TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de dados

Por:   •  12/6/2015  •  Monografia  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

1. Projeto Conceitual do Banco de Dados.

2. Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte I.

3. Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte II.

4. Operações de Álgebra Relacionais.

5. Script SQL do Banco de Dados.

Elaborar o Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados. O projeto conceitual é à base da especificação dos requisitos e apresenta o esquema conceitual do Banco de Dados. Um esquema conceitual é uma descrição em alto nível da estrutura do Banco de Dados, independente do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados adotado para implementá-lo. Este relatório deve conter os seguintes tópicos:

1.1 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados: apresentar os conceitos fundamentais de Banco de Dados conforme descrito no livro texto.

1.2 Características Típicas de um SGBD: apresentar as principais características de um SGBD.

1.3 Arquitetura de SGBD: apresentar a arquitetura típica de um SGBD apresentado no tópico

1.4 MER (Modelo Entidade-Relacionamento): fazer o MER manuscrito do Banco de Dados para o sistema de Boletim Eletrônico com abstração de mais alto nível, utilizando entidades, relacionamentos, cardinalidades e atributos.

  1. BANCO DE DADOS (BD)

Foi devido aos altos custos de empregar diversos funcionários para desempenhar funções como organizar e armazenar dados e informações no sistema, que a empresa IBM nas décadas de 1960 e 1970 investiu em pesquisas para gerar um sistema que realizasse está função. Edgar Frank Codd mais conhecido como “Ted Codd”, pesquisador da IBM na época, publicou seu primeiro artigo sobre banco de dados relacionados ao qual levou a empresa a montar uma equipe conhecida como System R que futuramente veio a se tornar o que hoje conhecemos por SQL/DS e então assim começaram as primeiras inciativas e testes do Banco de dados.

  1. Conceitos Fundamentais de Banco de Dados

Para oferecer a uma ou mais aplicações, o Banco de dados é um estilo de armazenamento distribuído ou centralizado com sua redundância controlada. Ele pode ser conhecido também como um captador de informações ou dados inter-relacionados.

Muito utilizado por empresas, o banco de dados se tornou ferramenta indispensável na captação de informações e dados devido a sua praticidade em expor e relacionar os mesmos.

Para facilitar essa operação dentro do banco de dados de expor, relacionar e manipular as informações é preciso de um sistema, ou melhor, um software que no caso é o SQL. Unidos eles formam o Sistema de banco de dados.

  1. Características Típicas de um SGBD

DataBase Management System (DBMS) como é conhecido no Inglês é a interface entre o Banco de dados e os programas de aplicação. Um grupo de softwares que gerenciam e garantem a segurança das informações, também conhecido como Sistema de Gerenciamento do banco de dados que possui diversas características.

As principais características típicas de um SGBD NORMALMENTE são 7, mas nem sempre são necessárias todas elas para oferer um sistema de bancos de dados eficaz para oferecer as necessidades do cliente.

  • Controle de Redundâncias:  Em um Banco de Dados as informações só se encontram armazenadas em lugar pré-definido pelo controle, coagindo a existência de duplicidade. Quando existem replicações dos dados, estão totalmente controle do banco de dados.

  • Compartilhamento dos Dados- O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, permitindo que os dados se armazenem sem rupturas/erros.
  • Controle de Acesso- O SGDB deve dispor de segurança de seus dados propondo autoridades sobre eles, por exemplo, alguns usuários terão a permissão de ler/atualizar/armazenar os dados, enquanto alguns poderão somente ler o mesmo.
  • Interfaceamento- Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em um modelo de fácil acesso de qualquer tipo de usuário, disponibilizando menus fácil de acesso para não restringindo o uso do mesmo.
  • Esquematização- Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.
  • Controle de Integridade- Um Banco de Dados deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados, fornecendo maior segurança ao usuário e legitimidade aos dados armazenados.
  • Backups- O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de "pré-imagem" ou de outros recursos automáticos, pois em uma possível queda de energia, onde o arquivo não consiga ser armazenado corretamente, haja algum tipo de necessidade de suporte técnico externo.
  1. Arquitetura de SGBD

Usada para descrever a estrutura do Banco de dados sendo ela física ou lógica, a arquitetura do Sistema de Gerenciamento do Banco de Dados contém dois níveis ou estruturas, a de alto nível e a de baixo nível. A de alto nível tem como objetivo deixar o usuário mais próximo da visão, já a de baixo nível consiste em detalhar mais os dados armazenados no computador.

        Há três tipos de esquemas que tem como obrigação separar informações. São elas, nível interno, nível conceitual e nível externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com