TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de dados - Lista de Exercícios 1 (Sem resolução)

Por:   •  25/11/2017  •  Exam  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios – Banco de dados

 

1 – Faça o MER dos casos abaixo:

A) Em um SISTEMA MUSICAL existem duas categorias de profissionais cadastrados (músicos e compositores).  Todos eles são armazenados no sistema como pessoas e caracterizadas pelo CPF, nome, endereço, nascimento, nacionalidade e cidade de origem.  Todo o músico é cadastrado com sua especialidade.

As orquestras são constituídas de vários músicos, mas um músico só pode participar de uma orquestra.  Cada orquestra é catalogada pelo seu nome, cidade, país e data de criação.  As orquestras executam obras das mais variadas.

O compositor não está ligado a nenhuma orquestra, entretanto, pode ser o autor de uma ou mais obras.  Ele é caracterizado pelo seu estilo e data de início da atividade.  Cada obra é catalogada pelo seu nome, data de criação, estilo e local.

 

B) Uma VÌDEO LOCADORA trabalha com o aluguel de filmes e jogos.  Ambos possuem um código, o título que o descreve, categoria e o tipo de mídia no qual é armazenado (DVD ou Blu-Ray).  Os filmes possuem ainda sinopse e os principais atores.  Os jogos possuem também informações sobre o sistema no qual operam (Playstation ou X-box).

A locadora empresta apenas para os clientes cadastrados.  Os dados necessários para o cadastramento do cliente são: nome, endereço, data de nascimento, telefone e um código numérico seqüencial que é atribuído ao cliente no momento do cadastro.

Cada cliente pode alugar um ou mais objetos de locação (filmes ou jogos), sendo que cada um deste só pode ser alugado por apenas um cliente em um determinado momento (data).

 

C) Uma COMPANHIA pretende armazenar os dados dos seus empregados, departamentos e projetos.  Supõe-se que após a Obtenção e Análise dos Requisitos, os projetistas da base de dados produziram a seguinte descrição do mini-mundo:

 

 A companhia é organizada em departamentos. Cada departamento tem um nome, um número e um empregado que gerencia o departamento. Armazena-se a data de início que o empregado começou a gerenciar o departamento. Um departamento pode ter diversas localizações;  Um departamento controla inúmeros projetos, sendo que cada um tem um nome, um número e uma localização;  Do empregado armazena-se o nome, o número do seguro social, endereço, salário, sexo e data de nascimento. Todo empregado é associado a um departamento, mas pode trabalhar em diversos projetos, que não são necessariamente controlados pelo mesmo departamento. Armazena-se, também, o número de horas que o empregado trabalha em cada projeto. Mantém-se, ainda, a indicação do supervisor direto de cada projeto;  Os dependentes de cada empregado são armazenados para propósito de garantir os benefícios do seguro. Para cada dependente será armazenado o nome, sexo, data de nascimento e o relacionamento com o empregado.

 

2 – Para cada um dos casos anteriores, construa o modelo lógico a partir do MER obtido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com