TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de dados

Por:   •  12/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

TCC 1

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMA – COMO IMPLEMENTAR UMA REDE SEM FIO SEGURA NUMA EMPRESA

  1. OBJETIVOS

           

             Neste trabalho terei como objetivo implementar uma rede sem fio segura numa empresa, sem a necessidade de conexão física, com transmissão de dados via onda de rádio, citarei suas vantagens e desvantagens no ambiente de trabalho, estabelecendo requisitos essenciais de funcionalidade e segurança.

            Quando falamos de rede, ainda hoje a mais usada é a rede cabeada por ser considerada a mais segura, porém os pontos negativos também se destacam, como custo elevado e montagem de uma estrutura para ser implantada. A rede sem fio se tornou padrão para a conexão de computadores, permitindo a transmissão de dados via ondas de rádio, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores.

              A flexibilidade e acessibilidade são incríveis nessa infraestrutura, as placas de rede sem fio se tornaram padrão nos notebooks, a maioria dos roteadores vem com a antena para redes sem fio, podendo ser conectados de dispositivos moveis, tablets e computadores portáteis.

              A praticidade é essencial, imagine a possibilidade de mudar a disposição dos computadores do escritório sem ter que se preocupar com o cabeamento da rede e podendo conectar outros dispositivos nesta rede como o notebook e aparelho móvel? Pois bem, isso tudo é proporcionado pela rede sem fio. Mas como nem tudo é perfeito, temos pontos negativos, com a popularidade da rede sem fio, veio também a vulnerabilidade, as pessoas mal-intencionadas estão se aproveitando dessa fragilidade, já que a princípio ela é desprovida de segurança!

  1. PROBLEMAS DE PESQUISA

Como dito antes, a comunicação de dados e por meio de sinais de rádio, com isso a

transmissão de dados que são transmitidos de forma desprotegida é bastante simples e com altos riscos, o maior desafio nesta pesquisa será tornar a rede sem fio confiável aos olhos dos empresários, afim de solucionar quaisquer brechas de vulnerabilidade que esta rede poderia ter.

             A princípio as propostas teriam um caráter preventivo cercando as possibilidades de invasão desta rede, mas também incluiremos as soluções para possíveis ataques, na tentativa de desmistificar a falta de segurança.

  1. JUSTIFICATIVA

               Decidi pelo tema, justamente pelos benefícios que um ambiente sem fio pode proporcionar, conhecido popularmente como wireless.  Vai ficar melhor, mais eficiente e econômico, a mobilidade e a flexibilidade são aspectos dominantes e decisivos, a conectividade vem através da detecção do sinal da rede que fica espalhada pelo ambiente, a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos pelas paredes, caneletas e forros, tonando-se mais eficiente no espaço físico.

              Diante de tanta facilidade, não podemos deixar de usufruir dessa tecnologia tão abrangente que continua em ascensão até os dias de hoje, a tecnologia está aí pra avançarmos e não para retrocedermos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com