TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancos de Dados Espaciais

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Curso de Graduação em Sistemas de Informação

BANCO DE DADOS ESPACIAIS

CATARINO NETO

DEMÓCLITO FILHO

JEAN SOUSA

LINNY SARA

MAGNO SOUZA

MANOEL ERIBERTO

RENAN LEAL

BELÉM

2017

CATARINO NETO; DEMÓCLITO FILHO; JEAN SOUSA; LINNY SARA; MAGNO SOUZA; MANOEL ERIBERTO; RENAN LEAL.

BANCO DE DADOS ESPACIAIS

Trabalho apresentado no curso de

graduação em Bacharelado Sistemas

de Informação da faculdade Maurício

de Nassau. Na Matéria Projeto de Banco

de Dados Ministrado pelo Professor:

Anderson Goés.

BELÉM

2017

Resumo

No presente trabalho iremos abordar o tema Banco de dados espaciais também conhecido como Banco de Dados Geográficos, iremos explicar os conceitos básicos sobre o que é um BDE, como procede o funcionamento e sua estrutura, os exemplos de extensões espaciais e como é feito a representação textual, criação de tabelas e como inserir dados e manipular banco de dados espaciais.

Sumário

1 - Introdução5

   1.1 - Diferenciais dos BDG 5

2- Conceito6

3- Funcionamento6

4- Extensões Espaciais6

    4.1 – Criando Tabela Espacial8

        4.1.1 - Inserindo dados espaciais na tabela8

5- Consultas Espaciais 10

    5.1 - Métodos de Acesso para Dados Espaciais 10

6- Tipos de Consultas Espacial12

    6.1 –Exact Match Query12

    6.2 - Partial Macth Query13

    6.3 - Containment Ranger  Query13

    6.4 - Enclousure Region Query14

    6.5 –Adjacenty Query14

    6.6 -Nearest Neighbor Query 14

    6.7 – Direction Query15

7 - Gerenciamento de Dados Espaciais15

8 – Banco de Dados Geográficos16

9 - Conclusão17

10 – Referências 18

  1. INTRODUÇÃO

No contexto do Geoprocessamento, a criação e desenvolvimentos dos chamados Banco de Dados Geográficos (BDG) tem sido cada vez mais explorada, em vista de sua ampla potencialidade de aplicação.

Em certo sentido, todo local, físico ou virtual onde são armazenados dados pode ser considerado um banco de dados. O próprio site que você está acessando pode ser considerado, sob este ângulo, um banco de dados.

Já nos casos onde dados são armazenados (em meio digital) na forma de tabelas relacionáveis entre si através de campos chaves, temos o que é chamado de banco ou base de dados relacional. Este tipo de banco de dados convencional é hoje utilizado pelos mais diversos ramos de atividade.

Para gerencia de banco de dados convencionais faz-se uso de softwares chamados Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). São exemplos de programas desse tipo: PostgreSQLMySQLAccess Oracle.

1.1 Diferenciais dos BDG

Os Bancos de Dados Geográficos, também são chamados de Banco de Dados Espaciais (BDE). Sua estrutura de funcionamento é semelhante ao descrito acima, com a grande diferença de suportar feições geométricas em suas tabelas. Os BDE oferecem a possibilidade de análise e consultas espaciais. Em outras palavras esse tipo de banco possibilita a realização de cálculos como áreas, distâncias e centróides, além de realizar a geração de buffers (zona de influência) e outras operações entre as geometrias.

Os SGBD convencionais não suportam a implementação de BDG de forma nativa. Por isso, diversas empresas desenvolvedoras desses programas criaram extensões espaciais que possibilitam trabalhar com esse tipo de informação espacial. Um exemplo do uso dessas extensões é o PostGis, que é a extensão espacial do famoso SGBD de código aberto PostgreSQL.

A figura abaixo mostra a relação entre o BDG, o PostgreSQL (SGBD) e o PostGis (sua extensão espacial).[pic 1]

  1. Conceito

O banco de dados espaciais é um banco utilizado para armazenar informações sobre o espaço geográfico. A criação e o desenvolvimento tem sido bastante explorada, pois visa a sua ampla potencialidade de aplicação. Pertencem a essa categoria os bancos de dados de projeto e os geográficos.

  1. Funcionamento

A sua estrutura de funcionamento é capaz de suportar feições geométricas em suas tabelas, e o mesmo tem a possibilidade de fazer analise e consultas espaciais, ele possibilita a realização de cálculos como exemplo: área, distâncias e centroides.

Para esse tipo de banco existe uma classe de métodos conhecidos como métodos de acesso multidimensionais. Estes métodos estão ligados ao processamento de consultas como:

consultas por apontamento (encontrar os objetos que contém um dado ponto), consultas por região (encontrar os objetos dentro de uma janela ou retângulo) e consultas com predicados topológicos (encontrar os objetos vizinhos de um determinado objeto).

Com um Banco de Dados Espaciais é possível realizar consultas como por exemplo

:

  • “ Que cidades são vizinhas do município de Belém?”
  • “ Quais quadras estão num raio de um quilômetro em relação ao local onde ocorreu determinado acidente?”

Apenas um Banco de Dados Espaciais poderia permitir que essas perguntas fossem respondidas com base na posição geográfica de cada elemento do banco.

  1. Extensões espaciais

Sabemos que para gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados em um Banco de Dados é necessário fazer o uso de um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), sendo assim os SGBD convencionais não suportaram a implementação do Banco de Dados Espaciais de forma nativa, com isso varias empresas que desenvolvem esses programas criaram extensões espaciais que possibilitam trabalhar com esse tipo de informação. Exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (790.3 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com