TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de Dados T.I.

Por:   •  31/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Baseado nas técnicas aprendidas em aula, nós, alunos da ETEC de Mauá, do 2° módulo de informática, desenvolvemos formulários e bancos de dados em C#, que, a seguir, serão apresentados detalhadamente, na forma de um projeto de uma escola de idiomas.

O Banco de Dados Passo a Passo

Na criação do banco de dados, existem alguns passos simples a serem seguidos, para que tudo esteja conectado e funcionando perfeitamente. A seguir, os procedimentos usados na criação do bdalunos.

Passo 1: Criação do banco de dados

No gerenciador de soluções do projeto, procurando o título do projeto, clique com o botão direito sobre o projeto, clique em adicionar, e então em novo item.

[pic 1]

No C#, na aba superior da tela, temos o botão Projeto, e a opção Adicionar Novo Item.

Uma nova janela surge, contendo todas as opções de itens que podem ser criados. Nessa lista de opções, existe o item Dados, que é usada para a criação de banco de dados dentro de um projeto do C#. Nessa categoria, existem os modelos de dados. Ao clicar na opção Banco de Dados baseado em serviço, estaremos definindo uma nova fonte de dados que irá alimentar o sistema, chamado de DataSet. Esse DataSet vem com um nome inicial padrão de Database1.mdf. Feito isso, clicamos em adicionar.

[pic 2]

Assistente de adição de itens do projeto. Item Banco de Dados selecionado.

Passo 2: Definição do DataSet e suas tabelas

Após esse processo inicial, o Assistente de Configuração da Fonte de Dados é aberto. Nele são feitas todas as configurações do DataSet.

[pic 3]

Assistente de configuração da fonte de dados.

Clicando em concluir, vemos que no Gerenciador de Servidores, à esquerda do visor, a nossa Database possui um pequeno x vermelho, o que significa que ele ainda está desconectado do projeto.

Para resolver esse problema, clicamos com o botão direito sobre esse ícone, e então em atualizar. Dessa forma, ligamos o banco de dados ao resto do projeto.

[pic 4]

Passo 3: Adicionando tabelas ao banco de dados

Ainda no Gerenciador de Servidores, clicamos no sinal de + ao lado esquerdo do Database1.mdf, e então clicamos com o botão direito na pasta Tables. Procuramos a função AddNewTable, que adiciona uma nova tabela.

[pic 5]

Um assistente de criação de tabelas é então aberto. Nele, temos as opções de criar colunas, o tipo de dados dessa coluna, e ainda temos a opção de permitir valores nulos na mesma coluna ou não.

Passo 4: Ativando a numeração automática

Na parte inferior do assistente de criação de tabelas, há uma aba chamada Propriedades da coluna. Nela, podemos definir algumas particularidades de cada coluna, o que é muito útil para as tabelas que utilizam numeração automática em seus campos e registros. Para ativar a função de numeração automática, vamos a Especificação de Identidade. No botão +, definimos a propriedade Identidade como verdadeira (CheckBox: Sim).

Feito isso, clicamos com o botão direito em um espaço vazio ao lado esquerdo do nome da coluna, e clicamos na opção Definir Chave Primária.

[pic 6]

Assistente de criação de tabelas. Selecionada a Especificação de Identidade.

Pronto. A tabela possui campos e uma chave primária, agora basta salvar, e então, mais uma vez, clicamos em Database1.mdf com o botão direito, e então em atualizar.

Passo 5: Definindo a tabela como fonte de dados

Para finalizar o processo de criação do banco de dados, clicamos em Database1DataSet.xsd, no Gerenciador de Soluções.

[pic 7]

 Uma grande tela azul vai se abrir. Aqui, o procedimento é simples. Basta arrastar o ícone da tabela recém criada que está no Gerenciador de Servidores, para esta tela azul. Uma ilustração da tabela vai aparecer nesse espaço. Esse espaço é o DataSet. Uma vez que a tabela estiver no DataSet, estamos dizendo que essa tabela é uma fonte de dados para o projeto.

[pic 8]

Dataset com as tabelas criadas.

Após esse processo, clicamos em Compilar, na parte superior da janela, e então em Compilar solução.

Passo 6: Exibindo dados

Para que a tabela apareça na tela do projeto, vamos em Gerenciador de Servidores, e no ícone da tabela criada, clicamos com o botão direito, e então selecionamos a opção ShowTableData.

[pic 9]

Comando que abre e exibe os dados de uma tabela específica.

[pic 10]

Os dados da tabela selecionada.

Passo 7: Inserindo a tabela no form

Na caixa de ferramentas, dentro da categoria Dados, temos a opção DataGridView. Esse objeto nos dá a visão completa da tabela e seus registros dentro do form que o adicionarmos. Para adicionar o DataGridView, basta arrastá-lo ao form desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (632.2 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com