.


VANTAGENS

As vantagens oferecidas pelos Arquivos Convencionais é o grande fluxo de dados, é o que ajuda o usuário a alimentar este arquivo constantemente, o que faz com que os Arquivos Convencionais sejam para facilitar a vida do usuário. Já os SGBD é o responsável por tudo, ou seja, desde salvar os arquivos no HD às cópias dos dados para recuperação de uma possível falha.

Usando o exemplo de registro de vendas, em Arquivos Convencionais encontramos a possibilidade de armazenar um número gigantesco de dados que entram, tais como: (Códigos dos produtos, preço dos produtos, quantidade vendida, data de validade (se houver) e etc.), e em SGBD compacta os arquivos para que o mesmo ocupe um espaço menor no HD, e mantém também uma ótima segurança dos arquivos, fazendo assim com que seja evitado o uso de dados indevidamente incorreto.

DESVANTAGENS

As desvantagens entre ambos são, em Arquivos Convencionais, normalmente se repete os dados, ou arquivos facilmente, seguindo ao mesmo exemplo das vantagens de Arquivos de dados Convencionais, pode ser que aconteça o seguinte (Preço dos produtos, quantidade vendida, códigos dos produtos, preço dos produtos, quantidade vendida, código do produto, data de validade (se houver) e etc.). E as desvantagens do SGBD é desnecessidade dependendo do motivo de uso, pelo preço que custa, e mesmo assim, o mesmo oferece software em versões gratuitas, para a utilização do SGBDs também é necessário grande conhecimento em Banco de Dados, fazendo com que o curso também seja caro, mas é uma ferramenta fundamental para o gerenciamento de um Banco de Dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com